Projeto de vida em (dis)curso : repetição, contradição e ideologia em documentos regulatórios do novo ensino médio e textos de apresentação de livros didáticos do PNLD 2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Marcos Machado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273184
Resumo: Neste estudo, buscamos embasamento teórico-metodológico na Análise do Discurso Materialista fundada por Michel Pêcheux, sendo importantes Louis Althusser e Jean-Jacques Courtine. Incluímos também as contribuições precisas de José Gimeno Sacristán que não somente define currículo, mas oferece uma perspectiva abrangente sobre sua materialização em níveis interconectados. Essa tomada de decisão implicou gestos de leitura os quais, fazendo trabalhar descrição e interpretação, assumiram compromisso com a compreensão do funcionamento do discurso político-curricular por meio de “escuta discursiva” de documentos que regulam a produção do currículo no Brasil como também de textos de apresentação em livros didáticos de Projeto de Vida distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2021 (PNLD 2021), sendo esta a finalidade principal que se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: identificar relações de sentidos com outros discursos, relações de forças com outras posições e antecipação do que o interlocutor pode interpretar nos discursos; compreender o funcionamento da repetição nos discursos. Ao explorar a inserção do componente Projeto de Vida no currículo, foram investigadas as implicações discursivas e os sentidos produzidos. Perguntas foram propostas quanto à posição do sujeito em diferentes contextos discursivos e à presença de uma "gramática ideológica" na construção dos discursos político-curriculares. O estudo abordou a presença de discursos outros no discurso político-curricular e destacou a relação de dependência entre “conhecimentos e experiências” adquiridos na escola e as demandas do “mundo do trabalho”, reconhecendo, assim, o funcionamento da Formação Discursiva Trabalho e Educação que representa, na linguagem, uma Formação Ideológica Educacional Neoliberal que aponta para a responsabilidade individual do estudante sobre o sucesso ou fracasso do projeto de vida e, ao mesmo tempo, produz um silenciamento de desigualdades e injustiças presentes no cotidiano do mesmo. Além disso, consideradas as sequências discursivas analisadas, existe uma contradição entre o que está dito e o que não está dito. Uma contradição que é efeito da divisão do sujeito e do sentido: no interior da FD Trabalho e Educação, sentidos e sujeitos se confrontam, efeitos e significações outros são constituídos. Uma contradição entre o sujeito autônomo, crítico e protagonista e o sujeito submetido ao processo de formação determinado/prescrito pelos documentos normativos, pela BNCC e, por fim, pelos livros didáticos. Enfim, em torno do sintagma “projeto de vida”, reconheci a contradição/tensão entre a escola que empodera e a escola que regula e desempodera.
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spelling Duarte, Marcos MachadoFiss, Dóris Maria Luzzardi2024-03-09T05:02:51Z2023http://hdl.handle.net/10183/273184001197586Neste estudo, buscamos embasamento teórico-metodológico na Análise do Discurso Materialista fundada por Michel Pêcheux, sendo importantes Louis Althusser e Jean-Jacques Courtine. Incluímos também as contribuições precisas de José Gimeno Sacristán que não somente define currículo, mas oferece uma perspectiva abrangente sobre sua materialização em níveis interconectados. Essa tomada de decisão implicou gestos de leitura os quais, fazendo trabalhar descrição e interpretação, assumiram compromisso com a compreensão do funcionamento do discurso político-curricular por meio de “escuta discursiva” de documentos que regulam a produção do currículo no Brasil como também de textos de apresentação em livros didáticos de Projeto de Vida distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2021 (PNLD 2021), sendo esta a finalidade principal que se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: identificar relações de sentidos com outros discursos, relações de forças com outras posições e antecipação do que o interlocutor pode interpretar nos discursos; compreender o funcionamento da repetição nos discursos. Ao explorar a inserção do componente Projeto de Vida no currículo, foram investigadas as implicações discursivas e os sentidos produzidos. Perguntas foram propostas quanto à posição do sujeito em diferentes contextos discursivos e à presença de uma "gramática ideológica" na construção dos discursos político-curriculares. O estudo abordou a presença de discursos outros no discurso político-curricular e destacou a relação de dependência entre “conhecimentos e experiências” adquiridos na escola e as demandas do “mundo do trabalho”, reconhecendo, assim, o funcionamento da Formação Discursiva Trabalho e Educação que representa, na linguagem, uma Formação Ideológica Educacional Neoliberal que aponta para a responsabilidade individual do estudante sobre o sucesso ou fracasso do projeto de vida e, ao mesmo tempo, produz um silenciamento de desigualdades e injustiças presentes no cotidiano do mesmo. Além disso, consideradas as sequências discursivas analisadas, existe uma contradição entre o que está dito e o que não está dito. Uma contradição que é efeito da divisão do sujeito e do sentido: no interior da FD Trabalho e Educação, sentidos e sujeitos se confrontam, efeitos e significações outros são constituídos. Uma contradição entre o sujeito autônomo, crítico e protagonista e o sujeito submetido ao processo de formação determinado/prescrito pelos documentos normativos, pela BNCC e, por fim, pelos livros didáticos. Enfim, em torno do sintagma “projeto de vida”, reconheci a contradição/tensão entre a escola que empodera e a escola que regula e desempodera.In this study, we seek theoretical-methodological basis in Materialist Discourse Analysis founded by Michel Pêcheux, with Louis Althusser and Jean-Jacques Courtine being important. We also include the precise contributions of José Gimeno Sacristán who not only defines curriculum, but offers a comprehensive perspective on its materialization at interconnected levels. This decision-making involved reading gestures which, making description and interpretation work, assumed a commitment to understanding the functioning of the political-curricular discourse through “discursive listening” of documents that regulate the production of the curriculum in Brazil as well as texts presentation in Life Project textbooks distributed by the National Book and Teaching Material Program 2021 (PNLD 2021), this being the main purpose that unfolded into the following specific objectives: identifying relationships of meaning with other discourses, relationships of forces with other positions and anticipation of what the interlocutor may interpret in the speeches; understand how repetition works in speeches. When exploring the inclusion of the Life Project component in the curriculum, the discursive implications and meanings produced were investigated. Questions were proposed regarding the subject's position in different discursive contexts and the presence of an "ideological grammar" in the construction of political-curricular discourses. The study addressed the presence of other discourses in the political-curricular discourse and highlighted the relationship of dependence between “knowledge and experiences” acquired at school and the demands of the “world of work”, thus recognizing the functioning of Discursive Formation Work and Education which represents, in language, a Neoliberal Educational Ideological Formation that points to the student's individual responsibility for the success or failure of their life project and, at the same time, produces a silencing of inequalities and injustices present in their daily lives. Furthermore, considering the discursive sequences analyzed, there is a contradiction between what is said and what is not said. A contradiction that is the effect of the division of subject and meaning: within the FD Work and Education, meanings and subjects confront each other, other effects and meanings are constituted. A contradiction between the autonomous, critical and protagonist subject and the subject subjected to the training process determined/prescribed by normative documents, by the BNCC and, finally, by textbooks. Finally, around the phrase “life project”, I recognized the contradiction/tension between the school that empowers and the school that regulates and disempowers.application/pdfporAnálise do discursoCurrículoIdeologiaDiscursive ListeningMaterialist Discourse AnalysisLife ProjectCurriculumIdeologyProjeto de vida em (dis)curso : repetição, contradição e ideologia em documentos regulatórios do novo ensino médio e textos de apresentação de livros didáticos do PNLD 2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197586.pdf.txt001197586.pdf.txtExtracted Texttext/plain297783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273184/2/001197586.pdf.txt715693febde610491e91b448f8f39788MD52ORIGINAL001197586.pdfTexto completoapplication/pdf1588959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273184/1/001197586.pdf3c235f19bc8e2e89410bea4a8bb83c34MD5110183/2731842024-03-10 04:53:37.088645oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273184Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-10T07:53:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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