Linguagem, transferência, clínica: as relações entre o saber e o fazer na clínica dos distúrbios de linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalpiaz, Sonia Luzia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180943
Resumo: Nesta tese, são colocadas em pauta as relações entre o saber e o fazer, com base em interrogantes da atuação no campo da clínica dos distúrbios de linguagem. Como a transferência e a linguagem se articulam nas relações que acontecem no interior dessa clínica, elas constituem sua questão norteadora. A partir desta, são problematizadas as relações entre o terapeuta e seu paciente, o terapeuta e os pais (no caso da infância), o terapeuta e outros profissionais, o terapeuta e seu fazer. Inicia-se a discussão com o estudo da História da clínica, para situar-se, nos dias de hoje, como se configuram noções como normal/patológico e sintoma na clínica fonoaudiológica e contextualizar a clínica dos distúrbios de linguagem. Parte-se, em seguida, em direção a dois referenciais teóricos que sustentam a tese: o primeiro tem origem na psicanálise freudo-lacaniana, abordada a partir, principalmente, da noção de transferência, a qual, juntamente com suas derivações, é “traduzida” para o campo da clínica dos distúrbios de linguagem com a função de inaugurar, constituir e sustentar as relações que se constroem nessa clínica. Prossegue-se apoiando-se na Linguística, em especial nos estudos sobre a enunciação de Émile Benveniste, como forma de compreender os movimentos entre eu, tu e ele que se dão a cada ato de enunciação. Tendo à disposição o conjunto dessas reflexões, passa-se a fazer os cruzamentos entre o que a prática clínica interroga e o que faz eco, a partir das leituras realizadas. Ao final da tese, conclui-se que as relações entre o saber e o fazer na clínica dos distúrbios de linguagem são pautadas, o tempo todo, pelos movimentos que acontecem entre linguagem, transferência e clínica, a cada ato de enunciação que ali se apresenta.
id URGS_473d4ef00f83766c9bf1fb4b6d08d7b2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180943
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Dalpiaz, Sonia LuziaFlores, Valdir do Nascimento2018-08-02T02:41:02Z2018http://hdl.handle.net/10183/180943001072839Nesta tese, são colocadas em pauta as relações entre o saber e o fazer, com base em interrogantes da atuação no campo da clínica dos distúrbios de linguagem. Como a transferência e a linguagem se articulam nas relações que acontecem no interior dessa clínica, elas constituem sua questão norteadora. A partir desta, são problematizadas as relações entre o terapeuta e seu paciente, o terapeuta e os pais (no caso da infância), o terapeuta e outros profissionais, o terapeuta e seu fazer. Inicia-se a discussão com o estudo da História da clínica, para situar-se, nos dias de hoje, como se configuram noções como normal/patológico e sintoma na clínica fonoaudiológica e contextualizar a clínica dos distúrbios de linguagem. Parte-se, em seguida, em direção a dois referenciais teóricos que sustentam a tese: o primeiro tem origem na psicanálise freudo-lacaniana, abordada a partir, principalmente, da noção de transferência, a qual, juntamente com suas derivações, é “traduzida” para o campo da clínica dos distúrbios de linguagem com a função de inaugurar, constituir e sustentar as relações que se constroem nessa clínica. Prossegue-se apoiando-se na Linguística, em especial nos estudos sobre a enunciação de Émile Benveniste, como forma de compreender os movimentos entre eu, tu e ele que se dão a cada ato de enunciação. Tendo à disposição o conjunto dessas reflexões, passa-se a fazer os cruzamentos entre o que a prática clínica interroga e o que faz eco, a partir das leituras realizadas. Ao final da tese, conclui-se que as relações entre o saber e o fazer na clínica dos distúrbios de linguagem são pautadas, o tempo todo, pelos movimentos que acontecem entre linguagem, transferência e clínica, a cada ato de enunciação que ali se apresenta.In this thesis, the issue in question is the relation between knowledge and doing, which are based on questions from the practice in the clinical field of language disorders. Since transference and language are articulated in the relationships that take place within this clinic, they are the leading question. Stemming from the leading question, the following relations are speculated: the relations between the therapist and his patient, the therapist and the parents (in the case of childhood), the therapist and other professionals, and the therapist and his work. The discussion begins with the study of the History of the Clinic, in order to understand nowadays how to configure notions such as normal/pathological symptom in the Speech-Language Pathology Clinic and how best to contextualize them in the clinic of language disorders. The first part is based on the Freud-Lacanian Psychoanalysis, which is based mainly on the notion of Transference, which, together with its derivations, is “translated” into the field of the clinic of language disorders with the function of inaugurating, constituting and sustaining the relationships that are built in this clinic. The next moment is based on Linguistics, especially in Studies on the Enunciation of Émile Benveniste, as a way of understanding the movements between I”, you” and he that occur to each act of enunciation. Having all these reflections at hand, the intersections between what clinical practice interrogates and what echoes are made from the readings made. Finally, we found out that the relationships between the knowledge and the performance in the clinic of language disorders are always based on the movements that happen among language, transference and clinic in each act of enunciation that occurs there.application/pdfporLinguísticaDisturbio de linguagemClínica de linguagemLingüística da enunciaçãoTransferenciaSpeech language pathology clinicPatientTherapistTransferenceLinguistics of enunciationLinguagem, transferência, clínica: as relações entre o saber e o fazer na clínica dos distúrbios de linguageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001072839.pdfTexto completoapplication/pdf1638832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180943/1/001072839.pdfa9d8bd94d36f82a2102c52974a510e20MD51TEXT001072839.pdf.txt001072839.pdf.txtExtracted Texttext/plain319247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180943/2/001072839.pdf.txtbfd05ebe8f34a5341fafea2fa9b29b6bMD52THUMBNAIL001072839.pdf.jpg001072839.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180943/3/001072839.pdf.jpgfef88851aeec09f4f6f52ee05f5daaf0MD5310183/1809432018-10-05 07:35:10.183oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180943Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T10:35:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Linguagem, transferência, clínica: as relações entre o saber e o fazer na clínica dos distúrbios de linguagem
title Linguagem, transferência, clínica: as relações entre o saber e o fazer na clínica dos distúrbios de linguagem
spellingShingle Linguagem, transferência, clínica: as relações entre o saber e o fazer na clínica dos distúrbios de linguagem
Dalpiaz, Sonia Luzia
Linguística
Disturbio de linguagem
Clínica de linguagem
Lingüística da enunciação
Transferencia
Speech language pathology clinic
Patient
Therapist
Transference
Linguistics of enunciation
title_short Linguagem, transferência, clínica: as relações entre o saber e o fazer na clínica dos distúrbios de linguagem
title_full Linguagem, transferência, clínica: as relações entre o saber e o fazer na clínica dos distúrbios de linguagem
title_fullStr Linguagem, transferência, clínica: as relações entre o saber e o fazer na clínica dos distúrbios de linguagem
title_full_unstemmed Linguagem, transferência, clínica: as relações entre o saber e o fazer na clínica dos distúrbios de linguagem
title_sort Linguagem, transferência, clínica: as relações entre o saber e o fazer na clínica dos distúrbios de linguagem
author Dalpiaz, Sonia Luzia
author_facet Dalpiaz, Sonia Luzia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalpiaz, Sonia Luzia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Valdir do Nascimento
contributor_str_mv Flores, Valdir do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Disturbio de linguagem
Clínica de linguagem
Lingüística da enunciação
Transferencia
topic Linguística
Disturbio de linguagem
Clínica de linguagem
Lingüística da enunciação
Transferencia
Speech language pathology clinic
Patient
Therapist
Transference
Linguistics of enunciation
dc.subject.eng.fl_str_mv Speech language pathology clinic
Patient
Therapist
Transference
Linguistics of enunciation
description Nesta tese, são colocadas em pauta as relações entre o saber e o fazer, com base em interrogantes da atuação no campo da clínica dos distúrbios de linguagem. Como a transferência e a linguagem se articulam nas relações que acontecem no interior dessa clínica, elas constituem sua questão norteadora. A partir desta, são problematizadas as relações entre o terapeuta e seu paciente, o terapeuta e os pais (no caso da infância), o terapeuta e outros profissionais, o terapeuta e seu fazer. Inicia-se a discussão com o estudo da História da clínica, para situar-se, nos dias de hoje, como se configuram noções como normal/patológico e sintoma na clínica fonoaudiológica e contextualizar a clínica dos distúrbios de linguagem. Parte-se, em seguida, em direção a dois referenciais teóricos que sustentam a tese: o primeiro tem origem na psicanálise freudo-lacaniana, abordada a partir, principalmente, da noção de transferência, a qual, juntamente com suas derivações, é “traduzida” para o campo da clínica dos distúrbios de linguagem com a função de inaugurar, constituir e sustentar as relações que se constroem nessa clínica. Prossegue-se apoiando-se na Linguística, em especial nos estudos sobre a enunciação de Émile Benveniste, como forma de compreender os movimentos entre eu, tu e ele que se dão a cada ato de enunciação. Tendo à disposição o conjunto dessas reflexões, passa-se a fazer os cruzamentos entre o que a prática clínica interroga e o que faz eco, a partir das leituras realizadas. Ao final da tese, conclui-se que as relações entre o saber e o fazer na clínica dos distúrbios de linguagem são pautadas, o tempo todo, pelos movimentos que acontecem entre linguagem, transferência e clínica, a cada ato de enunciação que ali se apresenta.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-02T02:41:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180943
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001072839
url http://hdl.handle.net/10183/180943
identifier_str_mv 001072839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180943/1/001072839.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180943/2/001072839.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180943/3/001072839.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a9d8bd94d36f82a2102c52974a510e20
bfd05ebe8f34a5341fafea2fa9b29b6b
fef88851aeec09f4f6f52ee05f5daaf0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085451751489536