Linha e cor na pintura tardia de Gustave Moreau (1826- 1898) : um simbolismo da forma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Mariana Garcia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236275
Resumo: Cette recherche interroge le langage pictural développé par Gustave Moreau (1826- 1898) dans ses œuvres tardives, qui présente un intense expérimentalisme et se distingue par sa dissociation du trait et de la couleur. Par l'analyse et l'articulation théorique, nous avons cherché à comprendre en quoi l'adoption d'un tel langage dissocié se rattache au projet artistique de Moreau, qui voit la peinture comme un véhicule de la pensée, et à sa perspective existentielle, qui se structure comme un dualisme de l'esprit et de la matière.
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spelling Vasconcellos, Mariana GarciaGomes, Paulo César Ribeiro2022-03-26T05:05:29Z2021http://hdl.handle.net/10183/236275001138974Cette recherche interroge le langage pictural développé par Gustave Moreau (1826- 1898) dans ses œuvres tardives, qui présente un intense expérimentalisme et se distingue par sa dissociation du trait et de la couleur. Par l'analyse et l'articulation théorique, nous avons cherché à comprendre en quoi l'adoption d'un tel langage dissocié se rattache au projet artistique de Moreau, qui voit la peinture comme un véhicule de la pensée, et à sa perspective existentielle, qui se structure comme un dualisme de l'esprit et de la matière.Esta pesquisa investiga a linguagem pictórica desenvolvida por Gustave Moreau (1826-1898) em sua produção tardia, que carrega uma experimentalidade intensa e marcada sobretudo pela dissociação entre a linha e a cor. Através da análise e articulação teórica em torno das obras e escritos do artista, buscou-se entender como a adoção dessa linguagem dissociada relaciona-se com o projeto artístico de Moreau, que coloca a pintura como um veículo do pensamento, e com sua perspectiva existencial, que se estrutura em um dualismo de espírito e matéria.This research investigates the pictorial language developed by Gustave Moreau (1826-1898) in his late works, which presents an intense experimentalism and is notable for its dissociation of line and color. Through analysis and theoretical articulation, we sought to understand in what ways the adoption of such dissociated language relates to Moreau’s artistic project, which sees painting as a vehicle for thought, and to his existential perspective, which structures itself as a dualism of spirit and matter.application/pdfporPeinture du dix-neuvième siècleLangage picturalSymbolismeDualismeMoreau, Gustave, 1826-1898PinturaSimbolismo (Arte)DualismoNineteenth-century paintingPictorial languageSymbolismDualismLinha e cor na pintura tardia de Gustave Moreau (1826- 1898) : um simbolismo da formainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138974.pdf.txt001138974.pdf.txtExtracted Texttext/plain481091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236275/2/001138974.pdf.txt3858e1af73e57722ab1d2d96527f2536MD52ORIGINAL001138974.pdfTexto completoapplication/pdf19129448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236275/1/001138974.pdf515f7d3b445d994f855e679c77abb33fMD5110183/2362752022-04-05 04:41:01.337228oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236275Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-05T07:41:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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