Performances docentes : um estudo a partir da prática de professores de teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Bello, Márcia Moura Cordeiro Pessoa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85184
Resumo: Este texto apresenta uma investigação que procura compreender as singularidades da prática docente de um grupo de dez professores de teatro, os quais parecem conduzir seu fazer pedagógico como uma performance. Problematiza-se a performance docente como um modo de ser professor em que o corpo é um elemento constitutivo da prática pedagógica.Dessa forma, problematiza-se o tema de pesquisa: a performance como possibilidade de ação pedagógica. O objetivo principal do trabalho foi, portanto, identificar os elementos corporais da performance artística na performance docente.Desenvolve-se o conceito de performance docente a partir de alguns princípios, tais como:a sala de aula como ritual performático;o papel do corpo na performance;a performance da oralidade docente; a docência como presença; e finalmente, a condição criativa da performance.Os resultados da pesquisa apontaram para o importante papel desses princípios para a constituição da prática teatral, bem como para a docência. Eles constituem a pedagogia do teatro e estão presentes em todas as instâncias do trabalho, seja ele docente ou artístico. Trata-se de elementos fundamentais, os quais funcionam como um guia corporificado que se revela nas performances dos professores e alunos. Alguns dos princípios teatrais trazidos na pesquisa são: a relação, a constituição do “estado de presença”, a possibilidade de transformação do sujeito instaurada a partir da prática teatral e, finalmente, o desenvolvimento do processo criativo suscitado no ritual das aulas.
id URGS_4536b7152e3e895c5612398eb09f0b77
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85184
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Dal Bello, Márcia Moura Cordeiro PessoaIcle, Gilberto2014-01-01T01:53:09Z2013http://hdl.handle.net/10183/85184000908973Este texto apresenta uma investigação que procura compreender as singularidades da prática docente de um grupo de dez professores de teatro, os quais parecem conduzir seu fazer pedagógico como uma performance. Problematiza-se a performance docente como um modo de ser professor em que o corpo é um elemento constitutivo da prática pedagógica.Dessa forma, problematiza-se o tema de pesquisa: a performance como possibilidade de ação pedagógica. O objetivo principal do trabalho foi, portanto, identificar os elementos corporais da performance artística na performance docente.Desenvolve-se o conceito de performance docente a partir de alguns princípios, tais como:a sala de aula como ritual performático;o papel do corpo na performance;a performance da oralidade docente; a docência como presença; e finalmente, a condição criativa da performance.Os resultados da pesquisa apontaram para o importante papel desses princípios para a constituição da prática teatral, bem como para a docência. Eles constituem a pedagogia do teatro e estão presentes em todas as instâncias do trabalho, seja ele docente ou artístico. Trata-se de elementos fundamentais, os quais funcionam como um guia corporificado que se revela nas performances dos professores e alunos. Alguns dos princípios teatrais trazidos na pesquisa são: a relação, a constituição do “estado de presença”, a possibilidade de transformação do sujeito instaurada a partir da prática teatral e, finalmente, o desenvolvimento do processo criativo suscitado no ritual das aulas.This paper presents a study that seeks to understand the uniqueness of teaching practice. In order to develop this research, it was taken a group of ten theater teachers. Apparently, that group is able to drive their pedagogical work as a true performance. The study problematizes the teaching performance as a way of being a teacher. In this task, the body has an important status, once is a constitutive element of the theater teaching practice. Thus, the research central problem may be summarized as the following: how the artistic performance becomes a teaching performance? The main objective of this study was therefore to identify the elements of the body art performance in teaching performance. It develops the concept of teaching performance from certain principles, such as: the classroom as performative ritual; the role of the body in performance; the performance of oral teaching; teaching as presence; and finally, the condition of creative performance. The survey results pointed to the important role of these principles for the constitution of theatrical practice as well as for teaching. They constitute the pedagogy of theater and are present in all instances of work, be it academic or artistic. These are key elements, which act as a guide that reveals itself embodied in the performances of teachers and students. Some of theatrical principles brought in the research are: the relationship, the constitution of the "presence status", the possibility of transformation of the subject brought from theater practice and, finally, the development of the creative process raised the ritual of classes.application/pdfporPedagogia teatralPerformanceProfessorCorpoTheater pedagogyTeaching performanceRitualBodyPerformances docentes : um estudo a partir da prática de professores de teatroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000908973.pdf000908973.pdfTexto completoapplication/pdf1875802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85184/1/000908973.pdf5adae6d012b9d868385573224c1daf56MD51TEXT000908973.pdf.txt000908973.pdf.txtExtracted Texttext/plain329601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85184/2/000908973.pdf.txt29b7c3540e4c36f8c225f19f3ac89262MD52THUMBNAIL000908973.pdf.jpg000908973.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85184/3/000908973.pdf.jpg4d78c9ea57b1cc949def86ab008ab3c1MD5310183/851842018-10-17 09:21:28.403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85184Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:21:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Performances docentes : um estudo a partir da prática de professores de teatro
title Performances docentes : um estudo a partir da prática de professores de teatro
spellingShingle Performances docentes : um estudo a partir da prática de professores de teatro
Dal Bello, Márcia Moura Cordeiro Pessoa
Pedagogia teatral
Performance
Professor
Corpo
Theater pedagogy
Teaching performance
Ritual
Body
title_short Performances docentes : um estudo a partir da prática de professores de teatro
title_full Performances docentes : um estudo a partir da prática de professores de teatro
title_fullStr Performances docentes : um estudo a partir da prática de professores de teatro
title_full_unstemmed Performances docentes : um estudo a partir da prática de professores de teatro
title_sort Performances docentes : um estudo a partir da prática de professores de teatro
author Dal Bello, Márcia Moura Cordeiro Pessoa
author_facet Dal Bello, Márcia Moura Cordeiro Pessoa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Bello, Márcia Moura Cordeiro Pessoa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Icle, Gilberto
contributor_str_mv Icle, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia teatral
Performance
Professor
Corpo
topic Pedagogia teatral
Performance
Professor
Corpo
Theater pedagogy
Teaching performance
Ritual
Body
dc.subject.eng.fl_str_mv Theater pedagogy
Teaching performance
Ritual
Body
description Este texto apresenta uma investigação que procura compreender as singularidades da prática docente de um grupo de dez professores de teatro, os quais parecem conduzir seu fazer pedagógico como uma performance. Problematiza-se a performance docente como um modo de ser professor em que o corpo é um elemento constitutivo da prática pedagógica.Dessa forma, problematiza-se o tema de pesquisa: a performance como possibilidade de ação pedagógica. O objetivo principal do trabalho foi, portanto, identificar os elementos corporais da performance artística na performance docente.Desenvolve-se o conceito de performance docente a partir de alguns princípios, tais como:a sala de aula como ritual performático;o papel do corpo na performance;a performance da oralidade docente; a docência como presença; e finalmente, a condição criativa da performance.Os resultados da pesquisa apontaram para o importante papel desses princípios para a constituição da prática teatral, bem como para a docência. Eles constituem a pedagogia do teatro e estão presentes em todas as instâncias do trabalho, seja ele docente ou artístico. Trata-se de elementos fundamentais, os quais funcionam como um guia corporificado que se revela nas performances dos professores e alunos. Alguns dos princípios teatrais trazidos na pesquisa são: a relação, a constituição do “estado de presença”, a possibilidade de transformação do sujeito instaurada a partir da prática teatral e, finalmente, o desenvolvimento do processo criativo suscitado no ritual das aulas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-01T01:53:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/85184
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000908973
url http://hdl.handle.net/10183/85184
identifier_str_mv 000908973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85184/1/000908973.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85184/2/000908973.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85184/3/000908973.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5adae6d012b9d868385573224c1daf56
29b7c3540e4c36f8c225f19f3ac89262
4d78c9ea57b1cc949def86ab008ab3c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085276599451648