Educação a distância : avaliação dos instrumentos didáticos e sua relação com os estilos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Zot, Wili Alberto Brancks
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29283
Resumo: O trabalho pesquisou a importância dos recursos didáticos utilizados na disciplina de Matemática Financeira do Curso de Administração a Distância realizado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com base na percepção dos estudantes de uma das turmas. Os recursos instrucionais examinados foram: aulas gravadas em vídeo, exercícios, livro texto e comunicação professor/tutor-aluno através de “chats”. As variáveis pesquisadas foram confrontadas entre si e com situações análogas vivenciadas pelos respondentes em aulas presenciais. Examinou-se também a influência dos estilos de aprendizagem nas preferências dos alunos quanto aos recursos instrucionais utilizados. A pesquisa baseou-se em questionários respondidos pelos alunos utilizando-se basicamente da escala de Lickert. Foi adotado o Inventário de Estilos de Aprendizagem baseado no Modelo Experiencial de Aprendizagem de Kolb. Preferencialmente foi utilizada a prova estatística não-paramétrica de Kolmogorov-Smirnov para testar a aderência entre as amostras. O trabalho concluiu identificando preferência dos respondentes quanto a eficácia no aprendizado pelos exercícios práticos seguidos das aulas gravadas em vídeo e do livro texto. Constatou-se a importância da estrutura (planejamento e organização) da disciplina no atingimento dos resultados positivos. Ao final o trabalho recomendou aprofundamento da questão de comunicação entre professor, tutores e alunos especialmente quanto à utilização dos “chats”.
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spelling Dal Zot, Wili Alberto BrancksOliveira, Fátima Bayma de2011-06-01T06:00:36Z2010http://hdl.handle.net/10183/29283000776529O trabalho pesquisou a importância dos recursos didáticos utilizados na disciplina de Matemática Financeira do Curso de Administração a Distância realizado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com base na percepção dos estudantes de uma das turmas. Os recursos instrucionais examinados foram: aulas gravadas em vídeo, exercícios, livro texto e comunicação professor/tutor-aluno através de “chats”. As variáveis pesquisadas foram confrontadas entre si e com situações análogas vivenciadas pelos respondentes em aulas presenciais. Examinou-se também a influência dos estilos de aprendizagem nas preferências dos alunos quanto aos recursos instrucionais utilizados. A pesquisa baseou-se em questionários respondidos pelos alunos utilizando-se basicamente da escala de Lickert. Foi adotado o Inventário de Estilos de Aprendizagem baseado no Modelo Experiencial de Aprendizagem de Kolb. Preferencialmente foi utilizada a prova estatística não-paramétrica de Kolmogorov-Smirnov para testar a aderência entre as amostras. O trabalho concluiu identificando preferência dos respondentes quanto a eficácia no aprendizado pelos exercícios práticos seguidos das aulas gravadas em vídeo e do livro texto. Constatou-se a importância da estrutura (planejamento e organização) da disciplina no atingimento dos resultados positivos. Ao final o trabalho recomendou aprofundamento da questão de comunicação entre professor, tutores e alunos especialmente quanto à utilização dos “chats”.The study investigated the importance of teaching material used in Business Math discipline in Management Course Distance conducted by the Federal University of Rio Grande do Sul Management School, based on students' perceptions of the classes. The instructional resources examined were videotaped lessons, exercises, textbook and communication teacher/tutor student through chat rooms. The variables studied were compared with each other and similar situations experienced by respondents in classes. We examined the influence of learning styles preferences of students regarding the instructional resources used. The research was based on questionnaires answered by students using basically the Lickert scale. It was adopted the Learning Styles Inventory based on the Experiential Learning Model of Kolb. It was used the Kolmogorov-Smirnov non-parametric statistics proof preferably for the adhesion test between the samples. The paper concluded by identifying preferences of respondents about the effectiveness of learning followed by practical exercises of the lessons recorded on video and textbook. It was noted the importance of structure (planning and organization) of the discipline in the achievement of positive results. At the end of the work recommended deepening the issue of communication between teachers, tutors and students especially the use of chat rooms.application/pdfporEducação a distânciaRecursos didáticosMatemática financeiraUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de AdministraçãoTeorias pedagógicasAprendizagem organizacionalFundacao Getulio Vargas. Escola Brasileira de Administracao PublicaDistance learningTeaching resourcesLearning stylesEducação a distância : avaliação dos instrumentos didáticos e sua relação com os estilos de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFundação Getúlio Vargas. Escola Brasileira de Administração Pública e de EmpresasCentro de Formação Acadêmica e PesquisaMestrado Acadêmico em Administração da EBAPE/FGVRio de Janeiro, BR-RJ2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000776529.pdf000776529.pdfTexto completoapplication/pdf2181126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29283/1/000776529.pdf8de0cc4f5efdb5cf2eb78df055f8df07MD51TEXT000776529.pdf.txt000776529.pdf.txtExtracted Texttext/plain187150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29283/2/000776529.pdf.txt5c4ffe8e8896ef2f67e16b8922860056MD52THUMBNAIL000776529.pdf.jpg000776529.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29283/3/000776529.pdf.jpg5fbff36398a9b56cef2827ebe93c8a9cMD5310183/292832022-09-18 04:48:49.480279oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29283Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-18T07:48:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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