Corpo em movimento, cérebro ativo: um estudo dos moderadores das associações da aptidão física e breaks no comportamento sedentário com a saúde mental de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fochesatto, Camila Felin
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248827
Resumo: O objetivo desse estudo foi verificar as associações entre aptidão física e breaks do comportamento sedentário com a saúde mental de crianças e o papel da obesidade, atividade física moderada a vigorosa, tempo de tela e sono nessas relações. A partir disso, foram definidos quatro objetivos específicos: 1) Verificar a relação entre aptidão física com a inteligência fluida em crianças com peso normal e com sobrepeso/obesidade; 2) Explorar o papel moderador do tempo sedentário na associação entre aptidão física e fator neurotrófico derivado do cérebro; 3) Verificar o papel do índice de massa corporal, aptidão cardiorrespiratória e atividade física moderada a vigorosa na relação entre a quebra do tempo sedentário com a inteligência fluida e a saúde mental em crianças; 4) Explorar a relação multivariada da saúde mental e inteligência fluída com aptidão física, componentes de movimento de 24 horas, obesidade e fatores sociodemográficos em crianças. Para responder aos objetivos foram utilizados dados de corte transversal de uma amostra de crianças com idades entre sete e 11 anos, provenientes dos anos iniciais de uma escola pública estadual de Porto Alegre-RS, selecionada por critério de conveniência. A partir disso, os resultados demonstraram que a aptidão física e as pausas no comportamento sedentário associaram-se com a inteligência fluída em crianças com sobrepeso/obesidade e inativas. Além disso, o tempo em comportamento sedentário foi um moderador da relação entre a aptidão cardiorrespiratória e o fator neurotrófico derivado do cérebro. Por fim, a relação entre saúde mental e inteligência fluída parece ser modificada pela atividade física moderada a vigorosa, tempo de sono e tempo de tela. Portanto, os estudos apresentados nessa tese reforçam a associação entre a aptidão física e os breaks no comportamento sedentário com a saúde mental de crianças e o papel de comportamentos modificáveis, como tempo em comportamento sedentário, atividade física moderada a vigorosa, tempo de sono, tempo de tela e sobrepeso e obesidade nessas relações. Dessa forma, ressaltase a necessidade de estratégias e abordagens eficazes a fim de desenvolver a melhora desses comportamentos e parâmetros de saúde para a promoção da saúde mental infantil, como intervenções que envolvam a melhora da aptidão física, a redução do comportamento sedentário, tempo de tela e excesso de peso.
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A partir disso, foram definidos quatro objetivos específicos: 1) Verificar a relação entre aptidão física com a inteligência fluida em crianças com peso normal e com sobrepeso/obesidade; 2) Explorar o papel moderador do tempo sedentário na associação entre aptidão física e fator neurotrófico derivado do cérebro; 3) Verificar o papel do índice de massa corporal, aptidão cardiorrespiratória e atividade física moderada a vigorosa na relação entre a quebra do tempo sedentário com a inteligência fluida e a saúde mental em crianças; 4) Explorar a relação multivariada da saúde mental e inteligência fluída com aptidão física, componentes de movimento de 24 horas, obesidade e fatores sociodemográficos em crianças. Para responder aos objetivos foram utilizados dados de corte transversal de uma amostra de crianças com idades entre sete e 11 anos, provenientes dos anos iniciais de uma escola pública estadual de Porto Alegre-RS, selecionada por critério de conveniência. A partir disso, os resultados demonstraram que a aptidão física e as pausas no comportamento sedentário associaram-se com a inteligência fluída em crianças com sobrepeso/obesidade e inativas. Além disso, o tempo em comportamento sedentário foi um moderador da relação entre a aptidão cardiorrespiratória e o fator neurotrófico derivado do cérebro. Por fim, a relação entre saúde mental e inteligência fluída parece ser modificada pela atividade física moderada a vigorosa, tempo de sono e tempo de tela. Portanto, os estudos apresentados nessa tese reforçam a associação entre a aptidão física e os breaks no comportamento sedentário com a saúde mental de crianças e o papel de comportamentos modificáveis, como tempo em comportamento sedentário, atividade física moderada a vigorosa, tempo de sono, tempo de tela e sobrepeso e obesidade nessas relações. Dessa forma, ressaltase a necessidade de estratégias e abordagens eficazes a fim de desenvolver a melhora desses comportamentos e parâmetros de saúde para a promoção da saúde mental infantil, como intervenções que envolvam a melhora da aptidão física, a redução do comportamento sedentário, tempo de tela e excesso de peso.The aim of this thesis was to verify the associations between physical fitness and breaks in sedentary behavior with children's mental health and the role of obesity, moderate to vigorous physical activity, screen time, and sleep in these relationships. Based on this, four specific objectives were defined: 1) To verify the relationship between physical fitness and fluid intelligence in normal weight and overweight/obese children; 2) Explore the moderating role of sedentary time in the association between physical fitness and brain-derived neurotrophic factor; 3) To verify the role of body mass index, cardiorespiratory fitness and moderate to vigorous physical activity in the relationship between the break in sedentary time with fluid intelligence and mental health in children; 4) Explore the multivariate relationship of mental health and fluid intelligence with physical fitness, 24-hour movement components, obesity, and sociodemographic factors in children. In order to respond to the objectives, cross-sectional data from a sample of children aged between seven and 11 years, from the early years of a state public school in Porto Alegre-RS, selected by convenience criterion were used. From this, the results showed that physical fitness and breaks in sedentary behavior were associated with fluid intelligence in overweight/obese and inactive children. Furthermore, time in sedentary behavior was a moderator of the relationship between cardiorespiratory fitness and brain-derived neurotrophic factor. Finally, the relationship between mental health and fluid intelligence appears to be modified by moderate to vigorous physical activity, sleep time, and screen time. Therefore, the studies presented in this thesis reinforce the association between physical fitness and breaks in sedentary behavior with children's mental health and the role of modifiable behaviors, such as time spent in sedentary behavior, moderate to vigorous physical activity, sleep time, screen and overweight and obesity in these relationships. Thus, we emphasize the need for effective strategies and approaches to improve these behaviors and health parameters for the promotion of children's mental health, such as interventions that involve improving physical fitness, reducing sedentary behavior, time of screen and overweight.application/pdfporSaúde mentalAptidão físicaComportamento sedentárioCriançasMental healthPhysical fitnessSedentary behaviorChildrenCorpo em movimento, cérebro ativo: um estudo dos moderadores das associações da aptidão física e breaks no comportamento sedentário com a saúde mental de criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2022.doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149292.pdf.txt001149292.pdf.txtExtracted Texttext/plain214631http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248827/2/001149292.pdf.txte16304655a12aa1fca8d48336d584871MD52ORIGINAL001149292.pdfTexto completoapplication/pdf1332356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248827/1/001149292.pdf0785c1bd80d07c743838fec309dbc142MD5110183/2488272022-09-21 04:54:27.186292oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248827Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-21T07:54:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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