Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vebber, Fernanda Cañete
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16925
Resumo: O presente trabalho investigou a compreensão de professores sobre a ação docente para a construção da moralidade, apoiando-se na perspectiva construtivista de Jean Piaget. Consistiu, principalmente, em refletir sobre a ação docente e a responsabilidade de educar moralmente. Realizaram-se entrevistas individuais semi-estruturadas, orientadas pelo método clínico, com dez professores de diferentes áreas de conhecimento e níveis de ensino da Educação Básica. Os resultados gerais da pesquisa mostram que os professores consideram que suas ações em sala de aula são relevantes para o desenvolvimento moral dos alunos e compreendem que há relação entre atitudes de convivência social e a construção da moralidade.
id URGS_4a690208d2738dc0612ec60eec5aa37f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16925
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Vebber, Fernanda CañeteMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2009-08-15T04:17:40Z2009http://hdl.handle.net/10183/16925000708114O presente trabalho investigou a compreensão de professores sobre a ação docente para a construção da moralidade, apoiando-se na perspectiva construtivista de Jean Piaget. Consistiu, principalmente, em refletir sobre a ação docente e a responsabilidade de educar moralmente. Realizaram-se entrevistas individuais semi-estruturadas, orientadas pelo método clínico, com dez professores de diferentes áreas de conhecimento e níveis de ensino da Educação Básica. Os resultados gerais da pesquisa mostram que os professores consideram que suas ações em sala de aula são relevantes para o desenvolvimento moral dos alunos e compreendem que há relação entre atitudes de convivência social e a construção da moralidade.This work has investigated the understanding of teaching activities for the morality construction by teachers, supported on constructivist perspective of Jean Piaget. It mainly consisted of reflections about teaching activities and the responsibility to educate morally. Individual semi-structured interviews were conducted, guided by the clinical method, with ten teachers of different areas of knowledge and levels of Basic Education teaching. The overall results of research show that teachers consider their activities in class relevant for the moral development of students, and understand that there is a relationship between attitudes of social coexistence and the morality construction.application/pdfporMoralidadeProfessorEpistemologia genéticaMoralityTeaching activitiesAttitudes of social coexistenceMoral educationGenetic epistemologyAção docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrensesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000708114.pdf000708114.pdfTexto completoapplication/pdf500771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16925/1/000708114.pdf176ff18d8f83f54a3c4fe426e041ca80MD51TEXT000708114.pdf.txt000708114.pdf.txtExtracted Texttext/plain126160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16925/2/000708114.pdf.txt26bbac708db405c8e6a4389e10e0157bMD52THUMBNAIL000708114.pdf.jpg000708114.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16925/3/000708114.pdf.jpg467a2f067481e08c3b7732dfce63f2e4MD5310183/169252018-10-16 08:41:59.616oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16925Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:41:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses
title Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses
spellingShingle Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses
Vebber, Fernanda Cañete
Moralidade
Professor
Epistemologia genética
Morality
Teaching activities
Attitudes of social coexistence
Moral education
Genetic epistemology
title_short Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses
title_full Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses
title_fullStr Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses
title_full_unstemmed Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses
title_sort Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses
author Vebber, Fernanda Cañete
author_facet Vebber, Fernanda Cañete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vebber, Fernanda Cañete
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Moralidade
Professor
Epistemologia genética
topic Moralidade
Professor
Epistemologia genética
Morality
Teaching activities
Attitudes of social coexistence
Moral education
Genetic epistemology
dc.subject.eng.fl_str_mv Morality
Teaching activities
Attitudes of social coexistence
Moral education
Genetic epistemology
description O presente trabalho investigou a compreensão de professores sobre a ação docente para a construção da moralidade, apoiando-se na perspectiva construtivista de Jean Piaget. Consistiu, principalmente, em refletir sobre a ação docente e a responsabilidade de educar moralmente. Realizaram-se entrevistas individuais semi-estruturadas, orientadas pelo método clínico, com dez professores de diferentes áreas de conhecimento e níveis de ensino da Educação Básica. Os resultados gerais da pesquisa mostram que os professores consideram que suas ações em sala de aula são relevantes para o desenvolvimento moral dos alunos e compreendem que há relação entre atitudes de convivência social e a construção da moralidade.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-08-15T04:17:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16925
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000708114
url http://hdl.handle.net/10183/16925
identifier_str_mv 000708114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16925/1/000708114.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16925/2/000708114.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16925/3/000708114.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 176ff18d8f83f54a3c4fe426e041ca80
26bbac708db405c8e6a4389e10e0157b
467a2f067481e08c3b7732dfce63f2e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085151985631232