Escrever de si: autorias na escola pública periférica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/246549 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo analisar como as práticas de leitura e de escrita em sala de aula influenciam a produção de textos autorais por adolescentes em uma escola pública periférica de Porto Alegre. A presente proposta é decorrente de questionamentos quanto ao ensino e à aprendizagem da produção escrita nas aulas de língua portuguesa, que ainda conserva o conflito entre produção textual versus redação escolar, sendo que esta última é prejudicial à constituição de autoria dos estudantes. Quanto à perspectiva teórica, assume-se uma concepção bakhtiniana de língua e busca-se pensar sobre a autoria em textos escolares tomando por base um diálogo entre teóricos da linguagem e teóricos do campo da Educação Popular. Quanto à metodologia de pesquisa, adota-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) com caráter qualitativo desde a perspectiva de Minayo (2011). O corpus desta pesquisa se constitui de textos produzidos por mim e por meus alunos em 2018, quando fomos participantes da pesquisa de doutorado de Letícia da Silva Santos (SANTOS, 2020). Os textos consistem em produções feitas durante o ano letivo de 2018 por alunos e alunas de uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na periferia urbana de Porto Alegre e de Relatos produzidos por mim à época, com registros de situações de sala de aula consideradas importantes para a análise dos textos. De um conjunto de 163 textos dos alunos, foram selecionados dezenove, a fim de ilustrar os aspectos relacionados à construção da autoria. Com a análise dos dados, buscou-se atingir os seguintes objetivos: a. identificar elementos linguísticos e contextuais que indicam autoria nos textos produzidos em sala de aula pelos estudantes; b. compreender a relação entre as temáticas escolhidas pelos estudantes e o desenvolvimento da autoria; c. analisar a interação autor-leitor durante as atividades de leitura em sala de aula; d. identificar quais ferramentas metodológicas e teóricas podem favorecer o trabalho do professor de Língua Portuguesa na orientação da escrita dos estudantes para que estes desenvolvam autoria; e.verificar as limitações do trabalho. Ao final da pesquisa, tecem-se as seguintes considerações: a. os estudantes utilizam em seus textos recursos linguísticos que revelam autoria; b. as temáticas que mais engajaram os estudantes foram aquelas relacionadas a temas geradores; c. a interação autor-leitor na leitura pública em sala de aula contribui para a construção de textos autorais; d. a Roda de Leitura é uma metodologia que propicia a identificação de temas geradores e se estabelece como esfera de atividade da qual os estudantes se mobilizam para participar, gerando múltiplas aprendizagens. |
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Soares, Luciana FerreiraGuedes, Paulo Coimbra2022-08-10T04:49:09Z2022http://hdl.handle.net/10183/246549001147146Esta dissertação tem por objetivo analisar como as práticas de leitura e de escrita em sala de aula influenciam a produção de textos autorais por adolescentes em uma escola pública periférica de Porto Alegre. A presente proposta é decorrente de questionamentos quanto ao ensino e à aprendizagem da produção escrita nas aulas de língua portuguesa, que ainda conserva o conflito entre produção textual versus redação escolar, sendo que esta última é prejudicial à constituição de autoria dos estudantes. Quanto à perspectiva teórica, assume-se uma concepção bakhtiniana de língua e busca-se pensar sobre a autoria em textos escolares tomando por base um diálogo entre teóricos da linguagem e teóricos do campo da Educação Popular. Quanto à metodologia de pesquisa, adota-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) com caráter qualitativo desde a perspectiva de Minayo (2011). O corpus desta pesquisa se constitui de textos produzidos por mim e por meus alunos em 2018, quando fomos participantes da pesquisa de doutorado de Letícia da Silva Santos (SANTOS, 2020). Os textos consistem em produções feitas durante o ano letivo de 2018 por alunos e alunas de uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na periferia urbana de Porto Alegre e de Relatos produzidos por mim à época, com registros de situações de sala de aula consideradas importantes para a análise dos textos. De um conjunto de 163 textos dos alunos, foram selecionados dezenove, a fim de ilustrar os aspectos relacionados à construção da autoria. Com a análise dos dados, buscou-se atingir os seguintes objetivos: a. identificar elementos linguísticos e contextuais que indicam autoria nos textos produzidos em sala de aula pelos estudantes; b. compreender a relação entre as temáticas escolhidas pelos estudantes e o desenvolvimento da autoria; c. analisar a interação autor-leitor durante as atividades de leitura em sala de aula; d. identificar quais ferramentas metodológicas e teóricas podem favorecer o trabalho do professor de Língua Portuguesa na orientação da escrita dos estudantes para que estes desenvolvam autoria; e.verificar as limitações do trabalho. Ao final da pesquisa, tecem-se as seguintes considerações: a. os estudantes utilizam em seus textos recursos linguísticos que revelam autoria; b. as temáticas que mais engajaram os estudantes foram aquelas relacionadas a temas geradores; c. a interação autor-leitor na leitura pública em sala de aula contribui para a construção de textos autorais; d. a Roda de Leitura é uma metodologia que propicia a identificação de temas geradores e se estabelece como esfera de atividade da qual os estudantes se mobilizam para participar, gerando múltiplas aprendizagens.This dissertation aims to analyze how reading and writing practices in the classroom influence the production of authorial texts by adolescents in a public school on the outskirts of Porto Alegre. This proposal stems from questions regarding the teaching-learning of written production in Portuguese language classes, which still maintains the conflict between textual production versus school writing, assuming that school writing is a practice that harms the construction of authorship by students. As for the theoretical perspective, a Bakhtinian conception of language is assumed and an attempt is made to think about authorship in school texts based on a dialogue between language theorists and theorists in the field of Popular Education. As for the research methodology, the content analysis proposed by Bardin (1977) is adopted with a qualitative character from the perspective of Minayo (2011). The corpus of this research consists of texts produced by me and my students in 2018, when we were participants in the doctoral research of Letícia da Silva Santos (SANTOS, 2020). The texts consist of productions made during the 2018 school year by students from a ninth grade class of Elementary School at a public school located in the urban outskirts of Porto Alegre and reports produced by me at the time, with classroom situations records considered important for the analysis of texts. From a set of 163 texts by students, nineteen were selected in order to illustrate aspects related to the construction of authorship. With the analysis of the data, we sought to achieve the following objectives: a. identify linguistic and contextual elements that indicate authorship in texts produced in the classroom by students; b. understand the relationship between the themes chosen by the students and the development of authorship; c. analyze the author-reader interaction during reading activities in the classroom; d. identify which methodological and theoretical tools can favor the work of the Portuguese language teacher in guiding students' writing so that they develop authorship; e.check the limitations of the work. At the end of the research, the following considerations are made: a. students use linguistic resources in their texts that reveal authorship; b. the themes that most engaged the students were those related to generating themes; c. the author-reader interaction in public reading in the classroom contributes to the construction of authorial texts; d. the Reading Circle is a methodology that enables the identification of generating themes and establishes itself as a sphere of activity in which students are mobilized to participate, generating multiple learnings.application/pdfporProdução de textosAutoriaEscritaEscola públicaEducação básicaTema geradorLeituraLinguísticaText production practiceAuthorshiPublic schoolWriting at schoolPeripheral Public SchoolBasic educationGenerator ThemePublic ReadingEscrever de si: autorias na escola pública periféricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147146.pdf.txt001147146.pdf.txtExtracted Texttext/plain485177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246549/2/001147146.pdf.txt7a43e73aed33a864559783e0457ae94aMD52ORIGINAL001147146.pdfTexto completoapplication/pdf1373703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246549/1/001147146.pdf832ac1aef59a4bbca7a678eb946220c3MD5110183/2465492022-08-11 04:45:25.679871oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246549Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-11T07:45:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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