A polissemia do conceito fracasso escolar em uma fonte histórica digital (1980-2009)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Ester da Silva Venâncio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165671
Resumo: Esta dissertação é resultado de um estudo sócio-histórico e tem como objeto o Fracasso Escolar. Como aporte teórico-metodológico parte de Reinhart Koselleck, aproximando-se da história dos conceitos, e de Pierre Bourdieu, principalmente a partir da noção de "excluídos do interior" reflexões sobre o Estado. O objetivo principal foi compreender os significados do Fracasso Escolar, como conceito, a partir da impressa periódica de ampla circulação, nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Optou-se por realizar a investigação assumindo a versão digitalizada do jornal Folha de S. Paulo como fonte. A investigação considerou as peculiaridades metodológicas da fonte histórica digital e indicou a operação com documentos digitais como opção fecunda na historiografia contemporânea. O recorte temporal estabeleceu-se a partir da escolha da fonte e de um levantamento prévio onde foi indicado o período de maior recorrência nos discursos sobre o Fracasso Escolar. Considerando a polissemia do conceito, a partir da História dos Conceitos, o corpus empírico da pesquisa foi composto partindo da busca pelos descritores: Fracasso Escolar, Sucesso Escolar, Reprovação Escolar e Repetência Escolar, sendo localizados 207 artigos no período destacado. Na análise dos artigos importou localizar as narrativas em termos de composição do jornal, identificar os autores e os indivíduos envolvidos nessa discussão e, ainda, compreender as causas do Fracasso Escolar anunciadas nas narrativas. O estudo contribui para pensar nas condições de possibilidade desse conceito, o Fracasso Escolar na história brasileira. Além disso, aponta para um certo crescimento da projeção do conceito no jornal Folha de S. Paulo, seja através do crescente número de artigos localizados nas últimas décadas, como também, na ampliação do espaço físico atribuído a este no jornal. Sobre os indivíduos presentes nos discursos analisados, observou-se a centralidade das vozes de especialistas e do Estado. A investigação indicou ainda, sincronia nas causas junto a polissemia do conceito, situando três focos de temas: extra-escolar, sujeitos e intraescolar.
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O recorte temporal estabeleceu-se a partir da escolha da fonte e de um levantamento prévio onde foi indicado o período de maior recorrência nos discursos sobre o Fracasso Escolar. Considerando a polissemia do conceito, a partir da História dos Conceitos, o corpus empírico da pesquisa foi composto partindo da busca pelos descritores: Fracasso Escolar, Sucesso Escolar, Reprovação Escolar e Repetência Escolar, sendo localizados 207 artigos no período destacado. Na análise dos artigos importou localizar as narrativas em termos de composição do jornal, identificar os autores e os indivíduos envolvidos nessa discussão e, ainda, compreender as causas do Fracasso Escolar anunciadas nas narrativas. O estudo contribui para pensar nas condições de possibilidade desse conceito, o Fracasso Escolar na história brasileira. Além disso, aponta para um certo crescimento da projeção do conceito no jornal Folha de S. Paulo, seja através do crescente número de artigos localizados nas últimas décadas, como também, na ampliação do espaço físico atribuído a este no jornal. Sobre os indivíduos presentes nos discursos analisados, observou-se a centralidade das vozes de especialistas e do Estado. A investigação indicou ainda, sincronia nas causas junto a polissemia do conceito, situando três focos de temas: extra-escolar, sujeitos e intraescolar.This dissertation is the result of a socio-historical study and its object is School Failure. As a theoretical-methodological contribution from Reinhart Koselleck, approaching the conceptual history, and Pierre Bourdieu, mainly from the understanding of "excluded from the interior" and as reflections on the State. The main objective was conceived as the meaning of School Failure, as a concept, from a newspaper of wide circulation, in the 1980s, 1990s and 2000s. It was decided to carry out a survey assuming a digitized version of the Folha de S. Paulo as source. The research considers the methodological peculiarities of the digital history source and indication of an operation with digital documents as a fruitful option in the contemporary historiography. The period was established based on the choice of the source and on the previous survey where the period of greatest recurrence was noticed in the speeches about School Failure. The study takes into consideration the polysemy of the concept, from the History of Concepts, the empirical corpus of the research with the compound by the researchers: School Failure, School Success, School Reprobation and School Repetition, with 207 articles being located in the highlighted period. In the analysis of the articles it was important to locate the narratives in terms of composition of the newspaper, to identify the authors and the individuals involved in this discussion, as well as causes of School Failure announced in the narratives. The study contributes to understand about the conditions of choice of the concept, School Failure in Brazilian history. In addition, it points to a certain growth of the projection of the concept in Folha de S. Paulo newspaper, through the growing number of articles located in the last decades, as well as in the expansion of the physical space assigned to it in the newspaper. Regarding those present in the analyzed discourses, let us observe a centrality of the voices of experts and the State. An investigation indicated, synchronized in the causes next to a polysemy of the concept, locating three focus areas: extra-school, subjects and in-school.application/pdfporFracasso escolarSchool failureJournal researchConceptual HistoryDigital History sourceA polissemia do conceito fracasso escolar em uma fonte histórica digital (1980-2009)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001045654.pdf001045654.pdfTexto completoapplication/pdf2614547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165671/1/001045654.pdf3a176577b3fbe4b012733a13046bb424MD51TEXT001045654.pdf.txt001045654.pdf.txtExtracted Texttext/plain256744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165671/2/001045654.pdf.txtf7b1c6d37f1339b3ca22b66b9c9bfa73MD52THUMBNAIL001045654.pdf.jpg001045654.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165671/3/001045654.pdf.jpg95e72bdd73d79d99704d3b8d7baca9f1MD5310183/1656712021-05-07 04:55:46.837507oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165671Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:55:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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