Autodeterminação para aprender nas salas de aula de violão a distância online : uma perspectiva contemporânea da motivação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Giann Mendes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/76731
Resumo: Esta pesquisa aborda a motivação para aprender música em ambientes de aprendizagem virtual sob uma perspectiva teórica sociocognitiva da motivação. Tem como objetivo geral investigar os processos motivacionais de estudantes em interações online, em aulas de violão a distância, no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com base na Teoria da Autodeterminação (RYAN; DECI, 2004; DECI; RYAN, 2008a). E como objetivos específicos analisar as percepções de satisfação das necessidades de autonomia, competência e pertencimento dos estudantes nas interações online; identificar a qualidade motivacional dos estudantes para aprender violão em interações online; discutir influências socioambientais sobre a motivação de estudantes; verificar as manifestações das necessidades psicológicas básicas em interações síncronas e assíncronas e destacar as ferramentas de interações online que auxiliaram no processo educacional a distância. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa-ação integral (MORIN A., 2004). Os dados analisados foram coletados por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas, filmagens das interações realizadas nas videoconferências e registros de diálogos em fóruns síncronos e assíncronos. Os resultados apontaram que a principal motivação dos estudantes não era a intrínseca. Em vez disso, a motivação foi considerada complexa, multifacetada e sensível a determinadas situações. As interações síncronas e assíncronas, da forma complexa e complementar proposta nesse estudo, puderam suprir as necessidades psicológicas básicas dos estudantes, bem como possibilitar uma alternativa viável e efetiva para a formação musical desses estudantes.
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Tem como objetivo geral investigar os processos motivacionais de estudantes em interações online, em aulas de violão a distância, no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com base na Teoria da Autodeterminação (RYAN; DECI, 2004; DECI; RYAN, 2008a). E como objetivos específicos analisar as percepções de satisfação das necessidades de autonomia, competência e pertencimento dos estudantes nas interações online; identificar a qualidade motivacional dos estudantes para aprender violão em interações online; discutir influências socioambientais sobre a motivação de estudantes; verificar as manifestações das necessidades psicológicas básicas em interações síncronas e assíncronas e destacar as ferramentas de interações online que auxiliaram no processo educacional a distância. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa-ação integral (MORIN A., 2004). Os dados analisados foram coletados por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas, filmagens das interações realizadas nas videoconferências e registros de diálogos em fóruns síncronos e assíncronos. Os resultados apontaram que a principal motivação dos estudantes não era a intrínseca. Em vez disso, a motivação foi considerada complexa, multifacetada e sensível a determinadas situações. As interações síncronas e assíncronas, da forma complexa e complementar proposta nesse estudo, puderam suprir as necessidades psicológicas básicas dos estudantes, bem como possibilitar uma alternativa viável e efetiva para a formação musical desses estudantes.This research approaches the motivation in learning music in virtual learning environments under the sociocognitive theoretical perspective of motivation. The research aims, as general objective, to investigate the students’ motivational processes in online interaction in guitar classes through distance education in the Degree in Music at the State University of Rio Grande of Norte (UERN), based on the Self-Determination Theory (RYAN; DECI, 2004; RYAN; DECI, 2006). The specific objectives sought to analyze the perceptions satisfaction of the needs for autonomy, competence and belonging of students in online interaction; to identify the quality motivational of the students in those online interactions; to discuss the environmental influences on the students’ motivation, to verify the manifestations of basic psychological needs for synchronous and asynchronous interactions, and to highlight the tools that helped the online interactions in a distance education process. The methodology used on this study was the educational action-research (MORIN, 2004). The analyzed data were collected through participant observation, semi structured interviews, footage of the interactions made in videoconferencing and conversation records in synchronous and asynchronous forums. The results show that the major motivation of the students was not intrinsic. Instead, the motivation was considered complex, multifaceted and sensitive in determined situations. The synchronous and asynchronous interactions, in the complex and complementary way proposed in this study, could provision the basic psychological needs of the students, as well as, enable a viable and effective alternative to the musical education of these students.video/x-msvideoapplication/pdfporMotivação : MúsicaEducação musicalEnsino a distância : MúsicaInterações onlineTeoria da autodeterminaçãoMotivationSelf-determination theoryOnline interactionOnline distance music educationAutodeterminação para aprender nas salas de aula de violão a distância online : uma perspectiva contemporânea da motivaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000894548.pdf000894548.pdfTexto completoapplication/pdf6775031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76731/1/000894548.pdf1cbe88cc9b5a6f7d629cdb6b37d93f4fMD51000894548.avi000894548.aviVídeovideo/x-msvideo4242574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76731/2/000894548.avi99f4b1707f5a6aa37bc3c4676a5712f7MD52000894548-02.avi000894548-02.aviVídeovideo/x-msvideo205638798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76731/3/000894548-02.avi4d68c03b9ffff0e79dbf82273b044f0eMD53000894548-03.avi000894548-03.aviVídeovideo/x-msvideo62862990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76731/4/000894548-03.avieef3e722a06be41a8a70af293f5eac06MD54TEXT000894548.pdf.txt000894548.pdf.txtExtracted Texttext/plain521597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76731/5/000894548.pdf.txte386ab2f8dc292899623d1a096086ffaMD55THUMBNAIL000894548.pdf.jpg000894548.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76731/6/000894548.pdf.jpg716f2eef35ddcdf4089daa34de3b2ceeMD5610183/767312021-08-18 04:37:06.547624oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76731Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:37:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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