Uma dinâmica de olhares: as narrativas do feminino e do masculino nas fotografias de Cláudia Andujar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232135 |
Resumo: | Esta dissertação se propõe discutir as relações entre os olhares feminino e masculino no trabalho de Cláudia Andujar junto aos Yanomami, tomando como ponto de partida o contexto comunicacional da fotografia. Filiando-se a Teoria Geral do Imaginário, busca, como objetivo principal, traçar as possibilidades de um acordo dinâmico de tais olhares, o qual permite refletir sobre a complexidade da relação entre humano e natureza. Para tanto, debruça-se sobre o catálogo A Luta Yanomami, contorno empírico que apresenta textos e fotografias da trajetória profissional e pessoal da artista, lendo-o pelos métodos da leitura flutuante e da mitocrítica. Nesse sentido, como segundo objetivo, a presente dissertação pretende investigar as narrativas do feminino e do masculino, compreendendo-os como roupagens arquetípicas que participam do processo humano de simbolização, de modo que este, por sua vez, sugere a presença de um imaginário antropológico, latente na cultura. A partir desse estudo, concluiu-se que o trabalho de Cláudia Andujar é construído desde a lógica dramática do imaginário, enraizado nos sentidos da coincidentia oppositorum que desdobram as imagens do equilíbrio, do ciclo e do terceiro incluído. Por esse motivo, as fotografias estudadas apontam uma abertura à alteridade e à comunicação profunda, tendo a escuta atenta como uma terceira via frente ao voyerismo e ao embate entre diferentes perspectivas. |
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Silva, Rayane Lacerda Vieira daMartins, Ana Tais2021-11-25T04:36:03Z2021http://hdl.handle.net/10183/232135001133752Esta dissertação se propõe discutir as relações entre os olhares feminino e masculino no trabalho de Cláudia Andujar junto aos Yanomami, tomando como ponto de partida o contexto comunicacional da fotografia. Filiando-se a Teoria Geral do Imaginário, busca, como objetivo principal, traçar as possibilidades de um acordo dinâmico de tais olhares, o qual permite refletir sobre a complexidade da relação entre humano e natureza. Para tanto, debruça-se sobre o catálogo A Luta Yanomami, contorno empírico que apresenta textos e fotografias da trajetória profissional e pessoal da artista, lendo-o pelos métodos da leitura flutuante e da mitocrítica. Nesse sentido, como segundo objetivo, a presente dissertação pretende investigar as narrativas do feminino e do masculino, compreendendo-os como roupagens arquetípicas que participam do processo humano de simbolização, de modo que este, por sua vez, sugere a presença de um imaginário antropológico, latente na cultura. A partir desse estudo, concluiu-se que o trabalho de Cláudia Andujar é construído desde a lógica dramática do imaginário, enraizado nos sentidos da coincidentia oppositorum que desdobram as imagens do equilíbrio, do ciclo e do terceiro incluído. Por esse motivo, as fotografias estudadas apontam uma abertura à alteridade e à comunicação profunda, tendo a escuta atenta como uma terceira via frente ao voyerismo e ao embate entre diferentes perspectivas.This dissertation aims to discuss the relationship between female and male perspectives in Cláudia Andujar's work with the Yanomami, taking as a starting point the communicational context of photography. Joining the General Theory of the Imaginary, it seeks, as its main objective, to trace the possibilities of a dynamic agreement of such views, which allows us to reflect on the complexity of the relationship between human and nature. To do so, it focuses on the catalog A Luta Yanomami, an empirical outline that presents texts and photographs of the artist's professional and personal trajectory, reading it through the methods of fluent reading and myth-criticism. In this sense, as a second objective, this dissertation intends to investigate the feminine and masculine narratives, understanding them as archetypal clothes that participate in the human process of symbolization, so that this, in turn, suggests the presence of an anthropological imaginary, latent in culture. From this study, it was concluded that Cláudia Andujar's work is built from the dramatic logic of the imaginary, rooted in the meanings of coincidentia oppositorum that unfold the images of balance, cycle and the included third. For this reason, the photographs studied point an openness to otherness and deep communication, with attentive listening as a third way in the face of voyeurism and the clash between different perspectives.application/pdfporAndujar, Claudia, 1931- : Crítica e interpretaçãoFotografiaImaginárioFeminineMyth-criticismImaginaryNature photographyUma dinâmica de olhares: as narrativas do feminino e do masculino nas fotografias de Cláudia Andujarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133752.pdf.txt001133752.pdf.txtExtracted Texttext/plain408884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232135/2/001133752.pdf.txt856b26cc0b729b29ace0f32a39d8f8b2MD52ORIGINAL001133752.pdfTexto completoapplication/pdf4891704http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232135/1/001133752.pdfd61f1f836a536bcae602680546f37da6MD5110183/2321352022-02-22 04:47:35.143033oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:47:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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