Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16925 |
Resumo: | O presente trabalho investigou a compreensão de professores sobre a ação docente para a construção da moralidade, apoiando-se na perspectiva construtivista de Jean Piaget. Consistiu, principalmente, em refletir sobre a ação docente e a responsabilidade de educar moralmente. Realizaram-se entrevistas individuais semi-estruturadas, orientadas pelo método clínico, com dez professores de diferentes áreas de conhecimento e níveis de ensino da Educação Básica. Os resultados gerais da pesquisa mostram que os professores consideram que suas ações em sala de aula são relevantes para o desenvolvimento moral dos alunos e compreendem que há relação entre atitudes de convivência social e a construção da moralidade. |
id |
URGS_4a690208d2738dc0612ec60eec5aa37f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16925 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Vebber, Fernanda CañeteMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2009-08-15T04:17:40Z2009http://hdl.handle.net/10183/16925000708114O presente trabalho investigou a compreensão de professores sobre a ação docente para a construção da moralidade, apoiando-se na perspectiva construtivista de Jean Piaget. Consistiu, principalmente, em refletir sobre a ação docente e a responsabilidade de educar moralmente. Realizaram-se entrevistas individuais semi-estruturadas, orientadas pelo método clínico, com dez professores de diferentes áreas de conhecimento e níveis de ensino da Educação Básica. Os resultados gerais da pesquisa mostram que os professores consideram que suas ações em sala de aula são relevantes para o desenvolvimento moral dos alunos e compreendem que há relação entre atitudes de convivência social e a construção da moralidade.This work has investigated the understanding of teaching activities for the morality construction by teachers, supported on constructivist perspective of Jean Piaget. It mainly consisted of reflections about teaching activities and the responsibility to educate morally. Individual semi-structured interviews were conducted, guided by the clinical method, with ten teachers of different areas of knowledge and levels of Basic Education teaching. The overall results of research show that teachers consider their activities in class relevant for the moral development of students, and understand that there is a relationship between attitudes of social coexistence and the morality construction.application/pdfporMoralidadeProfessorEpistemologia genéticaMoralityTeaching activitiesAttitudes of social coexistenceMoral educationGenetic epistemologyAção docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrensesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000708114.pdf000708114.pdfTexto completoapplication/pdf500771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16925/1/000708114.pdf176ff18d8f83f54a3c4fe426e041ca80MD51TEXT000708114.pdf.txt000708114.pdf.txtExtracted Texttext/plain126160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16925/2/000708114.pdf.txt26bbac708db405c8e6a4389e10e0157bMD52THUMBNAIL000708114.pdf.jpg000708114.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16925/3/000708114.pdf.jpg467a2f067481e08c3b7732dfce63f2e4MD5310183/169252018-10-16 08:41:59.616oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16925Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:41:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses |
title |
Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses |
spellingShingle |
Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses Vebber, Fernanda Cañete Moralidade Professor Epistemologia genética Morality Teaching activities Attitudes of social coexistence Moral education Genetic epistemology |
title_short |
Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses |
title_full |
Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses |
title_fullStr |
Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses |
title_full_unstemmed |
Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses |
title_sort |
Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses |
author |
Vebber, Fernanda Cañete |
author_facet |
Vebber, Fernanda Cañete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vebber, Fernanda Cañete |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
contributor_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moralidade Professor Epistemologia genética |
topic |
Moralidade Professor Epistemologia genética Morality Teaching activities Attitudes of social coexistence Moral education Genetic epistemology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Morality Teaching activities Attitudes of social coexistence Moral education Genetic epistemology |
description |
O presente trabalho investigou a compreensão de professores sobre a ação docente para a construção da moralidade, apoiando-se na perspectiva construtivista de Jean Piaget. Consistiu, principalmente, em refletir sobre a ação docente e a responsabilidade de educar moralmente. Realizaram-se entrevistas individuais semi-estruturadas, orientadas pelo método clínico, com dez professores de diferentes áreas de conhecimento e níveis de ensino da Educação Básica. Os resultados gerais da pesquisa mostram que os professores consideram que suas ações em sala de aula são relevantes para o desenvolvimento moral dos alunos e compreendem que há relação entre atitudes de convivência social e a construção da moralidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-08-15T04:17:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/16925 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000708114 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/16925 |
identifier_str_mv |
000708114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16925/1/000708114.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16925/2/000708114.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16925/3/000708114.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
176ff18d8f83f54a3c4fe426e041ca80 26bbac708db405c8e6a4389e10e0157b 467a2f067481e08c3b7732dfce63f2e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085151985631232 |