Aquarelas musicais das Américas : projetos identitários de nação nas performances radiofônicas de Radamés Gnattali e Alan Lomax (1939-1945)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velloso, Rafael Henrique Soares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/125985
Resumo: As trajetórias e as atuações profissionais de duas personalidades emblemáticas do campo artístico-intelectual das Américas no século XX – Alan Lomax e Radamés Gnattali – apresentam-se nesta investigação como elementos centrais para a aproximação entre os projetos político-culturais implementados no âmbito das relações Brasil-EUA no período entre 1939 e 1945. O agenciamento desses atores foi determinante na criação de modelos de performatização musical utilizados em programas radiofônicos de conteúdo "folclórico", que, segundo se infere, contribuíram para as transformações políticas e culturais por que passaram ambos os países durante a 2ª Guerra Mundial. Do ponto de vista teórico-metodológico, a hipótese que justifica uma aproximação entre os projetos é que tanto as técnicas de arranjo utilizadas por Gnattali para os programas feitos em parceria com Almirante na Rádio Nacional do Brasil (1941-1945) como as performances musicais conduzidas por Lomax e seus convidados nos programas da CBS nos EUA (1939-1941) podem ser interpretadas como processos de agenciamento entre os produtores, os grupos sociais representados nos programas, os modelos ideológicos defendidos por intelectuais especializados no estudo do folclore e os interesses políticos dos regimes. Esses núcleos de poder, portanto, se relacionariam de forma heterogênea em relação à identidade nacional nos diferentes contextos em que foram inseridos. Por meio de exemplos de programas da série Wellspring of music – escrita e produzida por Alan Lomax para o projeto American School of the Air – e da série Aquarelas do Brasil – produzida por Radamés Gnattali, Almirante e José Mauro e patrocinada pela empresa norte-americana Pan-American World Airlines –, busca-se examinar as estratégias utilizadas para a criação dos modelos de performance musical responsáveis pelos processos de comunicação simbólica operados pelos programas, que teriam contribuído tanto no Brasil como nos EUA para a construção de identidades nacionais utilizadas nos contextos regionais e pan-americanos.
id URGS_459383756183d82f8bad80c74e687d34
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125985
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Velloso, Rafael Henrique SoaresLucas, Maria Elizabeth da Silva2015-08-28T02:41:10Z2015http://hdl.handle.net/10183/125985000972533As trajetórias e as atuações profissionais de duas personalidades emblemáticas do campo artístico-intelectual das Américas no século XX – Alan Lomax e Radamés Gnattali – apresentam-se nesta investigação como elementos centrais para a aproximação entre os projetos político-culturais implementados no âmbito das relações Brasil-EUA no período entre 1939 e 1945. O agenciamento desses atores foi determinante na criação de modelos de performatização musical utilizados em programas radiofônicos de conteúdo "folclórico", que, segundo se infere, contribuíram para as transformações políticas e culturais por que passaram ambos os países durante a 2ª Guerra Mundial. Do ponto de vista teórico-metodológico, a hipótese que justifica uma aproximação entre os projetos é que tanto as técnicas de arranjo utilizadas por Gnattali para os programas feitos em parceria com Almirante na Rádio Nacional do Brasil (1941-1945) como as performances musicais conduzidas por Lomax e seus convidados nos programas da CBS nos EUA (1939-1941) podem ser interpretadas como processos de agenciamento entre os produtores, os grupos sociais representados nos programas, os modelos ideológicos defendidos por intelectuais especializados no estudo do folclore e os interesses políticos dos regimes. Esses núcleos de poder, portanto, se relacionariam de forma heterogênea em relação à identidade nacional nos diferentes contextos em que foram inseridos. Por meio de exemplos de programas da série Wellspring of music – escrita e produzida por Alan Lomax para o projeto American School of the Air – e da série Aquarelas do Brasil – produzida por Radamés Gnattali, Almirante e José Mauro e patrocinada pela empresa norte-americana Pan-American World Airlines –, busca-se examinar as estratégias utilizadas para a criação dos modelos de performance musical responsáveis pelos processos de comunicação simbólica operados pelos programas, que teriam contribuído tanto no Brasil como nos EUA para a construção de identidades nacionais utilizadas nos contextos regionais e pan-americanos.The study of the trajectories and professional activities of two emblematic personalities on the artistic and intellectual scene of the Americas in the 20th century – Alan Lomax and Radames Gnattali – present themselves in this investigation as central elements in the analysis between the cultural projects and policies implemented under Brazil-US relations in the period between 1939-1945. To this end, this research seeks to examine, through a theoretical and methodological perspective, how the these actors’ agency were instrumental in creating different performance models related with "folk" content used in radio shows that intended to contribute to the political and cultural transformations faced by both countries during the Second World War. The hypothesis for this relationship between the trajectories is that both Gnattali’s arrangement techniques used in the programs in partnership with Almirante at the National Radio of Brazil (1941-1945), and the idealized musical performances used by Lomax and his partners for the series produced by CBS in the USA (1939-1941), could be perceived as mediation processes between the social groups represented on the radio shows, the ideological models advocated by intellectuals linked to folklore, and the political interests that took part in national and international schemes. These centers of power, therefore, would deal heterogeneously in relation to their identities in the contexts in which they were performed. Using examples of two programs – one from the series "Wellspring of Music," written and produced by Lomax that was part of the project American School of the Air, and one from the program "Aquarelas do Brasil" [Watercolors of Brazil] produced by Radamés Gnattali and Almirante and sponsored by Pan American World Airlines—the research will also highlight the strategies used in the musical performances developed by those radio producers as a mediation field in relation to the semiotic process, as sound material became important symbols of national identity used in national and Pan-American projects.application/zipapplication/pdfporLomax, AlanGnattali, Radames 1906-1988Pan-americanismoRadiodifusão comercialMúsicaCommercial broadcastMusical panamericanismAquarelas musicais das Américas : projetos identitários de nação nas performances radiofônicas de Radamés Gnattali e Alan Lomax (1939-1945)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000972533.pdf.txt000972533.pdf.txtExtracted Texttext/plain776207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125985/3/000972533.pdf.txtdb8671679e0e9e0ff51ec92315c38072MD53ORIGINAL000972533.pdf000972533.pdfTexto completoapplication/pdf9427069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125985/1/000972533.pdff3750fc62bcf2f4951f16f6e63be6774MD51000972533.zip000972533.zipMúsicaapplication/zip8441270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125985/2/000972533.zipfe389d2001835e7e25cdd4434f10c780MD52THUMBNAIL000972533.pdf.jpg000972533.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125985/4/000972533.pdf.jpgdd30fe3a880db6cb6776ca460aeb67d2MD5410183/1259852018-10-16 09:22:11.259oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125985Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:22:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aquarelas musicais das Américas : projetos identitários de nação nas performances radiofônicas de Radamés Gnattali e Alan Lomax (1939-1945)
title Aquarelas musicais das Américas : projetos identitários de nação nas performances radiofônicas de Radamés Gnattali e Alan Lomax (1939-1945)
spellingShingle Aquarelas musicais das Américas : projetos identitários de nação nas performances radiofônicas de Radamés Gnattali e Alan Lomax (1939-1945)
Velloso, Rafael Henrique Soares
Lomax, Alan
Gnattali, Radames 1906-1988
Pan-americanismo
Radiodifusão comercial
Música
Commercial broadcast
Musical panamericanism
title_short Aquarelas musicais das Américas : projetos identitários de nação nas performances radiofônicas de Radamés Gnattali e Alan Lomax (1939-1945)
title_full Aquarelas musicais das Américas : projetos identitários de nação nas performances radiofônicas de Radamés Gnattali e Alan Lomax (1939-1945)
title_fullStr Aquarelas musicais das Américas : projetos identitários de nação nas performances radiofônicas de Radamés Gnattali e Alan Lomax (1939-1945)
title_full_unstemmed Aquarelas musicais das Américas : projetos identitários de nação nas performances radiofônicas de Radamés Gnattali e Alan Lomax (1939-1945)
title_sort Aquarelas musicais das Américas : projetos identitários de nação nas performances radiofônicas de Radamés Gnattali e Alan Lomax (1939-1945)
author Velloso, Rafael Henrique Soares
author_facet Velloso, Rafael Henrique Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Velloso, Rafael Henrique Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucas, Maria Elizabeth da Silva
contributor_str_mv Lucas, Maria Elizabeth da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Lomax, Alan
Gnattali, Radames 1906-1988
Pan-americanismo
Radiodifusão comercial
Música
topic Lomax, Alan
Gnattali, Radames 1906-1988
Pan-americanismo
Radiodifusão comercial
Música
Commercial broadcast
Musical panamericanism
dc.subject.eng.fl_str_mv Commercial broadcast
Musical panamericanism
description As trajetórias e as atuações profissionais de duas personalidades emblemáticas do campo artístico-intelectual das Américas no século XX – Alan Lomax e Radamés Gnattali – apresentam-se nesta investigação como elementos centrais para a aproximação entre os projetos político-culturais implementados no âmbito das relações Brasil-EUA no período entre 1939 e 1945. O agenciamento desses atores foi determinante na criação de modelos de performatização musical utilizados em programas radiofônicos de conteúdo "folclórico", que, segundo se infere, contribuíram para as transformações políticas e culturais por que passaram ambos os países durante a 2ª Guerra Mundial. Do ponto de vista teórico-metodológico, a hipótese que justifica uma aproximação entre os projetos é que tanto as técnicas de arranjo utilizadas por Gnattali para os programas feitos em parceria com Almirante na Rádio Nacional do Brasil (1941-1945) como as performances musicais conduzidas por Lomax e seus convidados nos programas da CBS nos EUA (1939-1941) podem ser interpretadas como processos de agenciamento entre os produtores, os grupos sociais representados nos programas, os modelos ideológicos defendidos por intelectuais especializados no estudo do folclore e os interesses políticos dos regimes. Esses núcleos de poder, portanto, se relacionariam de forma heterogênea em relação à identidade nacional nos diferentes contextos em que foram inseridos. Por meio de exemplos de programas da série Wellspring of music – escrita e produzida por Alan Lomax para o projeto American School of the Air – e da série Aquarelas do Brasil – produzida por Radamés Gnattali, Almirante e José Mauro e patrocinada pela empresa norte-americana Pan-American World Airlines –, busca-se examinar as estratégias utilizadas para a criação dos modelos de performance musical responsáveis pelos processos de comunicação simbólica operados pelos programas, que teriam contribuído tanto no Brasil como nos EUA para a construção de identidades nacionais utilizadas nos contextos regionais e pan-americanos.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-28T02:41:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/125985
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000972533
url http://hdl.handle.net/10183/125985
identifier_str_mv 000972533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/zip
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125985/3/000972533.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125985/1/000972533.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125985/2/000972533.zip
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125985/4/000972533.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv db8671679e0e9e0ff51ec92315c38072
f3750fc62bcf2f4951f16f6e63be6774
fe389d2001835e7e25cdd4434f10c780
dd30fe3a880db6cb6776ca460aeb67d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085330205802496