Intervenções em centros urbanos : o caso da antiga área portuária de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35401 |
Resumo: | As áreas centrais, de importância histórica para as cidades, foram, por diversas razões, perdendo valor econômico e social e, durante certo tempo, ficaram esquecidas por planejadores e gestores. No entanto, nas últimas décadas tem-se visto uma retomada do valor da área central, que nunca perdeu sua importância simbólica. A intervenção urbanística é uma das formas de se requalificar a cidade, através da recuperação de edifícios e espaços públicos, fazendo com que a população volte a se apropriar dessas áreas. Mas como se dá a requalificação espacial? Pode-se dizer que, na história do urbanismo moderno, sempre houve intervenções em áreas da cidade que visavam modificar a situação em que estes espaços se encontravam, buscando qualificá-los através da aplicação de paradigmas de intervenção, cujos primeiros exemplares determinaram características que deveriam ser buscadas pelos que se seguiram. A presente dissertação buscou comprovar esta afirmação, procurando entender o processo de transformação – da degradação à retomada de valor – através da análise, em um primeiro momento, dos paradigmas de intervenções urbanísticas, aqui separados por períodos, e, em um segundo momento, através da análise de duas intervenções em antigas áreas portuárias ligadas a centros urbanos: o Puerto Madero, em Buenos Aires, capital da Argentina e o complexo “Estação das Docas” na cidade de Belém, estado do Pará, no Brasil. Tais intervenções, da década de 1990, são fruto da reabilitação urbana e estão em waterfronts fluviais. Para tanto também foi necessário entender os conceitos que envolvem o tema: espaço público, reabilitação, lugar etc., e somá-los aos casos analisados para, enfim, aplicar tal pesquisa no objeto aqui estudado, a área central de Porto Alegre, mais especificamente sua antiga área portuária, o Cais Mauá. Ao final do estudo, pode-se dizer que o paradigma de reabilitação urbana é apropriado por várias cidades nas suas intervenções espaciais, e as características dos primeiros exemplares deste tipo de intervenção são reproduzidos por outros projetos, sofrendo pequenas adaptações. |
id |
URGS_4162dced1a049de08b83dadb8510c1ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35401 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Kruse, FabianaSouza, Célia Ferraz de2011-12-13T01:19:30Z2011http://hdl.handle.net/10183/35401000794314As áreas centrais, de importância histórica para as cidades, foram, por diversas razões, perdendo valor econômico e social e, durante certo tempo, ficaram esquecidas por planejadores e gestores. No entanto, nas últimas décadas tem-se visto uma retomada do valor da área central, que nunca perdeu sua importância simbólica. A intervenção urbanística é uma das formas de se requalificar a cidade, através da recuperação de edifícios e espaços públicos, fazendo com que a população volte a se apropriar dessas áreas. Mas como se dá a requalificação espacial? Pode-se dizer que, na história do urbanismo moderno, sempre houve intervenções em áreas da cidade que visavam modificar a situação em que estes espaços se encontravam, buscando qualificá-los através da aplicação de paradigmas de intervenção, cujos primeiros exemplares determinaram características que deveriam ser buscadas pelos que se seguiram. A presente dissertação buscou comprovar esta afirmação, procurando entender o processo de transformação – da degradação à retomada de valor – através da análise, em um primeiro momento, dos paradigmas de intervenções urbanísticas, aqui separados por períodos, e, em um segundo momento, através da análise de duas intervenções em antigas áreas portuárias ligadas a centros urbanos: o Puerto Madero, em Buenos Aires, capital da Argentina e o complexo “Estação das Docas” na cidade de Belém, estado do Pará, no Brasil. Tais intervenções, da década de 1990, são fruto da reabilitação urbana e estão em waterfronts fluviais. Para tanto também foi necessário entender os conceitos que envolvem o tema: espaço público, reabilitação, lugar etc., e somá-los aos casos analisados para, enfim, aplicar tal pesquisa no objeto aqui estudado, a área central de Porto Alegre, mais especificamente sua antiga área portuária, o Cais Mauá. Ao final do estudo, pode-se dizer que o paradigma de reabilitação urbana é apropriado por várias cidades nas suas intervenções espaciais, e as características dos primeiros exemplares deste tipo de intervenção são reproduzidos por outros projetos, sofrendo pequenas adaptações.With historical importance for cities, for many reasons, city centers lost part of their economical and social value, and, for a period of time, they were forgotten by city planners and managers. However, though never losing its symbolical significance, in the last decades it’s being seen the resumption of the city center. The urban intervention is one of the ways to requalify the city, through the recovery of buildings and public spaces, making the population to assume these areas. But how does the spatial requalification happen? In the history of modern urbanism, there have always been interventions in areas of the city that aimed at changing their situation, seeking to qualify them through the application of paradigms of intervention, which the first examples determined characteristics that should be sought by other projects who followed them. This dissertation seeked to investigate this statement, trying to understand the process of transformation - from degradation to the recovery of the value. The investigation is developed firstly through analysis, at first, of the paradigms of urban interventions, here divided into periods. And in a second moment through the analysis of two interventions in old port areas linked to urban centers: the Puerto Madero, in Buenos Aires, Argentina and complex "Estação das Docas" in the city of Belém, state of Pará, Brazil. Such interventions, during the 1990s, are the result of the paradigm of urban rehabilitation, and are situated in river waterfronts. For so, it was also necessary to understand the concepts surrounding the issue: public space, rehabilitation, place, etc., and inserting them to the cases examined to finally apply those researches in the subject studied here - the central area of Porto Alegre, more specifically its old harbor area, the Pier Maua (Cais Mauá). At the end of this study can be verified that the "model" of urban rehabilitation is adopted by several cities in their spatial interventions, and the characteristics of the first examples of this process are replicated by other projects, suffering minor adaptations.application/pdfporEspaço urbano : TransformaçãoRevitalização urbanaZonas portuáriasCentro urbanoPuerto Madero (Buenos Aires, Argentina)Estação das Docas (Belém, PA)Cais Mauá (Porto Alegre, RS)Central areasOld port areasUrban interventionUrban rehabilitationIntervenções em centros urbanos : o caso da antiga área portuária de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000794314.pdf000794314.pdfTexto completoapplication/pdf12640007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35401/1/000794314.pdf838daae9f1935dea041013718ad23d46MD51TEXT000794314.pdf.txt000794314.pdf.txtExtracted Texttext/plain346973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35401/2/000794314.pdf.txtbc89d23c920e74b13e3f4ef3d9b992b7MD52THUMBNAIL000794314.pdf.jpg000794314.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35401/3/000794314.pdf.jpgde138d86997da24cb8c2adc85429d94cMD5310183/354012018-10-11 08:48:59.99oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35401Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:48:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Intervenções em centros urbanos : o caso da antiga área portuária de Porto Alegre |
title |
Intervenções em centros urbanos : o caso da antiga área portuária de Porto Alegre |
spellingShingle |
Intervenções em centros urbanos : o caso da antiga área portuária de Porto Alegre Kruse, Fabiana Espaço urbano : Transformação Revitalização urbana Zonas portuárias Centro urbano Puerto Madero (Buenos Aires, Argentina) Estação das Docas (Belém, PA) Cais Mauá (Porto Alegre, RS) Central areas Old port areas Urban intervention Urban rehabilitation |
title_short |
Intervenções em centros urbanos : o caso da antiga área portuária de Porto Alegre |
title_full |
Intervenções em centros urbanos : o caso da antiga área portuária de Porto Alegre |
title_fullStr |
Intervenções em centros urbanos : o caso da antiga área portuária de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Intervenções em centros urbanos : o caso da antiga área portuária de Porto Alegre |
title_sort |
Intervenções em centros urbanos : o caso da antiga área portuária de Porto Alegre |
author |
Kruse, Fabiana |
author_facet |
Kruse, Fabiana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kruse, Fabiana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Célia Ferraz de |
contributor_str_mv |
Souza, Célia Ferraz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço urbano : Transformação Revitalização urbana Zonas portuárias Centro urbano Puerto Madero (Buenos Aires, Argentina) Estação das Docas (Belém, PA) Cais Mauá (Porto Alegre, RS) |
topic |
Espaço urbano : Transformação Revitalização urbana Zonas portuárias Centro urbano Puerto Madero (Buenos Aires, Argentina) Estação das Docas (Belém, PA) Cais Mauá (Porto Alegre, RS) Central areas Old port areas Urban intervention Urban rehabilitation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Central areas Old port areas Urban intervention Urban rehabilitation |
description |
As áreas centrais, de importância histórica para as cidades, foram, por diversas razões, perdendo valor econômico e social e, durante certo tempo, ficaram esquecidas por planejadores e gestores. No entanto, nas últimas décadas tem-se visto uma retomada do valor da área central, que nunca perdeu sua importância simbólica. A intervenção urbanística é uma das formas de se requalificar a cidade, através da recuperação de edifícios e espaços públicos, fazendo com que a população volte a se apropriar dessas áreas. Mas como se dá a requalificação espacial? Pode-se dizer que, na história do urbanismo moderno, sempre houve intervenções em áreas da cidade que visavam modificar a situação em que estes espaços se encontravam, buscando qualificá-los através da aplicação de paradigmas de intervenção, cujos primeiros exemplares determinaram características que deveriam ser buscadas pelos que se seguiram. A presente dissertação buscou comprovar esta afirmação, procurando entender o processo de transformação – da degradação à retomada de valor – através da análise, em um primeiro momento, dos paradigmas de intervenções urbanísticas, aqui separados por períodos, e, em um segundo momento, através da análise de duas intervenções em antigas áreas portuárias ligadas a centros urbanos: o Puerto Madero, em Buenos Aires, capital da Argentina e o complexo “Estação das Docas” na cidade de Belém, estado do Pará, no Brasil. Tais intervenções, da década de 1990, são fruto da reabilitação urbana e estão em waterfronts fluviais. Para tanto também foi necessário entender os conceitos que envolvem o tema: espaço público, reabilitação, lugar etc., e somá-los aos casos analisados para, enfim, aplicar tal pesquisa no objeto aqui estudado, a área central de Porto Alegre, mais especificamente sua antiga área portuária, o Cais Mauá. Ao final do estudo, pode-se dizer que o paradigma de reabilitação urbana é apropriado por várias cidades nas suas intervenções espaciais, e as características dos primeiros exemplares deste tipo de intervenção são reproduzidos por outros projetos, sofrendo pequenas adaptações. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-13T01:19:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35401 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000794314 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35401 |
identifier_str_mv |
000794314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35401/1/000794314.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35401/2/000794314.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35401/3/000794314.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
838daae9f1935dea041013718ad23d46 bc89d23c920e74b13e3f4ef3d9b992b7 de138d86997da24cb8c2adc85429d94c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085216967983104 |