Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavei, Katiuci
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13507
Resumo: A dissertação parte de vivências da autora ressignificadas teoricamente, que a estão constituindo enquanto socióloga-professora–pesquisadora, para buscar analisar aspectos sobre a formação de professores de Sociologia para a Educação Básica brasileira. O estudo, com enfoque crítico-dialético e de abordagem qualitativa, tem como cerne o posicionamento de professoras recém-graduadas frente aos seus processos de graduação, às suas condições profissionais e ao contexto nacional, marcado pela reintrodução de Sociologia como componente curricular obrigatório nas escolas da nação. Para tanto, situa-se brevemente a atual discussão sobre a temática formação de professores no bojo do contexto sócionormativo nacional-internacional, apresentando um alfabeto de desafios e características que (re)configuram o trabalho e a condição docente. Paralelamente, o histórico da disciplina nos currículos brasileiros é exposto assim como o contexto normativo atual que rege o assunto, bem como algumas peculiaridades de seu ensino em escolas públicas de nível médio de Porto Alegre. A partir das narrativas das entrevistadas sobre seu curso de Ciências Sociais, apresenta-se categorias temáticas elaboradas durante o processo analítico que se referem ao currículo formativo dessas docentes e questões que extrapolam as particularidades por serem características já históricas das licenciaturas de uma forma geral e, em especial, do curso de licenciatura em Ciências Sociais no país. Por fim, trechos de documentos e resumos são registrados, bem como iniciativas que a autora julga estarem sinalizando mudanças na formação de professores em geral e especificamente de Sociologia. Acredita-se que os resultados apresentados possam contribuir às reflexões e discussões nos cursos de licenciatura, do mesmo modo que possibilitem o estímulo ao fomento de inovações universitárias.
id URGS_45cfdc8279c1a302aeee08c2fa9004cd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13507
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pavei, KatiuciKrahe, Elizabeth Diefenthaeler2008-07-29T04:12:33Z2008http://hdl.handle.net/10183/13507000649212A dissertação parte de vivências da autora ressignificadas teoricamente, que a estão constituindo enquanto socióloga-professora–pesquisadora, para buscar analisar aspectos sobre a formação de professores de Sociologia para a Educação Básica brasileira. O estudo, com enfoque crítico-dialético e de abordagem qualitativa, tem como cerne o posicionamento de professoras recém-graduadas frente aos seus processos de graduação, às suas condições profissionais e ao contexto nacional, marcado pela reintrodução de Sociologia como componente curricular obrigatório nas escolas da nação. Para tanto, situa-se brevemente a atual discussão sobre a temática formação de professores no bojo do contexto sócionormativo nacional-internacional, apresentando um alfabeto de desafios e características que (re)configuram o trabalho e a condição docente. Paralelamente, o histórico da disciplina nos currículos brasileiros é exposto assim como o contexto normativo atual que rege o assunto, bem como algumas peculiaridades de seu ensino em escolas públicas de nível médio de Porto Alegre. A partir das narrativas das entrevistadas sobre seu curso de Ciências Sociais, apresenta-se categorias temáticas elaboradas durante o processo analítico que se referem ao currículo formativo dessas docentes e questões que extrapolam as particularidades por serem características já históricas das licenciaturas de uma forma geral e, em especial, do curso de licenciatura em Ciências Sociais no país. Por fim, trechos de documentos e resumos são registrados, bem como iniciativas que a autora julga estarem sinalizando mudanças na formação de professores em geral e especificamente de Sociologia. Acredita-se que os resultados apresentados possam contribuir às reflexões e discussões nos cursos de licenciatura, do mesmo modo que possibilitem o estímulo ao fomento de inovações universitárias.This work has its initial point at the author’s life, theoretically re-meant, which are helping the author to build herself as sociologist-teacher-researcher, to analyze aspects about Sociologist teacher’s formation of Brazilian Basic Education. This study has critical-dialectic and qualitative view, its main focus is based on teachers new graduated about their graduation process, their professional conditions and national context, because Sociology was reintroduced as obligatory curriculum in Brazilian schools. So, it has been shown briefly the current discussion about teachers’formation in the main point of social-normative nationalinternational context, presenting a challenge alphabet and characteristics that re-configure the work and teacher’s condition. Parallel, the discipline historic in Brazilian curriculums is exposed as well as the current normative context which leads the subject, as well as some peculiarities of its teaching in public high schools in Porto Alegre. From the teachers’ interview about their Social Science Course, it has been shown theme categories made during the analytic process about curriculum formation and questions that overcome its particularities because they are historical characteristics of formation courses in a general way and, in special, of Social Science Course in the country. Finally, pieces and summaries of documents are registered, as well as initiatives which the author thinks to be signalizing changes in teachers’ formation in general and especially in Sociology. The results presented, it is believed to contribute to reflections and discussions in formation courses, at the same time that can stimulate the universities innovations.application/pdfporProfessorFormaçãoSociologiaCiências sociaisEnsino médioTeachers’formationFormation coursesSocial scienceTeachingSociologist teacher’sHigh schoolsReflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000649212.pdf000649212.pdfTexto completoapplication/pdf781020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13507/1/000649212.pdfa7b05f97e666da3284b073ad4c29d7ebMD51TEXT000649212.pdf.txt000649212.pdf.txtExtracted Texttext/plain343793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13507/2/000649212.pdf.txt164f899635624e2e28c1ae3ff8762704MD52THUMBNAIL000649212.pdf.jpg000649212.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13507/3/000649212.pdf.jpgb39399e5aab8d9c7d803c5af9de71a51MD5310183/135072018-10-17 09:39:36.516oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13507Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:39:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia
title Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia
spellingShingle Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia
Pavei, Katiuci
Professor
Formação
Sociologia
Ciências sociais
Ensino médio
Teachers’formation
Formation courses
Social science
Teaching
Sociologist teacher’s
High schools
title_short Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia
title_full Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia
title_fullStr Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia
title_full_unstemmed Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia
title_sort Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia
author Pavei, Katiuci
author_facet Pavei, Katiuci
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavei, Katiuci
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Krahe, Elizabeth Diefenthaeler
contributor_str_mv Krahe, Elizabeth Diefenthaeler
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Sociologia
Ciências sociais
Ensino médio
topic Professor
Formação
Sociologia
Ciências sociais
Ensino médio
Teachers’formation
Formation courses
Social science
Teaching
Sociologist teacher’s
High schools
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers’formation
Formation courses
Social science
Teaching
Sociologist teacher’s
High schools
description A dissertação parte de vivências da autora ressignificadas teoricamente, que a estão constituindo enquanto socióloga-professora–pesquisadora, para buscar analisar aspectos sobre a formação de professores de Sociologia para a Educação Básica brasileira. O estudo, com enfoque crítico-dialético e de abordagem qualitativa, tem como cerne o posicionamento de professoras recém-graduadas frente aos seus processos de graduação, às suas condições profissionais e ao contexto nacional, marcado pela reintrodução de Sociologia como componente curricular obrigatório nas escolas da nação. Para tanto, situa-se brevemente a atual discussão sobre a temática formação de professores no bojo do contexto sócionormativo nacional-internacional, apresentando um alfabeto de desafios e características que (re)configuram o trabalho e a condição docente. Paralelamente, o histórico da disciplina nos currículos brasileiros é exposto assim como o contexto normativo atual que rege o assunto, bem como algumas peculiaridades de seu ensino em escolas públicas de nível médio de Porto Alegre. A partir das narrativas das entrevistadas sobre seu curso de Ciências Sociais, apresenta-se categorias temáticas elaboradas durante o processo analítico que se referem ao currículo formativo dessas docentes e questões que extrapolam as particularidades por serem características já históricas das licenciaturas de uma forma geral e, em especial, do curso de licenciatura em Ciências Sociais no país. Por fim, trechos de documentos e resumos são registrados, bem como iniciativas que a autora julga estarem sinalizando mudanças na formação de professores em geral e especificamente de Sociologia. Acredita-se que os resultados apresentados possam contribuir às reflexões e discussões nos cursos de licenciatura, do mesmo modo que possibilitem o estímulo ao fomento de inovações universitárias.
publishDate 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-07-29T04:12:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13507
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649212
url http://hdl.handle.net/10183/13507
identifier_str_mv 000649212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13507/1/000649212.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13507/2/000649212.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13507/3/000649212.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a7b05f97e666da3284b073ad4c29d7eb
164f899635624e2e28c1ae3ff8762704
b39399e5aab8d9c7d803c5af9de71a51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085125324537856