Representação social e formação da consciência crítica no curso de graduação em Administração da EA/UFRGS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/17547 |
Resumo: | A presente dissertação consiste em uma pesquisa descritiva, em forma de um estudo de caso, que tem como questão norteadora a representação social que os alunos da Escola de Administração (EA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) fazem de quem é o administrador, considerando os fundamentos da ação ética, implicando na distinção necessária, no que tange aos fins, entre práxis e atividade. Para tanto, foi realizado um estudo sobre os principais conceitos da Teoria das Representações Sociais, delineado o contexto do surgimento do profissional e do Curso de Graduação em Administração no Brasil, para, então, se deter na reflexão sobre a conduta ética, existencialmente fundada na práxis e no exercício da consciência crítica. Os elementos para a análise foram obtidos através de observação, da formulação e distribuição de questionários para alunos da EA/UFRGS, assim como a realização de um Grupo Focal com alunos pertencentes a grupos de liderança da instituição supracitada. Para a análise dos dados, a metodologia escolhida foi a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa são divididos em dois quadros - um quadro destinado à análise dos questionários e outro para a análise do Grupo Focal - com categorizações. O quadro de categorias derivadas da análise dos questionários é apresentado em três partes: treze categorias iniciais, posteriormente reagrupadas em seis categorias intermediárias e, por último, sintetizadas em duas categorias finais. Em relação ao Grupo Focal, a análise é mostrada em duas partes: seis categorias iniciais e duas finais. Os resultados da análise permitiram mostrar os desafios para o futuro administrador, e a relação entre o desempenho de sua atividade profissional com a sua formação universitária. |
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