Moralidade, autonomia e educação em Kant : uma leitura a partir de Barbara Herman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Fábio C. Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/81366
Resumo: A educação é um tema geralmente considerado periférico à teoria moral de Kant. A presente pesquisa pretende apontar para a possibilidade não usual de uma leitura da filosofia moral kantiana, a partir das contribuições de Barbara Herman. Defende-se que é possível adotar a perspectiva da formação moral do agente concreto como uma maneira de compreender uma importante conexão entre os conceitos de moralidade, autonomia e educação. O primeiro passo é observar que a discussão em torno do valor do motivo do dever não compromete Kant com uma filosofia moral rigorista, absolutamente formal e abstrata. Após, avança-se na compreensão de sua filosofia que se afasta de uma deontologia, colocando em evidência como a racionalidade é considerada um valor, quando é trazida a discussão sobre o papel da opacidade motivacional. Em seguida, o assunto é como se dá o juízo e deliberação moral a partir da distinção entre os campos teórico e prático e os conceitos, utilizados por Herman, de Regras de Saliência Moral e Presunções Deliberativas. O passo seguinte á a autonomia do agente concreto, ocasião para tratar da necessária distinção entre a autonomia como uma propriedade essencial dos agentes racionais e a sua realização empírica, mais ou menos efetiva. Esse assunto remete ao tema de como se dá a educação moral em Kant, o que revela ser a autonomia empírica um feito realizável segundo certas condições, o que requer treinamento dentro do contexto social do agente. Conclui-se que se faz necessário observar a teoria kantiana de uma perspectiva mais ampla para compreender o significado de sua filosofia como comprometida com prática moral e não apenas como uma reflexão desinteressada sobre seus fundamentos.
id URGS_4a0a1e026c01fcbb4b1557f6e7b5d6a5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/81366
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Mendes, Fábio C. RibeiroKlaudat, André Nilo2013-11-23T01:49:16Z2013http://hdl.handle.net/10183/81366000904280A educação é um tema geralmente considerado periférico à teoria moral de Kant. A presente pesquisa pretende apontar para a possibilidade não usual de uma leitura da filosofia moral kantiana, a partir das contribuições de Barbara Herman. Defende-se que é possível adotar a perspectiva da formação moral do agente concreto como uma maneira de compreender uma importante conexão entre os conceitos de moralidade, autonomia e educação. O primeiro passo é observar que a discussão em torno do valor do motivo do dever não compromete Kant com uma filosofia moral rigorista, absolutamente formal e abstrata. Após, avança-se na compreensão de sua filosofia que se afasta de uma deontologia, colocando em evidência como a racionalidade é considerada um valor, quando é trazida a discussão sobre o papel da opacidade motivacional. Em seguida, o assunto é como se dá o juízo e deliberação moral a partir da distinção entre os campos teórico e prático e os conceitos, utilizados por Herman, de Regras de Saliência Moral e Presunções Deliberativas. O passo seguinte á a autonomia do agente concreto, ocasião para tratar da necessária distinção entre a autonomia como uma propriedade essencial dos agentes racionais e a sua realização empírica, mais ou menos efetiva. Esse assunto remete ao tema de como se dá a educação moral em Kant, o que revela ser a autonomia empírica um feito realizável segundo certas condições, o que requer treinamento dentro do contexto social do agente. Conclui-se que se faz necessário observar a teoria kantiana de uma perspectiva mais ampla para compreender o significado de sua filosofia como comprometida com prática moral e não apenas como uma reflexão desinteressada sobre seus fundamentos.Education is a subject generally considered peripheral to Kant's moral theory. This research aims to point to the possibility of an unusual reading of Kantian moral philosophy, based on the contributions of Barbara Herman. It is argued that it is possible to adopt the perspective of the formation of the moral agent as a concrete way to understand the important connection between the concepts of morality, autonomy and education. The first step is to observe that the discussion around the value of the motive of dutie does not compromise Kant with a rigorist, absolutely formal and abstract moral philosophy. After, we advance in the understanding of his philosophy that moves it away from a deontology, highlighting how rationality is considered as a value, when it is brought to discussion the role of motivational opacity. Then, the issue is how judgment and moral deliberation work, based on the distinction between theoretical and practical fields and concepts used by Herman, Rules of Moral Salience and Deliberative Presumptions. The next step will be the autonomy of the concrete agent, which is the occasion to address the necessary distinction between autonomy as an essential property of rational agents and their empirical more or less effective realization. This refers to the subject of how come such moral education takes place in Kant, which reveals empirical autonomy be an achievement possible under certain conditions, which requires training within the social context of the agent. We conclude that it is necessary to observe the Kantian theory of a broader perspective to understand the meaning of his philosophy as committed to moral practice and not just as a disinterested reflection on their groundings.application/pdfporKant, Immanuel, 1724-1804. Über Pädagogik = Sobre a pedagogiaHerman, BarbaraFilosofia da educaçãoFilosofia moralMoralidadeAutonomiaDeveres moraisRacionalidade (Filosofia)Razão práticaDeliberaçãoEducação moralPedagogia críticaMoralidade, autonomia e educação em Kant : uma leitura a partir de Barbara Hermaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000904280.pdf000904280.pdfTexto completoapplication/pdf710550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81366/1/000904280.pdfecc72b82f3f3055f47e5986ccb934b45MD51TEXT000904280.pdf.txt000904280.pdf.txtExtracted Texttext/plain421003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81366/2/000904280.pdf.txt2f8827200a0f30255c1cf1340b835815MD52THUMBNAIL000904280.pdf.jpg000904280.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81366/3/000904280.pdf.jpgc4e2623558e009c69917f4db62ba5daeMD5310183/813662018-10-16 09:18:19.744oai:www.lume.ufrgs.br:10183/81366Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:18:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Moralidade, autonomia e educação em Kant : uma leitura a partir de Barbara Herman
title Moralidade, autonomia e educação em Kant : uma leitura a partir de Barbara Herman
spellingShingle Moralidade, autonomia e educação em Kant : uma leitura a partir de Barbara Herman
Mendes, Fábio C. Ribeiro
Kant, Immanuel, 1724-1804. Über Pädagogik = Sobre a pedagogia
Herman, Barbara
Filosofia da educação
Filosofia moral
Moralidade
Autonomia
Deveres morais
Racionalidade (Filosofia)
Razão prática
Deliberação
Educação moral
Pedagogia crítica
title_short Moralidade, autonomia e educação em Kant : uma leitura a partir de Barbara Herman
title_full Moralidade, autonomia e educação em Kant : uma leitura a partir de Barbara Herman
title_fullStr Moralidade, autonomia e educação em Kant : uma leitura a partir de Barbara Herman
title_full_unstemmed Moralidade, autonomia e educação em Kant : uma leitura a partir de Barbara Herman
title_sort Moralidade, autonomia e educação em Kant : uma leitura a partir de Barbara Herman
author Mendes, Fábio C. Ribeiro
author_facet Mendes, Fábio C. Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Fábio C. Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klaudat, André Nilo
contributor_str_mv Klaudat, André Nilo
dc.subject.por.fl_str_mv Kant, Immanuel, 1724-1804. Über Pädagogik = Sobre a pedagogia
Herman, Barbara
Filosofia da educação
Filosofia moral
Moralidade
Autonomia
Deveres morais
Racionalidade (Filosofia)
Razão prática
Deliberação
Educação moral
Pedagogia crítica
topic Kant, Immanuel, 1724-1804. Über Pädagogik = Sobre a pedagogia
Herman, Barbara
Filosofia da educação
Filosofia moral
Moralidade
Autonomia
Deveres morais
Racionalidade (Filosofia)
Razão prática
Deliberação
Educação moral
Pedagogia crítica
description A educação é um tema geralmente considerado periférico à teoria moral de Kant. A presente pesquisa pretende apontar para a possibilidade não usual de uma leitura da filosofia moral kantiana, a partir das contribuições de Barbara Herman. Defende-se que é possível adotar a perspectiva da formação moral do agente concreto como uma maneira de compreender uma importante conexão entre os conceitos de moralidade, autonomia e educação. O primeiro passo é observar que a discussão em torno do valor do motivo do dever não compromete Kant com uma filosofia moral rigorista, absolutamente formal e abstrata. Após, avança-se na compreensão de sua filosofia que se afasta de uma deontologia, colocando em evidência como a racionalidade é considerada um valor, quando é trazida a discussão sobre o papel da opacidade motivacional. Em seguida, o assunto é como se dá o juízo e deliberação moral a partir da distinção entre os campos teórico e prático e os conceitos, utilizados por Herman, de Regras de Saliência Moral e Presunções Deliberativas. O passo seguinte á a autonomia do agente concreto, ocasião para tratar da necessária distinção entre a autonomia como uma propriedade essencial dos agentes racionais e a sua realização empírica, mais ou menos efetiva. Esse assunto remete ao tema de como se dá a educação moral em Kant, o que revela ser a autonomia empírica um feito realizável segundo certas condições, o que requer treinamento dentro do contexto social do agente. Conclui-se que se faz necessário observar a teoria kantiana de uma perspectiva mais ampla para compreender o significado de sua filosofia como comprometida com prática moral e não apenas como uma reflexão desinteressada sobre seus fundamentos.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-11-23T01:49:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/81366
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000904280
url http://hdl.handle.net/10183/81366
identifier_str_mv 000904280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81366/1/000904280.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81366/2/000904280.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81366/3/000904280.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ecc72b82f3f3055f47e5986ccb934b45
2f8827200a0f30255c1cf1340b835815
c4e2623558e009c69917f4db62ba5dae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085273789267968