Contribuição da ecologia profunda ao ecodesign : associando estratégias didáticas e tecnológicas no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Ronaldo Braga
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36043
Resumo: A questão do cuidado com o ambiente deve ser olhado com seriedade e sem demora de modo a não comprometer a qualidade de vida do planeta Terra e dos que nela habitam. Esta questão lança um olhar preocupante sobre o trinômio ser humano-natureza-consumo, exigindo hoje estratégias sustentáveis e criativas que possam promover a mudança de comportamento de adultos e crianças e integrá-los a natureza. Desta forma, esta pesquisa visa levantar e contribuir com estratégias de apoio ao aprendizado do Ecodesign e da Ecologia Profunda como conhecimentos complementares, para compor um guia de atividades para ser utilizado com alunos do quarto ano do ensino fundamental. A metodologia foi desenvolvida junto das escolas públicas estaduais Presidente Roosevelt e Prof. Sylvio Torres da cidade de Porto Alegre. Ela traz um enfoque qualitativo, apresentando características dos tipos descritivo, exploratório, metodológico e de campo, utilizando-se de relatórios de observação como principal instrumento para coleta dos dados. Para organizar e discutir os dados coletados empregou-se o método de análise de conteúdos. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importante contribuição do educador em sala de aula e identificaram sete atividades e vinte e quatro vídeos adequados para o aprendizado da Ecologia Profunda e do Ecodesign, as quais compõem o guia de atividades proposto para os alunos das escolas pesquisadas.
id URGS_41bec28c9cc7cde6168de58d510de923
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36043
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Magalhães, Ronaldo BragaRoldo, LianeDuarte, Lauren da CunhaWolff, Vera Regina dos Santos2012-01-06T01:19:52Z2011http://hdl.handle.net/10183/36043000816084A questão do cuidado com o ambiente deve ser olhado com seriedade e sem demora de modo a não comprometer a qualidade de vida do planeta Terra e dos que nela habitam. Esta questão lança um olhar preocupante sobre o trinômio ser humano-natureza-consumo, exigindo hoje estratégias sustentáveis e criativas que possam promover a mudança de comportamento de adultos e crianças e integrá-los a natureza. Desta forma, esta pesquisa visa levantar e contribuir com estratégias de apoio ao aprendizado do Ecodesign e da Ecologia Profunda como conhecimentos complementares, para compor um guia de atividades para ser utilizado com alunos do quarto ano do ensino fundamental. A metodologia foi desenvolvida junto das escolas públicas estaduais Presidente Roosevelt e Prof. Sylvio Torres da cidade de Porto Alegre. Ela traz um enfoque qualitativo, apresentando características dos tipos descritivo, exploratório, metodológico e de campo, utilizando-se de relatórios de observação como principal instrumento para coleta dos dados. Para organizar e discutir os dados coletados empregou-se o método de análise de conteúdos. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importante contribuição do educador em sala de aula e identificaram sete atividades e vinte e quatro vídeos adequados para o aprendizado da Ecologia Profunda e do Ecodesign, as quais compõem o guia de atividades proposto para os alunos das escolas pesquisadas.The issue of care for the environment should be looked at seriously and immediately so as not to compromise the quality of life on planet Earth and its inhabitants. This issue takes a look of concern on three pillars: human-nature-consumption, now requiring creative and sustainable strategies that can promote behavior change of adults and children and integrate them into nature. Thus, this research is intended to raise and contribute to strategies to support learning Ecodesign and Deep Ecology as additional knowledge to compose an activity guide for use with fourth graders of elementary school. The methodology was developed with the state public schools President Roosevelt and Professor Sylvio Torres in the city of Porto Alegre. It brings a qualitative approach, presenting characteristics of the types descriptive, exploratory, methodological and field reporting using observation as the main instrument for data collection. To organize and discuss the collected data we used the method of content analysis. The survey results showed the important contribution of the teacher in classroom activities and identified seven activities and twenty-four videos suitable for learning of Deep Ecology and Ecodesign, which make up the proposed activity guide for the students of the schools surveyed.application/pdfporEcodesignEcologia profundaEnsino fundamentalInclusão socialDeep ecologyEcodesignElementary schoolContribuição da ecologia profunda ao ecodesign : associando estratégias didáticas e tecnológicas no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000816084.pdf.txt000816084.pdf.txtExtracted Texttext/plain354840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36043/2/000816084.pdf.txt0467852b2a7382f4a205321443b9efb8MD52ORIGINAL000816084.pdf000816084.pdfTexto completoapplication/pdf10914948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36043/1/000816084.pdfbef2afe31c675fae0eb4aa399bf326cdMD51THUMBNAIL000816084.pdf.jpg000816084.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1291http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36043/3/000816084.pdf.jpg76fcf53ad57e100816a1a6263c51d3e9MD5310183/360432018-10-09 08:03:42.656oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuição da ecologia profunda ao ecodesign : associando estratégias didáticas e tecnológicas no ensino fundamental
title Contribuição da ecologia profunda ao ecodesign : associando estratégias didáticas e tecnológicas no ensino fundamental
spellingShingle Contribuição da ecologia profunda ao ecodesign : associando estratégias didáticas e tecnológicas no ensino fundamental
Magalhães, Ronaldo Braga
Ecodesign
Ecologia profunda
Ensino fundamental
Inclusão social
Deep ecology
Ecodesign
Elementary school
title_short Contribuição da ecologia profunda ao ecodesign : associando estratégias didáticas e tecnológicas no ensino fundamental
title_full Contribuição da ecologia profunda ao ecodesign : associando estratégias didáticas e tecnológicas no ensino fundamental
title_fullStr Contribuição da ecologia profunda ao ecodesign : associando estratégias didáticas e tecnológicas no ensino fundamental
title_full_unstemmed Contribuição da ecologia profunda ao ecodesign : associando estratégias didáticas e tecnológicas no ensino fundamental
title_sort Contribuição da ecologia profunda ao ecodesign : associando estratégias didáticas e tecnológicas no ensino fundamental
author Magalhães, Ronaldo Braga
author_facet Magalhães, Ronaldo Braga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Ronaldo Braga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Roldo, Liane
Duarte, Lauren da Cunha
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Wolff, Vera Regina dos Santos
contributor_str_mv Roldo, Liane
Duarte, Lauren da Cunha
Wolff, Vera Regina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ecodesign
Ecologia profunda
Ensino fundamental
Inclusão social
topic Ecodesign
Ecologia profunda
Ensino fundamental
Inclusão social
Deep ecology
Ecodesign
Elementary school
dc.subject.eng.fl_str_mv Deep ecology
Ecodesign
Elementary school
description A questão do cuidado com o ambiente deve ser olhado com seriedade e sem demora de modo a não comprometer a qualidade de vida do planeta Terra e dos que nela habitam. Esta questão lança um olhar preocupante sobre o trinômio ser humano-natureza-consumo, exigindo hoje estratégias sustentáveis e criativas que possam promover a mudança de comportamento de adultos e crianças e integrá-los a natureza. Desta forma, esta pesquisa visa levantar e contribuir com estratégias de apoio ao aprendizado do Ecodesign e da Ecologia Profunda como conhecimentos complementares, para compor um guia de atividades para ser utilizado com alunos do quarto ano do ensino fundamental. A metodologia foi desenvolvida junto das escolas públicas estaduais Presidente Roosevelt e Prof. Sylvio Torres da cidade de Porto Alegre. Ela traz um enfoque qualitativo, apresentando características dos tipos descritivo, exploratório, metodológico e de campo, utilizando-se de relatórios de observação como principal instrumento para coleta dos dados. Para organizar e discutir os dados coletados empregou-se o método de análise de conteúdos. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importante contribuição do educador em sala de aula e identificaram sete atividades e vinte e quatro vídeos adequados para o aprendizado da Ecologia Profunda e do Ecodesign, as quais compõem o guia de atividades proposto para os alunos das escolas pesquisadas.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-06T01:19:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36043
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000816084
url http://hdl.handle.net/10183/36043
identifier_str_mv 000816084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36043/2/000816084.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36043/1/000816084.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36043/3/000816084.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0467852b2a7382f4a205321443b9efb8
bef2afe31c675fae0eb4aa399bf326cd
76fcf53ad57e100816a1a6263c51d3e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085218256683008