Políticas educacionais da Bolívia no contexto da ALBA (2006-2009)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32224 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa as políticas educacionais da Bolívia no contexto da Alternativa Bolivariana para as Américas, entre o período de 2006 a 2009. As relações destas políticas com a atual conjuntura mundial e da América Latina possuem características singulares em suas proposições políticas e práticas a partir do Estado boliviano. O processo social e político boliviano levou à eleição do Movimento ao Socialismo – Instrumento Político de Soberania dos Povos no ano de 2005 através do líder indígena Evo Morales Ayma. Determinadas políticas educacionais que se diferenciam de governos anteriores da Bolívia, no sentido da ampliação do direito à educação, acontecem ao mesmo tempo em que o indigenismo é priorizado em relação à superação das contradições sociais constituintes do processo de desenvolvimento desigual do capitalismo boliviano. |
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Gonçalves, Laurence WürdigPeroni, Vera Maria Vidal2011-09-29T01:17:51Z2011http://hdl.handle.net/10183/32224000785537Esta pesquisa analisa as políticas educacionais da Bolívia no contexto da Alternativa Bolivariana para as Américas, entre o período de 2006 a 2009. As relações destas políticas com a atual conjuntura mundial e da América Latina possuem características singulares em suas proposições políticas e práticas a partir do Estado boliviano. O processo social e político boliviano levou à eleição do Movimento ao Socialismo – Instrumento Político de Soberania dos Povos no ano de 2005 através do líder indígena Evo Morales Ayma. Determinadas políticas educacionais que se diferenciam de governos anteriores da Bolívia, no sentido da ampliação do direito à educação, acontecem ao mesmo tempo em que o indigenismo é priorizado em relação à superação das contradições sociais constituintes do processo de desenvolvimento desigual do capitalismo boliviano.Esta investitigación examina las políticas educacionales de Bolívia em el contexto de la Alternativa Bolivariana para las Américas, entre el período de 2006 y 2009. La relación de estas políticas com la actual situación mundial y de la América Latina tienen características singulares com las propuestas, políticas y prácticas del Estado boliviano. El proceso social y político boliviano llevó a la elección del Movimiento al Socialismo de Bolívia – Instrumento Político por la Soberania de los Pueblos em 2005 por el líder indígena Evo Morales Ayma. Determinadas políticas educacionales que se diferencian de los gobiernos anteriores de Bolívia, en términos de aumentar al acceso a la educación, suceden al mismo tiempo que el contenido autóctono se prioriza em relación com la superación de las contradiciones sociales que constituyen el proceso de desarrollo desigual del capitalismo em Bolívia.application/pdfporPolítica educacionalBolíviaBoliviaALBAPolíticas educacionalesPolíticas educacionais da Bolívia no contexto da ALBA (2006-2009)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000785537.pdf.txt000785537.pdf.txtExtracted Texttext/plain337193http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32224/2/000785537.pdf.txtcce6229a670b4ff596220379ee728d36MD52ORIGINAL000785537.pdf000785537.pdfTexto completoapplication/pdf1429574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32224/1/000785537.pdf832e7d7020edfe7ae8b6f23348987837MD51THUMBNAIL000785537.pdf.jpg000785537.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32224/3/000785537.pdf.jpg3dbbb30b230330b3043bec6f4e590e5dMD5310183/322242018-10-10 07:52:15.639oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:52:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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