A minha escola também tem história : uma proposta de ensino de história através do patrimônio com turmas do 6º ano do ensino fundamental final da Escola Estadual de Educação Básica Fernando Gomes (Porto Alegre/RS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/156456 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo propor e avaliar uma experiência de ensino de História através do patrimônio a partir do diálogo entre as noções de patrimônio pessoal, patrimônio “consagrado” e, sobretudo, patrimônio escolar. A atividade foi proposta a duas turmas de 6º ano das séries finais do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Fernando Gomes, localizada na cidade de Porto Alegre (RS), onde atuo como professora. Os principais conceitos mobilizados foram: ensino de História, memória, patrimônio, patrimonialização e patrimônio escolar. A metodologia utilizada é de inspiração etnográfica, analisando não apenas a recepção dos/as alunos/as, mas também as minhas reações como professora/pesquisadora durante o desenvolvimento e aplicação das atividades. A oficina foi dividida em cinco etapas nas quais os/as estudantes exercitaram as práticas da observação, interpretação e seleção dos registros escolares. Com a experiência dessa oficina, foi possível investigar como os alunos/as experimentam e reelaboram conceitos importantes para o ensino de História nas escolas como memória, fonte histórica e oficio do historiador utilizando os diferentes significados que assume o patrimônio (o pessoal, o escolar e o consagrado). Sendo assim, esta pesquisa propõe refletir sobre determinadas noções próprias ao conhecimento histórico, articulando diferentes espaços de guarda do patrimônio ao ambiente escolar, considerando o papel protagonista do/a educando/a no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, pretende evidenciar aos/as aluno/as que os “patrimônios” resultam de processos sociais que envolvem disputas e silenciamentos. |
id |
URGS_43e47d95dff155ed5d6d79a12de8bc98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156456 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Quadros, Adriana de SouzaSchmidt, Benito Bisso2017-03-30T13:31:20Z2016http://hdl.handle.net/10183/156456001013404Este estudo tem como objetivo propor e avaliar uma experiência de ensino de História através do patrimônio a partir do diálogo entre as noções de patrimônio pessoal, patrimônio “consagrado” e, sobretudo, patrimônio escolar. A atividade foi proposta a duas turmas de 6º ano das séries finais do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Fernando Gomes, localizada na cidade de Porto Alegre (RS), onde atuo como professora. Os principais conceitos mobilizados foram: ensino de História, memória, patrimônio, patrimonialização e patrimônio escolar. A metodologia utilizada é de inspiração etnográfica, analisando não apenas a recepção dos/as alunos/as, mas também as minhas reações como professora/pesquisadora durante o desenvolvimento e aplicação das atividades. A oficina foi dividida em cinco etapas nas quais os/as estudantes exercitaram as práticas da observação, interpretação e seleção dos registros escolares. Com a experiência dessa oficina, foi possível investigar como os alunos/as experimentam e reelaboram conceitos importantes para o ensino de História nas escolas como memória, fonte histórica e oficio do historiador utilizando os diferentes significados que assume o patrimônio (o pessoal, o escolar e o consagrado). Sendo assim, esta pesquisa propõe refletir sobre determinadas noções próprias ao conhecimento histórico, articulando diferentes espaços de guarda do patrimônio ao ambiente escolar, considerando o papel protagonista do/a educando/a no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, pretende evidenciar aos/as aluno/as que os “patrimônios” resultam de processos sociais que envolvem disputas e silenciamentos.This study aims to propose and evaluate a teaching experience of History through patrimony. It also relates personal, devoted and school patrimony. The activity was proposed to two groups of 6th graders of an elementary school called Fernando Gomes State School, located in Porto Alegre, Brazil, where I work as a teacher. The main concepts were organized as: Teaching of History, memory, school records and the value of patrimony. The methodology used is ethnographic inspiration, analyzing not only the reception of the students, but also my reactions as a teacher and a researcher for the development and implementation of activities. The workshop was divided into five stages in which the students exercised through observation, interpretation and selection of school records. With this workshop, it was possible to investigate how the students experience and rearrange important concepts for the teaching of history in schools. Such concepts are memory, historical source and the work of a historian by using the different meanings for personal, devoted and school patrimony. Thus, this research proposes to reflect on the students’ perception to historical knowledge, articulating different patrimony spaces to the school environment, considering the role of the student in the teaching-learning process. It also aims to show the student that such patrimonies are the result of social processes involving argument and omission.application/pdfporEnsino de históriaEnsino e aprendizagemPatrimônioPatrimônio escolarMemóriaPorto Alegre (RS)History teachingMemoryPatrimonyPatrimonializationSchool patrimonyA minha escola também tem história : uma proposta de ensino de história através do patrimônio com turmas do 6º ano do ensino fundamental final da Escola Estadual de Educação Básica Fernando Gomes (Porto Alegre/RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2016mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013404.pdf001013404.pdfTexto completoapplication/pdf5806085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156456/1/001013404.pdf388654a95b2ba429d235f25c3f829782MD51TEXT001013404.pdf.txt001013404.pdf.txtExtracted Texttext/plain193451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156456/2/001013404.pdf.txt5c89543f062cd7ad42ab6cbecce696afMD52THUMBNAIL001013404.pdf.jpg001013404.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156456/3/001013404.pdf.jpg283f259f5c15b3faffe1845dd3353855MD5310183/1564562018-10-25 09:13:03.108oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:13:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A minha escola também tem história : uma proposta de ensino de história através do patrimônio com turmas do 6º ano do ensino fundamental final da Escola Estadual de Educação Básica Fernando Gomes (Porto Alegre/RS) |
title |
A minha escola também tem história : uma proposta de ensino de história através do patrimônio com turmas do 6º ano do ensino fundamental final da Escola Estadual de Educação Básica Fernando Gomes (Porto Alegre/RS) |
spellingShingle |
A minha escola também tem história : uma proposta de ensino de história através do patrimônio com turmas do 6º ano do ensino fundamental final da Escola Estadual de Educação Básica Fernando Gomes (Porto Alegre/RS) Quadros, Adriana de Souza Ensino de história Ensino e aprendizagem Patrimônio Patrimônio escolar Memória Porto Alegre (RS) History teaching Memory Patrimony Patrimonialization School patrimony |
title_short |
A minha escola também tem história : uma proposta de ensino de história através do patrimônio com turmas do 6º ano do ensino fundamental final da Escola Estadual de Educação Básica Fernando Gomes (Porto Alegre/RS) |
title_full |
A minha escola também tem história : uma proposta de ensino de história através do patrimônio com turmas do 6º ano do ensino fundamental final da Escola Estadual de Educação Básica Fernando Gomes (Porto Alegre/RS) |
title_fullStr |
A minha escola também tem história : uma proposta de ensino de história através do patrimônio com turmas do 6º ano do ensino fundamental final da Escola Estadual de Educação Básica Fernando Gomes (Porto Alegre/RS) |
title_full_unstemmed |
A minha escola também tem história : uma proposta de ensino de história através do patrimônio com turmas do 6º ano do ensino fundamental final da Escola Estadual de Educação Básica Fernando Gomes (Porto Alegre/RS) |
title_sort |
A minha escola também tem história : uma proposta de ensino de história através do patrimônio com turmas do 6º ano do ensino fundamental final da Escola Estadual de Educação Básica Fernando Gomes (Porto Alegre/RS) |
author |
Quadros, Adriana de Souza |
author_facet |
Quadros, Adriana de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Adriana de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schmidt, Benito Bisso |
contributor_str_mv |
Schmidt, Benito Bisso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Ensino e aprendizagem Patrimônio Patrimônio escolar Memória Porto Alegre (RS) |
topic |
Ensino de história Ensino e aprendizagem Patrimônio Patrimônio escolar Memória Porto Alegre (RS) History teaching Memory Patrimony Patrimonialization School patrimony |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History teaching Memory Patrimony Patrimonialization School patrimony |
description |
Este estudo tem como objetivo propor e avaliar uma experiência de ensino de História através do patrimônio a partir do diálogo entre as noções de patrimônio pessoal, patrimônio “consagrado” e, sobretudo, patrimônio escolar. A atividade foi proposta a duas turmas de 6º ano das séries finais do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Fernando Gomes, localizada na cidade de Porto Alegre (RS), onde atuo como professora. Os principais conceitos mobilizados foram: ensino de História, memória, patrimônio, patrimonialização e patrimônio escolar. A metodologia utilizada é de inspiração etnográfica, analisando não apenas a recepção dos/as alunos/as, mas também as minhas reações como professora/pesquisadora durante o desenvolvimento e aplicação das atividades. A oficina foi dividida em cinco etapas nas quais os/as estudantes exercitaram as práticas da observação, interpretação e seleção dos registros escolares. Com a experiência dessa oficina, foi possível investigar como os alunos/as experimentam e reelaboram conceitos importantes para o ensino de História nas escolas como memória, fonte histórica e oficio do historiador utilizando os diferentes significados que assume o patrimônio (o pessoal, o escolar e o consagrado). Sendo assim, esta pesquisa propõe refletir sobre determinadas noções próprias ao conhecimento histórico, articulando diferentes espaços de guarda do patrimônio ao ambiente escolar, considerando o papel protagonista do/a educando/a no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, pretende evidenciar aos/as aluno/as que os “patrimônios” resultam de processos sociais que envolvem disputas e silenciamentos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-30T13:31:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/156456 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013404 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/156456 |
identifier_str_mv |
001013404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156456/1/001013404.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156456/2/001013404.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156456/3/001013404.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
388654a95b2ba429d235f25c3f829782 5c89543f062cd7ad42ab6cbecce696af 283f259f5c15b3faffe1845dd3353855 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085397388066816 |