Avaliação do comportamento ao fogo de placas de vedação de concreto com inserção de resíduos de pneus inservíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simonetti, Camila
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/213297
Resumo: A deposição inadequada de pneus inservíveis é um caso de destaque quando se discute a mitigação de impactos sanitários e ambientais, fato que tem motivado várias pesquisas sobre possíveis métodos de aproveitamento desse tipo de rejeito. A construção civil vem se mostrando como uma consumidora potencial de resíduos, dada a sua capacidade de absorver grandes quantidades de material, a busca por alternativas para superar a escassez de matérias-primas naturais, o interesse em reduzir a pegada ambiental das obras e a boa capacidade de encapsulamento de diversos contaminantes pelas matrizes de concreto. A possibilidade de incorporação de resíduos reciclados de pneus inservíveis em concreto já foi consolidada em pesquisas anteriores. Entretanto, nota-se uma lacuna acerca do desempenho desses concretos quando submetidos a elevadas temperaturas. O presente trabalho busca avaliar o comportamento ao fogo de placas de vedação de concreto, elaboradas com material reaproveitado de pneus inservíveis, empregando tanto a fibra metálica reciclada quanto agregado reciclado da borracha. O programa experimental envolveu a caracterização de propriedades físicas e mecânicas dos concretos, além de ensaios de reação e de resistência ao fogo. Além do concreto referência sem resíduos, foram testados traços com substituição de agregado miúdo por agregado reciclado de borracha nas proporções de 5% e 10%, em volume; e outras misturas com adição de teores de fibra metálica reciclada de pneus da ordem de 0,5% e 1,5%, em volume. Quanto à reação ao fogo, os resultados obtidos indicam que os concretos com resíduos de pneu testados, exceto o concreto referência, são classificados como combustíveis, devido à ocorrência de chamejamento durante o ensaio de incombustibilidade. Não houve propagação de chamas, nem registro de emissão de fumaça significativo. Quanto à resistência ao fogo, os concretos com fibra metálica reciclada, e com 5% de borracha, evidenciaram comportamento similar ao concreto referência frente aos parâmetros verificados durante este ensaio. Já o concreto com 10% de borracha registrou desplacamento explosivo e resultou em desempenho inferior em termos de isolamento térmico e de estanqueidade.
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