Leitura de textos sincréticos verbovisuais : relações entre linguagens em (fan)zines brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lerm, Ruth Rejane Perleberg
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157593
Resumo: Nesta investigação damos continuidade aos estudos sobre textos sincréticos verbovisuais iniciados no mestrado, tendo como objeto empírico de estudo os fanzines, também chamados zines, publicações alternativas de pequena circulação, que se situam nas bordas, nas interfaces entre arte, design, literatura e cultura visual. Na escolha do objeto empírico, bem como na delimitação do corpus de análise, levamos em consideração algumas particularidades observadas na obra de Roland Barthes (1984, 1990, 2004). Corroboraram com essa escolha, o crescente interesse pelos fanzines observado nas áreas de Educação, Comunicação e Design, o surgimento e expansão dos zine fests e a escassez de publicações e estudos acadêmicos sobre o assunto no Brasil. Como objetivo geral, estudamos o sentido ou os efeitos de sentido advindos das relações entre as linguagens envolvidas nos zines. Para tanto, contamos com o aporte teórico e metodológico da semiótica discursiva. Dentre seus autores, citamos as contribuições de Barros (2003), Fiorin (2004, 2009), Teixeira (2004, 2009) e Greimas e Courtés (1991, 2008). Para pensar especificamente as relações entre as linguagens no plano de expressão, buscamos aproximações com Louis Hjelmslev (1978, 2006) e José Roberto do Carmo Jr. (2009). A partir das análises de Pequeno compêndio dos fantasmas interiores, de Ale Kalko; Acordo mal e Em branco, de Hannah Uesugi constatamos entre seus componentes relações de interdependência que, por sua vez, foram examinadas quanto a três dimensões: aproximação/afastamento; coerência/incoerência e subjetividade/objetividade. Consideramos que tais dimensões também estejam presentes nas relações entre linguagens acionadas em outros textos sincréticos verbovisuais. Com isso, pretendemos colaborar tanto para o ensino da arte como para pesquisas que tenham como objeto empírico de estudo manifestações sincréticas verbovisuais. Além de apresentarmos o zine como potente material para experimentação expressiva e conceitual também proporcionamos subsídios teóricos e metodológicos para o aprofundamento da leitura de imagens, trazendo a semiótica discursiva para o contato de professores e pesquisadores. Por outro lado, com o estudo das relações entre linguagens pensadas como dimensões esperamos contribuir para uma sistematização da leitura do plano de expressão de textos sincréticos, ainda em construção na semiótica discursiva.
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Para tanto, contamos com o aporte teórico e metodológico da semiótica discursiva. Dentre seus autores, citamos as contribuições de Barros (2003), Fiorin (2004, 2009), Teixeira (2004, 2009) e Greimas e Courtés (1991, 2008). Para pensar especificamente as relações entre as linguagens no plano de expressão, buscamos aproximações com Louis Hjelmslev (1978, 2006) e José Roberto do Carmo Jr. (2009). A partir das análises de Pequeno compêndio dos fantasmas interiores, de Ale Kalko; Acordo mal e Em branco, de Hannah Uesugi constatamos entre seus componentes relações de interdependência que, por sua vez, foram examinadas quanto a três dimensões: aproximação/afastamento; coerência/incoerência e subjetividade/objetividade. Consideramos que tais dimensões também estejam presentes nas relações entre linguagens acionadas em outros textos sincréticos verbovisuais. Com isso, pretendemos colaborar tanto para o ensino da arte como para pesquisas que tenham como objeto empírico de estudo manifestações sincréticas verbovisuais. Além de apresentarmos o zine como potente material para experimentação expressiva e conceitual também proporcionamos subsídios teóricos e metodológicos para o aprofundamento da leitura de imagens, trazendo a semiótica discursiva para o contato de professores e pesquisadores. Por outro lado, com o estudo das relações entre linguagens pensadas como dimensões esperamos contribuir para uma sistematização da leitura do plano de expressão de textos sincréticos, ainda em construção na semiótica discursiva.In the present investigation we continued our studies on verb-visual syncretic texts started in the Master’s course, having as empirical object of study the fanzines, also called zines, alternative publications of small circulation, which are found on the margins, on the interfaces between art, design, literature and visual culture. When choosing the empirical object as well as the limits of corpus of analysis, we took into consideration some features observed in the work of Roland Barthes (1984, 1990, 2004). The growing interest for fanzines, observed in the fields of Education, Communication and Design, the emergence and expansion of zine fests and the lack of publications and academic studies on the topic in Brazil have supported such choice. As a general objective, we studied the sense or the effects of sense resulting from the relations between the languages involved in the zines. To do so, we made use of the theoretical and methodological input of discursive semiotics. Amongst its authors we mention the contributions by Barros (2003), Fiorin (2004, 2009), Teixeira (2004, 2009) and Greimas and Courtés (1991, 2008). In order to think specifically about the relations between the languages in the expression plan, we looked for reports with Louis Hjelmslev (1978, 2006) and José Roberto do Carmo Jr. (2009). Based on analysis of the Pequeno compêndio dos fantasmas interiores, by Ale Kalko; Acordo mal and Em branco, by Hannah Uesugi we noticed, amongst their components, relations of interdependency which, in turn, were examined concerning three dimensions: approximation/distance; coherence/incoherence and subjectivity/objectivity. We consider that such dimensions are also present in the relations between languages used in other verb-visual syncretic texts. Thus, we intend to collaborate both for the teaching of art as well as for researches which have as their empirical object of study, verb-visual syncretic manifestations. Besides presenting the zine as a powerful material for expressive and conceptual experimentation we also provide theoretical and methodological subsidies for the development of image reading, making the discursive semiotics accessible for teachers, professors and researchers. On the other hand, with the study of the relations between the languages seen as dimensions we expect to contribute for a systematization of the reading of the expression plan of syncretic texts, still under construction in the discursive semiotics.application/pdfporSincretismoSemióticaFormação de professoresReforma curricularArt educationImage readingSemioticsSyncretismFanzineZineLeitura de textos sincréticos verbovisuais : relações entre linguagens em (fan)zines brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019630.pdf001019630.pdfTexto completoapplication/pdf17767201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157593/1/001019630.pdf29552f9960b962afe8c926d68a2f5b67MD51TEXT001019630.pdf.txt001019630.pdf.txtExtracted Texttext/plain280615http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157593/2/001019630.pdf.txt5697d7e37e4c1e0f3a2f8e01af5fbc38MD52THUMBNAIL001019630.pdf.jpg001019630.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157593/3/001019630.pdf.jpg626adeb608c490ce9bf0e45debe1a31dMD5310183/1575932021-05-07 05:12:15.530623oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157593Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:12:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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