Os sentidos da ciência e da tecnologia em textos sobre energia nas revistas semanais de informação geral no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossa, Carlos Eugenio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115658
Resumo: O ensino de Ciências/Química no enfoque Ciência – Tecnologia – Sociedade e Ambiente (CTSA) deve permitir ao aluno a articulação do conteúdo científico com sua realidade, de modo que ele compreenda como a ciência e as tecnologias influenciam a sociedade e, então, assuma uma postura crítica, reflexiva e participativa. A divulgação científica é uma necessidade não apenas da comunidade científica como do público em geral, cidadãos e cidadãs, para os quais esse conhecimento seja útil a um melhor entendimento das situações cotidianas, auxiliando em suas tomadas de decisões, conforme os objetivos de uma alfabetização científica. Considerando-se as duas áreas, CTSA e divulgação científica, o objetivo da pesquisa foi compreender os efeitos de sentido da ciência e da tecnologia, a partir do tema da produção energética, construídos nas revistas semanais de informação geral, na perspectiva de uma alfabetização científica. Para análise dos sentidos foram escolhidas as revistas de maior circulação no país: Veja, Época, Isto É e Carta Capital. A coleta de dados para construção do corpus ocorreu no primeiro semestre de 2012, quando as questões ambientais – entre elas a geração de energia – poderiam ser encontradas em função da proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada em junho daquele ano no Brasil. O tema da análise foi escolhido por ser um dos maiores desafios da sociedade global, pois a geração de energia é o ponto crítico para a busca do desenvolvimento e do bem estar geral das populações ao redor do mundo. A análise se deu a partir dos conceitos e noções da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, em especial com a leitura de Michel Pêcheux, considerado seu principal expoente, e Eni Orlandi, uma das maiores fomentadoras das teorias do discurso no Brasil. A dissertação mostra o funcionamento do discurso das revistas a partir de indicações de efeitos de sentido. No caso específico deste trabalho, utilizou-se a crítica de autores da didática das ciências, como António Cachapuz, Daniel Gil-Pérez, Anna Maria Pessoa de Carvalho, João Praia e Amparo Vilches, a partir de algumas visões deformadas da ciência e da tecnologia apresentadas por estes autores, para identificar os sentidos dados à ciência e à tecnologia sobre a produção energética. Os sentidos encontrados foram de Ciência e Tecnologia: descontextualizada; individualista e elitista; empírico-indutivista a ateórica; rígida, algorítmica e infalível; aproblemática, a-histórica, acabada e dogmática; exclusivamente analítica; e acumulativa, de crescimento linear. Após a análise, torna-se explícito o papel desafiador do professor de Ciências que deve, ao apresentar uma matéria jornalística aos estudantes, reconhecer a existência de tais sentidos, sendo portanto fundamental a preparação do educador para a desconstrução destes, buscando a crítica dos silêncios e não-ditos para uma melhor compreensão do tema.
id URGS_45f15f8255b3110fd16702c1b62c4bb2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115658
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rossa, Carlos EugenioEichler, Marcelo Leandro2015-04-29T02:00:04Z2015http://hdl.handle.net/10183/115658000964496O ensino de Ciências/Química no enfoque Ciência – Tecnologia – Sociedade e Ambiente (CTSA) deve permitir ao aluno a articulação do conteúdo científico com sua realidade, de modo que ele compreenda como a ciência e as tecnologias influenciam a sociedade e, então, assuma uma postura crítica, reflexiva e participativa. A divulgação científica é uma necessidade não apenas da comunidade científica como do público em geral, cidadãos e cidadãs, para os quais esse conhecimento seja útil a um melhor entendimento das situações cotidianas, auxiliando em suas tomadas de decisões, conforme os objetivos de uma alfabetização científica. Considerando-se as duas áreas, CTSA e divulgação científica, o objetivo da pesquisa foi compreender os efeitos de sentido da ciência e da tecnologia, a partir do tema da produção energética, construídos nas revistas semanais de informação geral, na perspectiva de uma alfabetização científica. Para análise dos sentidos foram escolhidas as revistas de maior circulação no país: Veja, Época, Isto É e Carta Capital. A coleta de dados para construção do corpus ocorreu no primeiro semestre de 2012, quando as questões ambientais – entre elas a geração de energia – poderiam ser encontradas em função da proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada em junho daquele ano no Brasil. O tema da análise foi escolhido por ser um dos maiores desafios da sociedade global, pois a geração de energia é o ponto crítico para a busca do desenvolvimento e do bem estar geral das populações ao redor do mundo. A análise se deu a partir dos conceitos e noções da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, em especial com a leitura de Michel Pêcheux, considerado seu principal expoente, e Eni Orlandi, uma das maiores fomentadoras das teorias do discurso no Brasil. A dissertação mostra o funcionamento do discurso das revistas a partir de indicações de efeitos de sentido. No caso específico deste trabalho, utilizou-se a crítica de autores da didática das ciências, como António Cachapuz, Daniel Gil-Pérez, Anna Maria Pessoa de Carvalho, João Praia e Amparo Vilches, a partir de algumas visões deformadas da ciência e da tecnologia apresentadas por estes autores, para identificar os sentidos dados à ciência e à tecnologia sobre a produção energética. Os sentidos encontrados foram de Ciência e Tecnologia: descontextualizada; individualista e elitista; empírico-indutivista a ateórica; rígida, algorítmica e infalível; aproblemática, a-histórica, acabada e dogmática; exclusivamente analítica; e acumulativa, de crescimento linear. Após a análise, torna-se explícito o papel desafiador do professor de Ciências que deve, ao apresentar uma matéria jornalística aos estudantes, reconhecer a existência de tais sentidos, sendo portanto fundamental a preparação do educador para a desconstrução destes, buscando a crítica dos silêncios e não-ditos para uma melhor compreensão do tema.The Science education/Chemistry of the approach Science-Technology-Society and Environment (STSE) should allow the student be making the link between the scientific content and the reality, so that he understands how the science and technology is influencing the society and then take a critical, reflective and participatory posture. The science communication is a necessity not only the scientific community as public at large, citizens, for which this knowledge is useful to a better understanding of everyday situations, assisting in their decision making, according to the objectives of scientific literacy. Considering the two areas, STSE and scientific dissemination, the purpose of the research was to understand the effects of sense of science and technology, from the issue of energy production, built in magazines of general information, with a view to scientific literacy. For analysis of the senses were chosen the largest circulation magazine in the country: Veja, Época, Isto É and Carta Capital. Data collection for the construction of corpus occurred in the first half of 2012, when environmental issues - including power generation - could be found in proximity of the function of the United Nations Conference on Sustainable Development, Rio+20, held in June of that year in Brazil. The theme of the analysis was chosen because it is one of the biggest challenges of the global society, because power generation is the critical point for the pursuit of development and the general welfare of the people around the world. The analysis was based on the concepts and notions of discourse analysis (AD) of the French line, especially with Pêcheux, considered its main exponent, and Eni Orlandi, one of the largest fueling the theories of discourse in Brazil. The dissertation shows the speech function from indications meaning effects of such discourses. In the specific case of this study, we used a critique of authors of the teaching of science, as António Cachapuz, Daniel Gil-Pérez, Anna Maria Pessoa de Carvalho, João Beach and Amparo Vilches, from some distorted views of science and technology presented by these authors to identify the meanings given to science and technology on energy production. The senses were found on Science and Technology: decontextualized; individualistic and elitist; empirical-inductive the atheoretical; rigid, algorithmic and infallible; a problematic, ahistorical, and finished dogmatic; exclusively analytical; and cumulative, linear growth. After the analysis, it makes explicit the challenging role of science teacher should, to submit a news story to students, recognize the existence of such senses and is therefore fundamental preparing the educator to the deconstruction of these, seeking review of silences and unspoken for a better understanding of the topic.application/pdfporDivulgação científicaEnsino de ciênciasEnergiaCiência e tecnologiaScience educationSTSEScientific disseminationDiscourse analysisMagazinesOs sentidos da ciência e da tecnologia em textos sobre energia nas revistas semanais de informação geral no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964496.pdf000964496.pdfTexto completoapplication/pdf1613515http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115658/1/000964496.pdfb0d4431da602880e7e6cdbf456aa2195MD51TEXT000964496.pdf.txt000964496.pdf.txtExtracted Texttext/plain296026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115658/2/000964496.pdf.txt76dbdf17d13d5646252531835bab5636MD52THUMBNAIL000964496.pdf.jpg000964496.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115658/3/000964496.pdf.jpge9192199f4bdc521fdba01c88b48124aMD5310183/1156582022-08-17 04:47:17.013743oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115658Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-17T07:47:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os sentidos da ciência e da tecnologia em textos sobre energia nas revistas semanais de informação geral no Brasil
title Os sentidos da ciência e da tecnologia em textos sobre energia nas revistas semanais de informação geral no Brasil
spellingShingle Os sentidos da ciência e da tecnologia em textos sobre energia nas revistas semanais de informação geral no Brasil
Rossa, Carlos Eugenio
Divulgação científica
Ensino de ciências
Energia
Ciência e tecnologia
Science education
STSE
Scientific dissemination
Discourse analysis
Magazines
title_short Os sentidos da ciência e da tecnologia em textos sobre energia nas revistas semanais de informação geral no Brasil
title_full Os sentidos da ciência e da tecnologia em textos sobre energia nas revistas semanais de informação geral no Brasil
title_fullStr Os sentidos da ciência e da tecnologia em textos sobre energia nas revistas semanais de informação geral no Brasil
title_full_unstemmed Os sentidos da ciência e da tecnologia em textos sobre energia nas revistas semanais de informação geral no Brasil
title_sort Os sentidos da ciência e da tecnologia em textos sobre energia nas revistas semanais de informação geral no Brasil
author Rossa, Carlos Eugenio
author_facet Rossa, Carlos Eugenio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossa, Carlos Eugenio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eichler, Marcelo Leandro
contributor_str_mv Eichler, Marcelo Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
Ensino de ciências
Energia
Ciência e tecnologia
topic Divulgação científica
Ensino de ciências
Energia
Ciência e tecnologia
Science education
STSE
Scientific dissemination
Discourse analysis
Magazines
dc.subject.eng.fl_str_mv Science education
STSE
Scientific dissemination
Discourse analysis
Magazines
description O ensino de Ciências/Química no enfoque Ciência – Tecnologia – Sociedade e Ambiente (CTSA) deve permitir ao aluno a articulação do conteúdo científico com sua realidade, de modo que ele compreenda como a ciência e as tecnologias influenciam a sociedade e, então, assuma uma postura crítica, reflexiva e participativa. A divulgação científica é uma necessidade não apenas da comunidade científica como do público em geral, cidadãos e cidadãs, para os quais esse conhecimento seja útil a um melhor entendimento das situações cotidianas, auxiliando em suas tomadas de decisões, conforme os objetivos de uma alfabetização científica. Considerando-se as duas áreas, CTSA e divulgação científica, o objetivo da pesquisa foi compreender os efeitos de sentido da ciência e da tecnologia, a partir do tema da produção energética, construídos nas revistas semanais de informação geral, na perspectiva de uma alfabetização científica. Para análise dos sentidos foram escolhidas as revistas de maior circulação no país: Veja, Época, Isto É e Carta Capital. A coleta de dados para construção do corpus ocorreu no primeiro semestre de 2012, quando as questões ambientais – entre elas a geração de energia – poderiam ser encontradas em função da proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada em junho daquele ano no Brasil. O tema da análise foi escolhido por ser um dos maiores desafios da sociedade global, pois a geração de energia é o ponto crítico para a busca do desenvolvimento e do bem estar geral das populações ao redor do mundo. A análise se deu a partir dos conceitos e noções da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, em especial com a leitura de Michel Pêcheux, considerado seu principal expoente, e Eni Orlandi, uma das maiores fomentadoras das teorias do discurso no Brasil. A dissertação mostra o funcionamento do discurso das revistas a partir de indicações de efeitos de sentido. No caso específico deste trabalho, utilizou-se a crítica de autores da didática das ciências, como António Cachapuz, Daniel Gil-Pérez, Anna Maria Pessoa de Carvalho, João Praia e Amparo Vilches, a partir de algumas visões deformadas da ciência e da tecnologia apresentadas por estes autores, para identificar os sentidos dados à ciência e à tecnologia sobre a produção energética. Os sentidos encontrados foram de Ciência e Tecnologia: descontextualizada; individualista e elitista; empírico-indutivista a ateórica; rígida, algorítmica e infalível; aproblemática, a-histórica, acabada e dogmática; exclusivamente analítica; e acumulativa, de crescimento linear. Após a análise, torna-se explícito o papel desafiador do professor de Ciências que deve, ao apresentar uma matéria jornalística aos estudantes, reconhecer a existência de tais sentidos, sendo portanto fundamental a preparação do educador para a desconstrução destes, buscando a crítica dos silêncios e não-ditos para uma melhor compreensão do tema.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-29T02:00:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115658
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000964496
url http://hdl.handle.net/10183/115658
identifier_str_mv 000964496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115658/1/000964496.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115658/2/000964496.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115658/3/000964496.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b0d4431da602880e7e6cdbf456aa2195
76dbdf17d13d5646252531835bab5636
e9192199f4bdc521fdba01c88b48124a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085318764789760