Experiências de um pesquisar nômade : composições escritas entre trabalho e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Camila Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201089
Resumo: Este estudo diz respeito a um percurso tensionado entre as instituições Trabalho e Educação. Escrita ensaística, que objetivou acompanhar os modos com os quais opera quem pesquisa como trabalhador-estudante e trabalhadora-estudante, na composição de um “entre” territórios instituídos. “Entre” forjado no que é historicamente separado pelas instituições de trabalho e educação, sendo necessário forjar dispositivos que sustentem um habitar inventivo desse território existencial. Habitar ficcionado pelo encontro com a literatura menor, narrativas, cartas e fragmentos de experiências de quem, como trabalhadora-estudante, se metamorfoseia em pesquisadora nômade, produzindo percursos e percalços como formas de (r)existir na bricolagem das instituições que tentam encerrar em si o que podem ser ofícios e aprendizagens. Por fim, tensionamos as relações que operam o trabalho em educação, a partir de dispositivos menores para a composição de um plano comum, no campo da pós-graduação. Propusemos ao grupo de pesquisa do qual somos integrantes, a criação de um diário coletivo em que os componentes do grupo (de pesquisa Caóptikus/PPGPSI-UFRGS) pudessem narrar aquilo que não encontra lugar nos corredores universitários porque segue pulsando pelos “entres”. A composição de um plano comum de (r)existências na pós-graduação não aconteceu pela escrita, conforme inicialmente havíamos desejado/planejado, mas o convite à coletivização do que nos passa enquanto pesquisadores dos “entres” afetou o grupo de outras formas, sobretudo na criação de espaços-tempos atividades colaborativas
id URGS_4132e16e353c538433fa08280f7cbabe
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201089
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Alves, Camila PereiraTittoni, Jaqueline2019-10-30T03:45:35Z2018http://hdl.handle.net/10183/201089001104516Este estudo diz respeito a um percurso tensionado entre as instituições Trabalho e Educação. Escrita ensaística, que objetivou acompanhar os modos com os quais opera quem pesquisa como trabalhador-estudante e trabalhadora-estudante, na composição de um “entre” territórios instituídos. “Entre” forjado no que é historicamente separado pelas instituições de trabalho e educação, sendo necessário forjar dispositivos que sustentem um habitar inventivo desse território existencial. Habitar ficcionado pelo encontro com a literatura menor, narrativas, cartas e fragmentos de experiências de quem, como trabalhadora-estudante, se metamorfoseia em pesquisadora nômade, produzindo percursos e percalços como formas de (r)existir na bricolagem das instituições que tentam encerrar em si o que podem ser ofícios e aprendizagens. Por fim, tensionamos as relações que operam o trabalho em educação, a partir de dispositivos menores para a composição de um plano comum, no campo da pós-graduação. Propusemos ao grupo de pesquisa do qual somos integrantes, a criação de um diário coletivo em que os componentes do grupo (de pesquisa Caóptikus/PPGPSI-UFRGS) pudessem narrar aquilo que não encontra lugar nos corredores universitários porque segue pulsando pelos “entres”. A composição de um plano comum de (r)existências na pós-graduação não aconteceu pela escrita, conforme inicialmente havíamos desejado/planejado, mas o convite à coletivização do que nos passa enquanto pesquisadores dos “entres” afetou o grupo de outras formas, sobretudo na criação de espaços-tempos atividades colaborativasThis study concerns a planned course between the Work and Education institutions. Essay writing, which aimed to follow the ways in which those who work as worker-student and worker-student operate in the composition of an 'between' established territories. 'Forged' in what is historically separated by institutions of work and education, it being necessary to forge devices that sustain an inventive dwelling of this existential territory. Dwelling fiction by the encounter with the minor literature, narratives, letters and fragments of experiences of who, as a student-worker, metamorphoses into a nomadic researcher, producing pathways and mishaps as ways of (r) existing in the bricolage of institutions that try to shut themselves up which can be crafts and learning. Finally, we intend the relations that operate the work in education, from smaller devices to the composition of a common plan, in the field of post-graduation. We proposed to the research group of which we are members, the creation of a collective diary in which the members of the group (Caóptikus / PPGPSI-UFRGS) could narrate what does not find place in the university corridors because it continues to press for the 'entres'. The composition of a common plan of (r) existences in the postgraduate did not happen by the writing, as initially we had wished / planned, but the invitation to collectivization of what passes to us as researchers of the 'entres' affected the group in other ways, mainly in creating spacetime collaborative activities.application/pdfporTrabalhoEducaçãoPesquisaResistênciaPsicologia socialWorkEducationExistential territoryStrategies of resistanceExperiências de um pesquisar nômade : composições escritas entre trabalho e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001104516.pdf.txt001104516.pdf.txtExtracted Texttext/plain167634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201089/2/001104516.pdf.txt50cf74ec3f97af2c079317c3a6ec22e1MD52ORIGINAL001104516.pdfTexto completoapplication/pdf903167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201089/1/001104516.pdf6cd0206315f122f16b9adad47a199197MD5110183/2010892019-10-31 03:49:00.845434oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201089Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-31T06:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências de um pesquisar nômade : composições escritas entre trabalho e educação
title Experiências de um pesquisar nômade : composições escritas entre trabalho e educação
spellingShingle Experiências de um pesquisar nômade : composições escritas entre trabalho e educação
Alves, Camila Pereira
Trabalho
Educação
Pesquisa
Resistência
Psicologia social
Work
Education
Existential territory
Strategies of resistance
title_short Experiências de um pesquisar nômade : composições escritas entre trabalho e educação
title_full Experiências de um pesquisar nômade : composições escritas entre trabalho e educação
title_fullStr Experiências de um pesquisar nômade : composições escritas entre trabalho e educação
title_full_unstemmed Experiências de um pesquisar nômade : composições escritas entre trabalho e educação
title_sort Experiências de um pesquisar nômade : composições escritas entre trabalho e educação
author Alves, Camila Pereira
author_facet Alves, Camila Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Camila Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tittoni, Jaqueline
contributor_str_mv Tittoni, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Educação
Pesquisa
Resistência
Psicologia social
topic Trabalho
Educação
Pesquisa
Resistência
Psicologia social
Work
Education
Existential territory
Strategies of resistance
dc.subject.eng.fl_str_mv Work
Education
Existential territory
Strategies of resistance
description Este estudo diz respeito a um percurso tensionado entre as instituições Trabalho e Educação. Escrita ensaística, que objetivou acompanhar os modos com os quais opera quem pesquisa como trabalhador-estudante e trabalhadora-estudante, na composição de um “entre” territórios instituídos. “Entre” forjado no que é historicamente separado pelas instituições de trabalho e educação, sendo necessário forjar dispositivos que sustentem um habitar inventivo desse território existencial. Habitar ficcionado pelo encontro com a literatura menor, narrativas, cartas e fragmentos de experiências de quem, como trabalhadora-estudante, se metamorfoseia em pesquisadora nômade, produzindo percursos e percalços como formas de (r)existir na bricolagem das instituições que tentam encerrar em si o que podem ser ofícios e aprendizagens. Por fim, tensionamos as relações que operam o trabalho em educação, a partir de dispositivos menores para a composição de um plano comum, no campo da pós-graduação. Propusemos ao grupo de pesquisa do qual somos integrantes, a criação de um diário coletivo em que os componentes do grupo (de pesquisa Caóptikus/PPGPSI-UFRGS) pudessem narrar aquilo que não encontra lugar nos corredores universitários porque segue pulsando pelos “entres”. A composição de um plano comum de (r)existências na pós-graduação não aconteceu pela escrita, conforme inicialmente havíamos desejado/planejado, mas o convite à coletivização do que nos passa enquanto pesquisadores dos “entres” afetou o grupo de outras formas, sobretudo na criação de espaços-tempos atividades colaborativas
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-30T03:45:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201089
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001104516
url http://hdl.handle.net/10183/201089
identifier_str_mv 001104516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201089/2/001104516.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201089/1/001104516.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 50cf74ec3f97af2c079317c3a6ec22e1
6cd0206315f122f16b9adad47a199197
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085501491740672