Ondjaki e a memória cultural em 'Bom dia camaradas', 'Os da minha rua' e 'AvóDezanove e o segredo do soviético'
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37295 |
Resumo: | Este trabalho é uma análise de três obras do escritor angolano Ondjaki, a saber: Bom dia camaradas, Os da minha rua e AvóDezanove e o segredo do soviético. Expoente da literatura angolana contemporânea, nestas três obras, Ondjaki apresenta o mesmo narrador – um menino de classe média que vive em Luanda. Embora sejam obras independentes, em todas o narrador explora as possibilidade do texto a partir do tempo mítico da infância. Nossa análise parte do conceito de “memória cultural”, desenvolvido pelo egiptólogo alemão e teórico da cultura Jan Assmann. Segundo ele, a memória cultural é a memória que conduz a história a partir de uma perspectiva narrativa, não oficial. Assim sendo, a memória cultural se insere nas esferas da tradição e do mito, passada de geração em geração através das mais diversas instâncias narrativas, tais quais as literaturas escrita e oral, a música, as lendas, a dança, as artes pictóricas e tudo aquilo que é parte da cultura de uma comunidade. A memória cultural difere da História na medida em que a primeira é dada pela história que narra, e a segunda pela história que investiga. Na edificação do conceito de memória cultural, Jan Assmann utiliza, como principais pressupostos, conceitos de Nietzsche e Freud, mais especificamente, o conceito nietzschiano de memória vinculante, a memória normativa que é forjada na dor, e o conceito freudiano de trauma. O objetivo deste trabalho é determinar de que modo as três obras de Ondjaki se coadunam com as teorias desenvolvidas por Assmann e como a memória cultural está presente nas narrativas do escritor angolano. |
id |
URGS_46a645526389a452f653fe3dbdfbdca0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37295 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Veras, LaureneZilberman, Regina2012-03-02T01:20:11Z2011http://hdl.handle.net/10183/37295000819503Este trabalho é uma análise de três obras do escritor angolano Ondjaki, a saber: Bom dia camaradas, Os da minha rua e AvóDezanove e o segredo do soviético. Expoente da literatura angolana contemporânea, nestas três obras, Ondjaki apresenta o mesmo narrador – um menino de classe média que vive em Luanda. Embora sejam obras independentes, em todas o narrador explora as possibilidade do texto a partir do tempo mítico da infância. Nossa análise parte do conceito de “memória cultural”, desenvolvido pelo egiptólogo alemão e teórico da cultura Jan Assmann. Segundo ele, a memória cultural é a memória que conduz a história a partir de uma perspectiva narrativa, não oficial. Assim sendo, a memória cultural se insere nas esferas da tradição e do mito, passada de geração em geração através das mais diversas instâncias narrativas, tais quais as literaturas escrita e oral, a música, as lendas, a dança, as artes pictóricas e tudo aquilo que é parte da cultura de uma comunidade. A memória cultural difere da História na medida em que a primeira é dada pela história que narra, e a segunda pela história que investiga. Na edificação do conceito de memória cultural, Jan Assmann utiliza, como principais pressupostos, conceitos de Nietzsche e Freud, mais especificamente, o conceito nietzschiano de memória vinculante, a memória normativa que é forjada na dor, e o conceito freudiano de trauma. O objetivo deste trabalho é determinar de que modo as três obras de Ondjaki se coadunam com as teorias desenvolvidas por Assmann e como a memória cultural está presente nas narrativas do escritor angolano.The current thesis presents an analysis of three novels by Angolan writer Ondjaki: Bom Dia Camaradas, Os da Minha Rua e Avó Dezanove e o Segredo do Soviético. Renowned contemporary Angolan writer, in these three books Ondjaki presents the same narrator, a middle class boy who lives in Luanda. Although the books are independent, in all of them the narrator explores the possibilities of the text from the mythical time of childhood. The analysis is built upon the concept of “cultural memory” developed by the German Egyptologist and culture theoretician Jan Assmann. According to him, cultural memory is that memory which conducts history from a narrative perspective instead of an official historical perspective. Therefore, cultural memory is integrant part of the traditional and mythical spheres of culture, being handed down from one generation to the next in the most diverse narrative media, such as written and oral literatures, music, dance, the visual arts and everything that is part of the culture of a community. Cultural memory is different from history in that the first is narrative, whereas the second is investigative. Jan Assmann builds the concept of cultural memory using as his principal presuppositions, Nietzsche’s concept of “linking memory,” that is, the normative memory that is forged in pain, and Freud’s concept of “trauma.” The purpose of this analysis is to determine how Ondjaki’s three novels are in line with Assmann’s theory and to explore the way cultural memory appears in the Angolan writer’s narratives.application/pdfporOndjaki, 1977-Assmann, JanLiteratura lusófonaLiteratura comparadaLiteratura angolanaNarrativaMemória culturalAnálise literáriaTeoria da literaturaTeoria da culturaLiteratura contemporâneaAngolan literatureCultural memoryOndjakiJan AssmannOndjaki e a memória cultural em 'Bom dia camaradas', 'Os da minha rua' e 'AvóDezanove e o segredo do soviético'info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000819503.pdf000819503.pdfTexto completoapplication/pdf510474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37295/1/000819503.pdf604fc76476966d5e27c3adf5f50d66f1MD51TEXT000819503.pdf.txt000819503.pdf.txtExtracted Texttext/plain229868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37295/2/000819503.pdf.txt5014f625106054eecd05e9671a47b6ffMD52THUMBNAIL000819503.pdf.jpg000819503.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37295/3/000819503.pdf.jpg7d5b5b62397daa22987af4863cec92d7MD5310183/372952018-10-08 08:40:44.544oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37295Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:40:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ondjaki e a memória cultural em 'Bom dia camaradas', 'Os da minha rua' e 'AvóDezanove e o segredo do soviético' |
title |
Ondjaki e a memória cultural em 'Bom dia camaradas', 'Os da minha rua' e 'AvóDezanove e o segredo do soviético' |
spellingShingle |
Ondjaki e a memória cultural em 'Bom dia camaradas', 'Os da minha rua' e 'AvóDezanove e o segredo do soviético' Veras, Laurene Ondjaki, 1977- Assmann, Jan Literatura lusófona Literatura comparada Literatura angolana Narrativa Memória cultural Análise literária Teoria da literatura Teoria da cultura Literatura contemporânea Angolan literature Cultural memory Ondjaki Jan Assmann |
title_short |
Ondjaki e a memória cultural em 'Bom dia camaradas', 'Os da minha rua' e 'AvóDezanove e o segredo do soviético' |
title_full |
Ondjaki e a memória cultural em 'Bom dia camaradas', 'Os da minha rua' e 'AvóDezanove e o segredo do soviético' |
title_fullStr |
Ondjaki e a memória cultural em 'Bom dia camaradas', 'Os da minha rua' e 'AvóDezanove e o segredo do soviético' |
title_full_unstemmed |
Ondjaki e a memória cultural em 'Bom dia camaradas', 'Os da minha rua' e 'AvóDezanove e o segredo do soviético' |
title_sort |
Ondjaki e a memória cultural em 'Bom dia camaradas', 'Os da minha rua' e 'AvóDezanove e o segredo do soviético' |
author |
Veras, Laurene |
author_facet |
Veras, Laurene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veras, Laurene |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zilberman, Regina |
contributor_str_mv |
Zilberman, Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ondjaki, 1977- Assmann, Jan Literatura lusófona Literatura comparada Literatura angolana Narrativa Memória cultural Análise literária Teoria da literatura Teoria da cultura Literatura contemporânea |
topic |
Ondjaki, 1977- Assmann, Jan Literatura lusófona Literatura comparada Literatura angolana Narrativa Memória cultural Análise literária Teoria da literatura Teoria da cultura Literatura contemporânea Angolan literature Cultural memory Ondjaki Jan Assmann |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Angolan literature Cultural memory Ondjaki Jan Assmann |
description |
Este trabalho é uma análise de três obras do escritor angolano Ondjaki, a saber: Bom dia camaradas, Os da minha rua e AvóDezanove e o segredo do soviético. Expoente da literatura angolana contemporânea, nestas três obras, Ondjaki apresenta o mesmo narrador – um menino de classe média que vive em Luanda. Embora sejam obras independentes, em todas o narrador explora as possibilidade do texto a partir do tempo mítico da infância. Nossa análise parte do conceito de “memória cultural”, desenvolvido pelo egiptólogo alemão e teórico da cultura Jan Assmann. Segundo ele, a memória cultural é a memória que conduz a história a partir de uma perspectiva narrativa, não oficial. Assim sendo, a memória cultural se insere nas esferas da tradição e do mito, passada de geração em geração através das mais diversas instâncias narrativas, tais quais as literaturas escrita e oral, a música, as lendas, a dança, as artes pictóricas e tudo aquilo que é parte da cultura de uma comunidade. A memória cultural difere da História na medida em que a primeira é dada pela história que narra, e a segunda pela história que investiga. Na edificação do conceito de memória cultural, Jan Assmann utiliza, como principais pressupostos, conceitos de Nietzsche e Freud, mais especificamente, o conceito nietzschiano de memória vinculante, a memória normativa que é forjada na dor, e o conceito freudiano de trauma. O objetivo deste trabalho é determinar de que modo as três obras de Ondjaki se coadunam com as teorias desenvolvidas por Assmann e como a memória cultural está presente nas narrativas do escritor angolano. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-02T01:20:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37295 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000819503 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37295 |
identifier_str_mv |
000819503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37295/1/000819503.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37295/2/000819503.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37295/3/000819503.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
604fc76476966d5e27c3adf5f50d66f1 5014f625106054eecd05e9671a47b6ff 7d5b5b62397daa22987af4863cec92d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736858599587840 |