Laboratórios cênicos para mulheres : em busca de uma pedagogia teatral feminista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casal, Maria Guadalupe
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246251
Resumo: Nesta pesquisa procura-se analisar os processos vivenciados nos laboratórios (LABs) cênicos exclusivos para mulheres ministrados pelas professoras Guadalupe Casal e Manuela Miranda no ano de 2019, na Casa de Cultura Mario Quintana, na cidade de Porto Alegre – RS, a partir de uma perspectiva pedagógica feminista. Buscou-se refletir sobre os possíveis efeitos dessa experiência nas participantes e apontar caminhos possíveis para processos pedagógicos feministas no campo das artes cênicas. O material empírico coletado tal como imagens, diários de ensaios e depoimentos, por meio de entrevistas, foi posto em diálogo com teorias da performance de gênero (BUTLER, 1990) e referenciais de pensadoras feministas como bell hooks (2017), Audre Lorde (2020), Djamila Ribeiro (2018), dentre outras. No campo das artes cênicas, procurou-se tecer reflexões na interlocução com pensadoras, artistas e professoras como Juliana Kersting (2021), Lúcia Romano (2019), Luciana Lyra (2019), Maria Brígida de Miranda (2018-2019), Patrícia Fagundes (2016-2021) e Stela Fischer (2017). O intuito foi investigar as especificidades do processo pedagógico e de criação dentro desses LABs em busca de uma pedagogia teatral feminista a fim de contribuir, também, para marcar a presença de mulheres dentro dos territórios que acabaram por perpetuar um saber hegemônico masculino e branco como, por exemplo, a Universidade. Por fim, são tecidas diferentes construções de conhecimentos registrando narrativas de mulheres em primeira pessoa como forma de colaborar para sanar o apagamento histórico e social, aos quais - ainda que considerando recortes socioeconômicos de raça/cor e gênero – as mulheres têm sido subjugadas.
id URGS_418149ab08002ef85a6546dde1ad0ae6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246251
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Casal, Maria GuadalupeAlcântara, Celina Nunes de2022-08-05T04:48:32Z2022http://hdl.handle.net/10183/246251001146068Nesta pesquisa procura-se analisar os processos vivenciados nos laboratórios (LABs) cênicos exclusivos para mulheres ministrados pelas professoras Guadalupe Casal e Manuela Miranda no ano de 2019, na Casa de Cultura Mario Quintana, na cidade de Porto Alegre – RS, a partir de uma perspectiva pedagógica feminista. Buscou-se refletir sobre os possíveis efeitos dessa experiência nas participantes e apontar caminhos possíveis para processos pedagógicos feministas no campo das artes cênicas. O material empírico coletado tal como imagens, diários de ensaios e depoimentos, por meio de entrevistas, foi posto em diálogo com teorias da performance de gênero (BUTLER, 1990) e referenciais de pensadoras feministas como bell hooks (2017), Audre Lorde (2020), Djamila Ribeiro (2018), dentre outras. No campo das artes cênicas, procurou-se tecer reflexões na interlocução com pensadoras, artistas e professoras como Juliana Kersting (2021), Lúcia Romano (2019), Luciana Lyra (2019), Maria Brígida de Miranda (2018-2019), Patrícia Fagundes (2016-2021) e Stela Fischer (2017). O intuito foi investigar as especificidades do processo pedagógico e de criação dentro desses LABs em busca de uma pedagogia teatral feminista a fim de contribuir, também, para marcar a presença de mulheres dentro dos territórios que acabaram por perpetuar um saber hegemônico masculino e branco como, por exemplo, a Universidade. Por fim, são tecidas diferentes construções de conhecimentos registrando narrativas de mulheres em primeira pessoa como forma de colaborar para sanar o apagamento histórico e social, aos quais - ainda que considerando recortes socioeconômicos de raça/cor e gênero – as mulheres têm sido subjugadas.The research seeks to analyze the processes experienced in the scenic laboratories (LABs) exclusively for women taught by Guadalupe Casal and Manuela Miranda in 2019, at Casa de Cultura Mario Quintana, in the city of Porto Alegre - RS, from a feminist pedagogical perspective. . We sought to reflect on the possible effects of this experience on the participants and point out possible paths for feminist pedagogical processes in the field of performing arts. The empirical material collected, such as images, rehearsal diaries and testimonies, through interviews, was put in dialogue with theories of gender performance (BUTLER, 1990) and references from feminist thinkers such as bell hooks (2017), Audre Lorde (2020), Djamila Ribeiro (2018), among others. In the field of performing arts, we sought to weave reflections in the dialogue with thinkers, artists and teachers such as Juliana Kersting (2021), Lúcia Romano (2019), Luciana Lyra (2019), Maria Brigida de Miranda (2018-2019), Patrícia Fagundes (2016-2021) and Stela Fischer (2017). The aim is to investigate the specifics of the pedagogical and creation process within these LABs in search of a feminist theatrical pedagogy in order to contribute, also, to mark the presence of women within the territories that ended up perpetuating a male and white hegemonic knowledge, as the University, for example. Finally, we weave different constructions of knowledge by registering women's narratives in the first person as a way of collaborating to remedy the historical and social erasure - to which - even considering socioeconomic clippings of race / color and gender - women have been subjugated.application/pdfporTeatroGêneroTeatro feministaFeminismoPedagogia teatralPerformance (Teatro)DramaturgiaFeminist theaterGenderFeminist pedagogyFeminist performancesFeminist dramaturgyLaboratórios cênicos para mulheres : em busca de uma pedagogia teatral feministainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146068.pdf.txt001146068.pdf.txtExtracted Texttext/plain236064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246251/2/001146068.pdf.txt934ba0e8a7f692dd869f9f4c93b86c1eMD52ORIGINAL001146068.pdfTexto completoapplication/pdf13110970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246251/1/001146068.pdf0f32dc05080872b5942f6858004d1dbdMD5110183/2462512022-08-06 04:54:29.832707oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-06T07:54:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Laboratórios cênicos para mulheres : em busca de uma pedagogia teatral feminista
title Laboratórios cênicos para mulheres : em busca de uma pedagogia teatral feminista
spellingShingle Laboratórios cênicos para mulheres : em busca de uma pedagogia teatral feminista
Casal, Maria Guadalupe
Teatro
Gênero
Teatro feminista
Feminismo
Pedagogia teatral
Performance (Teatro)
Dramaturgia
Feminist theater
Gender
Feminist pedagogy
Feminist performances
Feminist dramaturgy
title_short Laboratórios cênicos para mulheres : em busca de uma pedagogia teatral feminista
title_full Laboratórios cênicos para mulheres : em busca de uma pedagogia teatral feminista
title_fullStr Laboratórios cênicos para mulheres : em busca de uma pedagogia teatral feminista
title_full_unstemmed Laboratórios cênicos para mulheres : em busca de uma pedagogia teatral feminista
title_sort Laboratórios cênicos para mulheres : em busca de uma pedagogia teatral feminista
author Casal, Maria Guadalupe
author_facet Casal, Maria Guadalupe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casal, Maria Guadalupe
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alcântara, Celina Nunes de
contributor_str_mv Alcântara, Celina Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Gênero
Teatro feminista
Feminismo
Pedagogia teatral
Performance (Teatro)
Dramaturgia
topic Teatro
Gênero
Teatro feminista
Feminismo
Pedagogia teatral
Performance (Teatro)
Dramaturgia
Feminist theater
Gender
Feminist pedagogy
Feminist performances
Feminist dramaturgy
dc.subject.eng.fl_str_mv Feminist theater
Gender
Feminist pedagogy
Feminist performances
Feminist dramaturgy
description Nesta pesquisa procura-se analisar os processos vivenciados nos laboratórios (LABs) cênicos exclusivos para mulheres ministrados pelas professoras Guadalupe Casal e Manuela Miranda no ano de 2019, na Casa de Cultura Mario Quintana, na cidade de Porto Alegre – RS, a partir de uma perspectiva pedagógica feminista. Buscou-se refletir sobre os possíveis efeitos dessa experiência nas participantes e apontar caminhos possíveis para processos pedagógicos feministas no campo das artes cênicas. O material empírico coletado tal como imagens, diários de ensaios e depoimentos, por meio de entrevistas, foi posto em diálogo com teorias da performance de gênero (BUTLER, 1990) e referenciais de pensadoras feministas como bell hooks (2017), Audre Lorde (2020), Djamila Ribeiro (2018), dentre outras. No campo das artes cênicas, procurou-se tecer reflexões na interlocução com pensadoras, artistas e professoras como Juliana Kersting (2021), Lúcia Romano (2019), Luciana Lyra (2019), Maria Brígida de Miranda (2018-2019), Patrícia Fagundes (2016-2021) e Stela Fischer (2017). O intuito foi investigar as especificidades do processo pedagógico e de criação dentro desses LABs em busca de uma pedagogia teatral feminista a fim de contribuir, também, para marcar a presença de mulheres dentro dos territórios que acabaram por perpetuar um saber hegemônico masculino e branco como, por exemplo, a Universidade. Por fim, são tecidas diferentes construções de conhecimentos registrando narrativas de mulheres em primeira pessoa como forma de colaborar para sanar o apagamento histórico e social, aos quais - ainda que considerando recortes socioeconômicos de raça/cor e gênero – as mulheres têm sido subjugadas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-05T04:48:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/246251
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001146068
url http://hdl.handle.net/10183/246251
identifier_str_mv 001146068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246251/2/001146068.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246251/1/001146068.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 934ba0e8a7f692dd869f9f4c93b86c1e
0f32dc05080872b5942f6858004d1dbd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085591412375552