O ensino de ciências na educação de jovens e adultos em escolas da rede municipal de Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201571 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar como o Ensino de Ciências é narrado pelos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas da rede municipal de Porto Alegre/RS, buscando compreender como esses docentes planejam e desenvolvem suas ações pedagógicas nessa modalidade de ensino. A abordagem metodológica é de caráter qualitativo. No que diz respeito aos objetivos, a pesquisa apresenta caráter exploratório e o procedimento técnico utilizado é o estudo de caso. Inicialmente, foi realizado o mapeamento junto à Secretaria Municipal de Educação (SMED) das escolas que oferecem o Ensino Fundamental na modalidade EJA na rede municipal de Porto Alegre/RS e do número de alunos matriculados. Esse levantamento inicial possibilitou a definição das instituições nas quais foi realizada a segunda etapa proposta pela pesquisa, a qual envolveu as entrevistas com professores de Ciências da EJA. Foram entrevistados cinco docentes, sendo que três escolas contavam com apenas um professor de Ciências e uma das escolas com dois professores participantes da pesquisa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um “Formulário de coleta de dados dos docentes”, o qual contribuiu para conhecer a trajetória desses professores e um “Roteiro de entrevista semiestruturado”, com questões que balizaram as entrevistas, as quais foram gravadas em áudio, mediante autorização dos participantes e transcritas para a forma de textos, que constituíram o corpus de análise da pesquisa. Na interpretação dos dados, utilizou-se como aporte teórico a análise textual discursiva (ATD). Da análise dos dados das entrevistas, entrelaçado dos referenciais teóricos que sustentam a pesquisa, foi possível tecer interpretações acerca do processo de planejamento e desenvolvimento das aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental nas turmas de EJA em escolas da rede municipal de Porto Alegre e, como resultado, emergiram as seguintes categorias que revelaram como os docentes planejam e desenvolvem suas ações pedagógicas: o “paradoxo de aproximações e de distanciamentos com o ensino regular”; “a influência de fatores intrínsecos no planejamento e desenvolvimento das aulas”; ”a preocupação docente com o interesse dos alunos” e “a preocupação do docente com a aprendizagem dos alunos”. Enfim, a pesquisa permite afirmar que o planejamento e as ações docentes no espaço investigado se mostrou paradoxal, influenciado por fatores intrínsecos ao processo de planejamento e execução das aulas, voltado para seu público específico e comprometido com a aprendizagem dos alunos jovens e adultos. |
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Abramowicz, JoiceZucolotto, Andreia Modrzejewski2019-11-12T03:46:03Z2019http://hdl.handle.net/10183/201571001100567A presente pesquisa teve como objetivo investigar como o Ensino de Ciências é narrado pelos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas da rede municipal de Porto Alegre/RS, buscando compreender como esses docentes planejam e desenvolvem suas ações pedagógicas nessa modalidade de ensino. A abordagem metodológica é de caráter qualitativo. No que diz respeito aos objetivos, a pesquisa apresenta caráter exploratório e o procedimento técnico utilizado é o estudo de caso. Inicialmente, foi realizado o mapeamento junto à Secretaria Municipal de Educação (SMED) das escolas que oferecem o Ensino Fundamental na modalidade EJA na rede municipal de Porto Alegre/RS e do número de alunos matriculados. Esse levantamento inicial possibilitou a definição das instituições nas quais foi realizada a segunda etapa proposta pela pesquisa, a qual envolveu as entrevistas com professores de Ciências da EJA. Foram entrevistados cinco docentes, sendo que três escolas contavam com apenas um professor de Ciências e uma das escolas com dois professores participantes da pesquisa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um “Formulário de coleta de dados dos docentes”, o qual contribuiu para conhecer a trajetória desses professores e um “Roteiro de entrevista semiestruturado”, com questões que balizaram as entrevistas, as quais foram gravadas em áudio, mediante autorização dos participantes e transcritas para a forma de textos, que constituíram o corpus de análise da pesquisa. Na interpretação dos dados, utilizou-se como aporte teórico a análise textual discursiva (ATD). Da análise dos dados das entrevistas, entrelaçado dos referenciais teóricos que sustentam a pesquisa, foi possível tecer interpretações acerca do processo de planejamento e desenvolvimento das aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental nas turmas de EJA em escolas da rede municipal de Porto Alegre e, como resultado, emergiram as seguintes categorias que revelaram como os docentes planejam e desenvolvem suas ações pedagógicas: o “paradoxo de aproximações e de distanciamentos com o ensino regular”; “a influência de fatores intrínsecos no planejamento e desenvolvimento das aulas”; ”a preocupação docente com o interesse dos alunos” e “a preocupação do docente com a aprendizagem dos alunos”. Enfim, a pesquisa permite afirmar que o planejamento e as ações docentes no espaço investigado se mostrou paradoxal, influenciado por fatores intrínsecos ao processo de planejamento e execução das aulas, voltado para seu público específico e comprometido com a aprendizagem dos alunos jovens e adultos.The present research had as objective to investigate how the Teaching of Sciences is narrated by the teachers of Youth and Adult Education (YAE) in the local schools of Porto Alegre / RS, trying to understand how these teachers plan and develop their pedagogical actions in this modality of teaching. The methodological approach is qualitative. Regarding the objectives, the research is exploratory and the technical procedure used is the case study. Initially, the mapping was carried out with the Municipal Secretary of Education (SMED) of the schools that offer Middlde Schools in the YAE modality in the local schools of Porto Alegre/RS and the number of students that were enrolled. This initial survey made it possible to define the institutions in which the second stage proposed by the research was carried out, which involved the interviews with YAE science teachers. Five teachers were interviewed, and three schools had only one science teacher and one of the schools with two teachers participating in the research. As data collection instruments, a "data collection form for teachers" was used, which contributed to know the trajectory of these teachers and; a "Semistructured Interview Roadmap", with questions that marked the interviews, which were recorded in audio with authorization of the participants and transcribed into the form of texts, which constituted the corpus of analysis of the research. In the interpretation of the data the discursive textual analysis (DTA) was used as theoretical contribution. From the analysis of the interview data, interwoven with the theoretical references that support the research, it was possible to interpret the planning and development process of the science classes in the final years of Middle Schools in the classes of YAE in local schools of Porto Alegre and the following categories have emerged that revealed how teachers plan and develop their pedagogical actions: the "paradox of approximations and distancing with regular education"; "the influence of intrinsic factors in the planning and development of classes"; "the teacher's concern with the students' interest" and "the teacher's concern with student learning". Finally, the research allows to affirm that the planning and teaching actions in the area investigated was paradoxical; influenced by factors intrinsic to the planning and execution of classes; targeted to your specific audience and committed to the learning of young and adult learners.application/pdfporEnsino de ciênciasEducação de jovens e adultosPrática pedagógicaEscola públicaScience teachingYouth and adult educationPedagogical actionsO ensino de ciências na educação de jovens e adultos em escolas da rede municipal de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100567.pdf.txt001100567.pdf.txtExtracted Texttext/plain310903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201571/2/001100567.pdf.txtcf4ba72acffe776401fa29241dd40846MD52ORIGINAL001100567.pdfTexto completoapplication/pdf1633802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201571/1/001100567.pdf0c7f566e863ecd2e4b94dc18b9fe0d9eMD5110183/2015712022-08-10 04:45:23.483277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201571Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-10T07:45:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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