O universo em caprichoso ziguezague, por João Simões Lopes Neto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/277258 |
Resumo: | A presente dissertação analisa a obra Contos Gauchescos, 1912, de João Simões Lopes Neto por meio da estética moderno primitivista, que foi uma corrente estética que surgiu na virada do século XIX para o XX na Europa, mas que acabou por circular por muitas outras partes do mundo. A partir dessa configuração moderno primitivista os personagens, as paisagens e toda a cultura gaúcha representadas nos contos recebem um novo ângulo de observação, e o que antes era referenciado de maneira vaga e imprecisa como "regionalismo" recebe a apreciação crítica de modernista e primitivista. A questão da linguagem e a questão dos temas podem ser então mais precisamente referenciados como uma percepção estética de uma artista modernista, Simões Lopes Neto, em relação a uma cultura distinta da sua — a cultura do gaúcho dos pampas do Rio Grande do Sul. Há de se considerar que o primitivismo é definido como uma percepção estética sobre variáveis que à época eram encontradas fora da cultura dos grandes centros urbanos. |
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Santos, Eloah Idélia Kegler dosTutikian, Jane Fraga2024-08-13T06:32:15Z2024http://hdl.handle.net/10183/277258001208957A presente dissertação analisa a obra Contos Gauchescos, 1912, de João Simões Lopes Neto por meio da estética moderno primitivista, que foi uma corrente estética que surgiu na virada do século XIX para o XX na Europa, mas que acabou por circular por muitas outras partes do mundo. A partir dessa configuração moderno primitivista os personagens, as paisagens e toda a cultura gaúcha representadas nos contos recebem um novo ângulo de observação, e o que antes era referenciado de maneira vaga e imprecisa como "regionalismo" recebe a apreciação crítica de modernista e primitivista. A questão da linguagem e a questão dos temas podem ser então mais precisamente referenciados como uma percepção estética de uma artista modernista, Simões Lopes Neto, em relação a uma cultura distinta da sua — a cultura do gaúcho dos pampas do Rio Grande do Sul. Há de se considerar que o primitivismo é definido como uma percepção estética sobre variáveis que à época eram encontradas fora da cultura dos grandes centros urbanos.This dissertation analyzes the work Contos Gauchescos, 1912, by João Simões Lopes Neto, using the modernist primitivist aesthetic, an aesthetic current that emerged in Europe at the turn of the 19th to the 20th century but culminated in virtually worldwide circulation. From a modern primitivist perspective, the characters, landscapes, and the entire gaucho culture portrayed in the short stories receive a new angle, and what was previously referred to vaguely and imprecisely as "regionalism" receives critical appreciation as modernist and primitivist. The matter of language and themes can thence be referred to more accurately as a modernist artist's, Simões Lopes Neto, perception regarding a culture other than his own – the gaucho from the pampas of Rio Grande do Sul's culture. It is necessary to consider that primitivism is, by definition, an aesthetic perception of variables found outside the culture of large urban centers at the time.La presente disertación analiza la obra Contos Gauchescos, 1912, de João Simões Lopes Neto a través de la estética moderno primitivista, que fue una corriente estética que surgió en la transición del siglo XIX al XX en Europa, pero que acabó circulando por muchas otras partes del mundo. A partir de esta configuración moderno primitivista, los personajes, los paisajes y toda la cultura gaucha representados en los cuentos reciben un nuevo ángulo de observación, y lo que antes se referenciaba de manera vaga e imprecisa como "regionalismo" recibe la apreciación crítica de modernista y primitivista. La cuestión del lenguaje y la cuestión de los temas pueden ser entonces referenciadas más precisamente como una percepción estética de un artista modernista, Simões Lopes Neto, en relación con una cultura distinta de la suya — el gaucho de los pampas de Rio Grande do Sul. Hay que considerar que el primitivismo se define como una percepción estética sobre variables que en esa época se encontraban fuera de la cultura de los grandes centros urbanos.application/pdfporLopes Neto, J. Simões (João Simões) , 1865-1916. Contos gauchescosLiteratura : ModernismoPrimitivismoRegionalismoGaúchoModernismPrimitivismO universo em caprichoso ziguezague, por João Simões Lopes Netoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2024mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001208957.pdf.txt001208957.pdf.txtExtracted Texttext/plain254471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277258/2/001208957.pdf.txt0d4394bd3d38ce4f098246ef309819afMD52ORIGINAL001208957.pdfTexto completoapplication/pdf15876737http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277258/1/001208957.pdfb44debec679db64b07b131bda1b9903fMD5110183/2772582024-08-14 06:41:39.821088oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-14T09:41:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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