Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/13507 |
Resumo: | A dissertação parte de vivências da autora ressignificadas teoricamente, que a estão constituindo enquanto socióloga-professora–pesquisadora, para buscar analisar aspectos sobre a formação de professores de Sociologia para a Educação Básica brasileira. O estudo, com enfoque crítico-dialético e de abordagem qualitativa, tem como cerne o posicionamento de professoras recém-graduadas frente aos seus processos de graduação, às suas condições profissionais e ao contexto nacional, marcado pela reintrodução de Sociologia como componente curricular obrigatório nas escolas da nação. Para tanto, situa-se brevemente a atual discussão sobre a temática formação de professores no bojo do contexto sócionormativo nacional-internacional, apresentando um alfabeto de desafios e características que (re)configuram o trabalho e a condição docente. Paralelamente, o histórico da disciplina nos currículos brasileiros é exposto assim como o contexto normativo atual que rege o assunto, bem como algumas peculiaridades de seu ensino em escolas públicas de nível médio de Porto Alegre. A partir das narrativas das entrevistadas sobre seu curso de Ciências Sociais, apresenta-se categorias temáticas elaboradas durante o processo analítico que se referem ao currículo formativo dessas docentes e questões que extrapolam as particularidades por serem características já históricas das licenciaturas de uma forma geral e, em especial, do curso de licenciatura em Ciências Sociais no país. Por fim, trechos de documentos e resumos são registrados, bem como iniciativas que a autora julga estarem sinalizando mudanças na formação de professores em geral e especificamente de Sociologia. Acredita-se que os resultados apresentados possam contribuir às reflexões e discussões nos cursos de licenciatura, do mesmo modo que possibilitem o estímulo ao fomento de inovações universitárias. |
id |
URGS_45cfdc8279c1a302aeee08c2fa9004cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13507 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Pavei, KatiuciKrahe, Elizabeth Diefenthaeler2008-07-29T04:12:33Z2008http://hdl.handle.net/10183/13507000649212A dissertação parte de vivências da autora ressignificadas teoricamente, que a estão constituindo enquanto socióloga-professora–pesquisadora, para buscar analisar aspectos sobre a formação de professores de Sociologia para a Educação Básica brasileira. O estudo, com enfoque crítico-dialético e de abordagem qualitativa, tem como cerne o posicionamento de professoras recém-graduadas frente aos seus processos de graduação, às suas condições profissionais e ao contexto nacional, marcado pela reintrodução de Sociologia como componente curricular obrigatório nas escolas da nação. Para tanto, situa-se brevemente a atual discussão sobre a temática formação de professores no bojo do contexto sócionormativo nacional-internacional, apresentando um alfabeto de desafios e características que (re)configuram o trabalho e a condição docente. Paralelamente, o histórico da disciplina nos currículos brasileiros é exposto assim como o contexto normativo atual que rege o assunto, bem como algumas peculiaridades de seu ensino em escolas públicas de nível médio de Porto Alegre. A partir das narrativas das entrevistadas sobre seu curso de Ciências Sociais, apresenta-se categorias temáticas elaboradas durante o processo analítico que se referem ao currículo formativo dessas docentes e questões que extrapolam as particularidades por serem características já históricas das licenciaturas de uma forma geral e, em especial, do curso de licenciatura em Ciências Sociais no país. Por fim, trechos de documentos e resumos são registrados, bem como iniciativas que a autora julga estarem sinalizando mudanças na formação de professores em geral e especificamente de Sociologia. Acredita-se que os resultados apresentados possam contribuir às reflexões e discussões nos cursos de licenciatura, do mesmo modo que possibilitem o estímulo ao fomento de inovações universitárias.This work has its initial point at the author’s life, theoretically re-meant, which are helping the author to build herself as sociologist-teacher-researcher, to analyze aspects about Sociologist teacher’s formation of Brazilian Basic Education. This study has critical-dialectic and qualitative view, its main focus is based on teachers new graduated about their graduation process, their professional conditions and national context, because Sociology was reintroduced as obligatory curriculum in Brazilian schools. So, it has been shown briefly the current discussion about teachers’formation in the main point of social-normative nationalinternational context, presenting a challenge alphabet and characteristics that re-configure the work and teacher’s condition. Parallel, the discipline historic in Brazilian curriculums is exposed as well as the current normative context which leads the subject, as well as some peculiarities of its teaching in public high schools in Porto Alegre. From the teachers’ interview about their Social Science Course, it has been shown theme categories made during the analytic process about curriculum formation and questions that overcome its particularities because they are historical characteristics of formation courses in a general way and, in special, of Social Science Course in the country. Finally, pieces and summaries of documents are registered, as well as initiatives which the author thinks to be signalizing changes in teachers’ formation in general and especially in Sociology. The results presented, it is believed to contribute to reflections and discussions in formation courses, at the same time that can stimulate the universities innovations.application/pdfporProfessorFormaçãoSociologiaCiências sociaisEnsino médioTeachers’formationFormation coursesSocial scienceTeachingSociologist teacher’sHigh schoolsReflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000649212.pdf000649212.pdfTexto completoapplication/pdf781020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13507/1/000649212.pdfa7b05f97e666da3284b073ad4c29d7ebMD51TEXT000649212.pdf.txt000649212.pdf.txtExtracted Texttext/plain343793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13507/2/000649212.pdf.txt164f899635624e2e28c1ae3ff8762704MD52THUMBNAIL000649212.pdf.jpg000649212.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13507/3/000649212.pdf.jpgb39399e5aab8d9c7d803c5af9de71a51MD5310183/135072018-10-17 09:39:36.516oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13507Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:39:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia |
title |
Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia |
spellingShingle |
Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia Pavei, Katiuci Professor Formação Sociologia Ciências sociais Ensino médio Teachers’formation Formation courses Social science Teaching Sociologist teacher’s High schools |
title_short |
Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia |
title_full |
Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia |
title_fullStr |
Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia |
title_sort |
Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia |
author |
Pavei, Katiuci |
author_facet |
Pavei, Katiuci |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pavei, Katiuci |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Krahe, Elizabeth Diefenthaeler |
contributor_str_mv |
Krahe, Elizabeth Diefenthaeler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Sociologia Ciências sociais Ensino médio |
topic |
Professor Formação Sociologia Ciências sociais Ensino médio Teachers’formation Formation courses Social science Teaching Sociologist teacher’s High schools |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teachers’formation Formation courses Social science Teaching Sociologist teacher’s High schools |
description |
A dissertação parte de vivências da autora ressignificadas teoricamente, que a estão constituindo enquanto socióloga-professora–pesquisadora, para buscar analisar aspectos sobre a formação de professores de Sociologia para a Educação Básica brasileira. O estudo, com enfoque crítico-dialético e de abordagem qualitativa, tem como cerne o posicionamento de professoras recém-graduadas frente aos seus processos de graduação, às suas condições profissionais e ao contexto nacional, marcado pela reintrodução de Sociologia como componente curricular obrigatório nas escolas da nação. Para tanto, situa-se brevemente a atual discussão sobre a temática formação de professores no bojo do contexto sócionormativo nacional-internacional, apresentando um alfabeto de desafios e características que (re)configuram o trabalho e a condição docente. Paralelamente, o histórico da disciplina nos currículos brasileiros é exposto assim como o contexto normativo atual que rege o assunto, bem como algumas peculiaridades de seu ensino em escolas públicas de nível médio de Porto Alegre. A partir das narrativas das entrevistadas sobre seu curso de Ciências Sociais, apresenta-se categorias temáticas elaboradas durante o processo analítico que se referem ao currículo formativo dessas docentes e questões que extrapolam as particularidades por serem características já históricas das licenciaturas de uma forma geral e, em especial, do curso de licenciatura em Ciências Sociais no país. Por fim, trechos de documentos e resumos são registrados, bem como iniciativas que a autora julga estarem sinalizando mudanças na formação de professores em geral e especificamente de Sociologia. Acredita-se que os resultados apresentados possam contribuir às reflexões e discussões nos cursos de licenciatura, do mesmo modo que possibilitem o estímulo ao fomento de inovações universitárias. |
publishDate |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-07-29T04:12:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/13507 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000649212 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/13507 |
identifier_str_mv |
000649212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13507/1/000649212.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13507/2/000649212.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13507/3/000649212.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a7b05f97e666da3284b073ad4c29d7eb 164f899635624e2e28c1ae3ff8762704 b39399e5aab8d9c7d803c5af9de71a51 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085125324537856 |