A construção do conhecimento pedagógico compartilhado : um estudo a partir de narrativas de professoras do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolzan, Dóris Pires Vargas
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262216
Resumo: O cerne desta investigação diz respeito à construção do conhecimento pedagógico compartilhado através de narrativas de professoras. Assim, é fundamental compreender o papel do professor, seus pensamentos e decisões, suas teorias e suas crenças, buscando identificar estes processos. Desse modo, nos propusemos a fazer um estudo sociocultural, considerando que uma abordagem dessa natureza implica a compreensão do processo de transformação no qual os participantes da investigação estão envolvidos, levando em conta suas idiossincrasias e diferenças. O foco é compreender como se constitui a rede de interações e de mediações na elaboração do conhecimento pedagógico compartilhado de ensinantes/aprendentes, a partir da análise das narrativas/atividade discursiva das professoras e pesquisadora durante as reuniões pedagógicas. Justifica-se, assim, a escolha de uma abordagem de estudo sociocultural, de cunho narrativo, por se tratar de um tipo de estudo qualitativo que comporta uma análise centrada nos processos de construção coletiva, envolvendo o conjunto das entrevistas e reuniões pedagógicas realizadas. Os processos ocorridos em sala de aula foram discutidos, permitindo sua leitura a partir dos significados das atividades dos indivíduos, revelando a subjetividade/objetividade das relações sociais, tendo sua ênfase na singularidade dos fatos. A pesquisa implementada iniciou-se com a negociação entre as professoras e a investigadora, estabelecendo-se responsabilidades e ações durante a investigação, possibilitando que todas compartilhassem idéias e pontos de vista. Achados da pesquisa evidenciaram que: a) o processo de apropriação do conhecimento pedagógico foi sendo constituído na tessitura da rede de interações, a partir de narrativas das professoras envolvidas nessa construção compartilhada; b) a relação assimétrica entre as professoras e a pesquisadora representa uma relação formativa e colaboradora, na qual as participantes, mesmo partindo de diferentes pontos de vista, estabelecem, durante as discussões, posições intersubjetivas num contexto de negociação que tende à co-construção de "novos" sentidos e significados para as situações de ensinos c) a construção de conhecimento pedagógico compartilhado, através da atividade criadora, consiste na produção da novidade e ocorre a partir do processo de interação social; d) a linguagem torna possível organizar, interpretar e explicitar simbolicamente experiências, de maneira que significados e sentidos sejam construídos e reconstruídos, a partir de um diálogo interativo, ao mesmo tempo que a reflexão sobre idéias, opiniões, contradições e conflitos produz um "novo" conhecimento pedagógico; e) uma dupla transformação no cotidiano escolar ocorre, quando os sujeitos/professoras manifestam mudanças na sua compreensão e potencial de açáo, colocando em uso os recursos construídos colaboratívamente, transformando o saber em dizer e quando são capazes de modificar a situação, na qual utilizaram estes novos recursos, ou seja, transformar o dizer em saber-fazer - realização da práxis. Logo, quando a escola se torna, realmente uma comunidade de questionamento ela permite que seus participante sintam-se reconhecidos e encorajados não apenas a se apropriarem de suas conquistas, mas a transformá-las no presente e projetá-las para o futuro, assegurando a relevância de seus papéis e funções, para enfrentar as novas demandas pedagógicas.
id URGS_43d49d0b44d706f3595ca976e3c192e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262216
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bolzan, Dóris Pires VargasIsaia, Silvia Maria de AguiarSchäffer, Margareth2023-07-15T03:27:26Z2001http://hdl.handle.net/10183/262216000306559O cerne desta investigação diz respeito à construção do conhecimento pedagógico compartilhado através de narrativas de professoras. Assim, é fundamental compreender o papel do professor, seus pensamentos e decisões, suas teorias e suas crenças, buscando identificar estes processos. Desse modo, nos propusemos a fazer um estudo sociocultural, considerando que uma abordagem dessa natureza implica a compreensão do processo de transformação no qual os participantes da investigação estão envolvidos, levando em conta suas idiossincrasias e diferenças. O foco é compreender como se constitui a rede de interações e de mediações na elaboração do conhecimento pedagógico compartilhado de ensinantes/aprendentes, a partir da análise das narrativas/atividade discursiva das professoras e pesquisadora durante as reuniões pedagógicas. Justifica-se, assim, a escolha de uma abordagem de estudo sociocultural, de cunho narrativo, por se tratar de um tipo de estudo qualitativo que comporta uma análise centrada nos processos de construção coletiva, envolvendo o conjunto das entrevistas e reuniões pedagógicas realizadas. Os processos ocorridos em sala de aula foram discutidos, permitindo sua leitura a partir dos significados das atividades dos indivíduos, revelando a subjetividade/objetividade das relações sociais, tendo sua ênfase na singularidade dos fatos. A pesquisa implementada iniciou-se com a negociação entre as professoras e a investigadora, estabelecendo-se responsabilidades e ações durante a investigação, possibilitando que todas compartilhassem idéias e pontos de vista. Achados da pesquisa evidenciaram que: a) o processo de apropriação do conhecimento pedagógico foi sendo constituído na tessitura da rede de interações, a partir de narrativas das professoras envolvidas nessa construção compartilhada; b) a relação assimétrica entre as professoras e a pesquisadora representa uma relação formativa e colaboradora, na qual as participantes, mesmo partindo de diferentes pontos de vista, estabelecem, durante as discussões, posições intersubjetivas num contexto de negociação que tende à co-construção de "novos" sentidos e significados para as situações de ensinos c) a construção de conhecimento pedagógico compartilhado, através da atividade criadora, consiste na produção da novidade e ocorre a partir do processo de interação social; d) a linguagem torna possível organizar, interpretar e explicitar simbolicamente experiências, de maneira que significados e sentidos sejam construídos e reconstruídos, a partir de um diálogo interativo, ao mesmo tempo que a reflexão sobre idéias, opiniões, contradições e conflitos produz um "novo" conhecimento pedagógico; e) uma dupla transformação no cotidiano escolar ocorre, quando os sujeitos/professoras manifestam mudanças na sua compreensão e potencial de açáo, colocando em uso os recursos construídos colaboratívamente, transformando o saber em dizer e quando são capazes de modificar a situação, na qual utilizaram estes novos recursos, ou seja, transformar o dizer em saber-fazer - realização da práxis. Logo, quando a escola se torna, realmente uma comunidade de questionamento ela permite que seus participante sintam-se reconhecidos e encorajados não apenas a se apropriarem de suas conquistas, mas a transformá-las no presente e projetá-las para o futuro, assegurando a relevância de seus papéis e funções, para enfrentar as novas demandas pedagógicas.The core of this investigation is related to the construction of pedagogical knowledge, shared through teacher's reports. So, it's essential to understand the teacher's role, their thoughts and decisions, theories and believes, trying to identífy these processes. Therefore, we intended to do a social-cultural study, considering that this kind of approach takes into account the comprehension of the process of transformation in which the participants of the investigation are involved, considering their idiosyncrasies and differences. The focus of this investigation lies in understanding how the web of interaction and mediation is constituted to elaborate the pedagogical knowledge shared by educators/learners, based on the analysis of the reports/teachers' discourses activities and research during the pedagogical meetings. The choice of a sociocultural study approach is justlfied because it refers to a qualitative study in which the analysis is centered on the processes of collectivec onstruction, involving the set of interviews and pedagogical meeting held. The processes that occured in the classroom were discussed, the read was possible from the meaning of the subjects' activities, showing the subjectivity/objectivity o social relations, the emphasis is put on the singularity of the facts. The beginning of this research was done through a negotiation between the teachers and the researcher, responsabilities and actions were estabilished during the investigation, sharing ideas and points of views were made possible. The results of the research pointed out that: a) The process of achieving the pedagogical knowledge was built on the range of the interactions web from teachers' reports involved in this shared construction; b) The asymmetric relation between the teachers and the research represents a formative and cooperative relatlon, although the participante have different points of views, they have estabilished, during the discussions, intersubjective positions in a negotiation context that tends to co-constructing "new" senses and meanings refering to teaching situations; c) The pedagogical knowledge construction shared, through the created activity, consists of producing the news and it occurs from the social interaction; d) The language makes it possible to organize, interpret, and explicit symbolical experience, so that meanings and senses are constituted and reconstituted from an interative dialog, the reflection on ideal, opinions, contradictions and conflicts produce a "new" pedagogical knowledge as well; e) a double transformation in school routine happens when the subjects/teachers show some changes in comprehension and potential of action, using the resources constituted co-operatively, transforming the knowledge in speaking and when they are abre to modify a situation, in which these new resourses were used, that means, transforming the speaking in knowledge of how to do it - praxis realization. Moreover, when the school really becomes a community of questioning, it allows its participante to feel valued and encouraged to get their achievements and change them into the present and project them into the future, assuring the relevance of their robes and functions in order to face new pedagogical demands.application/pdfporConstrução do conhecimentoProfessorFunçãoEnsino fundamentalConhecimento pedagógico compartilhadoA construção do conhecimento pedagógico compartilhado : um estudo a partir de narrativas de professoras do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2001doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000306559.pdf.txt000306559.pdf.txtExtracted Texttext/plain492110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262216/2/000306559.pdf.txt3cf80cd6c373fc4269da7e182ae2e2cfMD52ORIGINAL000306559.pdfTexto completoapplication/pdf26191797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262216/1/000306559.pdf51f3fd381abe81b4a96d3fda3f92328aMD5110183/2622162023-07-19 03:39:08.18594oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-19T06:39:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do conhecimento pedagógico compartilhado : um estudo a partir de narrativas de professoras do ensino fundamental
title A construção do conhecimento pedagógico compartilhado : um estudo a partir de narrativas de professoras do ensino fundamental
spellingShingle A construção do conhecimento pedagógico compartilhado : um estudo a partir de narrativas de professoras do ensino fundamental
Bolzan, Dóris Pires Vargas
Construção do conhecimento
Professor
Função
Ensino fundamental
Conhecimento pedagógico compartilhado
title_short A construção do conhecimento pedagógico compartilhado : um estudo a partir de narrativas de professoras do ensino fundamental
title_full A construção do conhecimento pedagógico compartilhado : um estudo a partir de narrativas de professoras do ensino fundamental
title_fullStr A construção do conhecimento pedagógico compartilhado : um estudo a partir de narrativas de professoras do ensino fundamental
title_full_unstemmed A construção do conhecimento pedagógico compartilhado : um estudo a partir de narrativas de professoras do ensino fundamental
title_sort A construção do conhecimento pedagógico compartilhado : um estudo a partir de narrativas de professoras do ensino fundamental
author Bolzan, Dóris Pires Vargas
author_facet Bolzan, Dóris Pires Vargas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolzan, Dóris Pires Vargas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Isaia, Silvia Maria de Aguiar
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Schäffer, Margareth
contributor_str_mv Isaia, Silvia Maria de Aguiar
Schäffer, Margareth
dc.subject.por.fl_str_mv Construção do conhecimento
Professor
Função
Ensino fundamental
Conhecimento pedagógico compartilhado
topic Construção do conhecimento
Professor
Função
Ensino fundamental
Conhecimento pedagógico compartilhado
description O cerne desta investigação diz respeito à construção do conhecimento pedagógico compartilhado através de narrativas de professoras. Assim, é fundamental compreender o papel do professor, seus pensamentos e decisões, suas teorias e suas crenças, buscando identificar estes processos. Desse modo, nos propusemos a fazer um estudo sociocultural, considerando que uma abordagem dessa natureza implica a compreensão do processo de transformação no qual os participantes da investigação estão envolvidos, levando em conta suas idiossincrasias e diferenças. O foco é compreender como se constitui a rede de interações e de mediações na elaboração do conhecimento pedagógico compartilhado de ensinantes/aprendentes, a partir da análise das narrativas/atividade discursiva das professoras e pesquisadora durante as reuniões pedagógicas. Justifica-se, assim, a escolha de uma abordagem de estudo sociocultural, de cunho narrativo, por se tratar de um tipo de estudo qualitativo que comporta uma análise centrada nos processos de construção coletiva, envolvendo o conjunto das entrevistas e reuniões pedagógicas realizadas. Os processos ocorridos em sala de aula foram discutidos, permitindo sua leitura a partir dos significados das atividades dos indivíduos, revelando a subjetividade/objetividade das relações sociais, tendo sua ênfase na singularidade dos fatos. A pesquisa implementada iniciou-se com a negociação entre as professoras e a investigadora, estabelecendo-se responsabilidades e ações durante a investigação, possibilitando que todas compartilhassem idéias e pontos de vista. Achados da pesquisa evidenciaram que: a) o processo de apropriação do conhecimento pedagógico foi sendo constituído na tessitura da rede de interações, a partir de narrativas das professoras envolvidas nessa construção compartilhada; b) a relação assimétrica entre as professoras e a pesquisadora representa uma relação formativa e colaboradora, na qual as participantes, mesmo partindo de diferentes pontos de vista, estabelecem, durante as discussões, posições intersubjetivas num contexto de negociação que tende à co-construção de "novos" sentidos e significados para as situações de ensinos c) a construção de conhecimento pedagógico compartilhado, através da atividade criadora, consiste na produção da novidade e ocorre a partir do processo de interação social; d) a linguagem torna possível organizar, interpretar e explicitar simbolicamente experiências, de maneira que significados e sentidos sejam construídos e reconstruídos, a partir de um diálogo interativo, ao mesmo tempo que a reflexão sobre idéias, opiniões, contradições e conflitos produz um "novo" conhecimento pedagógico; e) uma dupla transformação no cotidiano escolar ocorre, quando os sujeitos/professoras manifestam mudanças na sua compreensão e potencial de açáo, colocando em uso os recursos construídos colaboratívamente, transformando o saber em dizer e quando são capazes de modificar a situação, na qual utilizaram estes novos recursos, ou seja, transformar o dizer em saber-fazer - realização da práxis. Logo, quando a escola se torna, realmente uma comunidade de questionamento ela permite que seus participante sintam-se reconhecidos e encorajados não apenas a se apropriarem de suas conquistas, mas a transformá-las no presente e projetá-las para o futuro, assegurando a relevância de seus papéis e funções, para enfrentar as novas demandas pedagógicas.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-15T03:27:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262216
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000306559
url http://hdl.handle.net/10183/262216
identifier_str_mv 000306559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262216/2/000306559.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262216/1/000306559.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3cf80cd6c373fc4269da7e182ae2e2cf
51f3fd381abe81b4a96d3fda3f92328a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085622664134656