O uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais para o ensino-aprendizado de geometria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77242 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma experiência que analisa as contribuições que o uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais podem trazer para o ensino-aprendizado de geometria, mais especificamente na compreensão de conceitos sobre polígonos. O estudo foi desenvolvido durante o ano de 2012, com duas turmas de 6ª série de uma escola da rede privada de Porto Alegre, no horário regular de aula. Apoiada na Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, e utilizando o estudo de caso como metodologia, a presente pesquisa aponta que os estudantes podem construir seu próprio conhecimento, quando lhes são oferecidas diversas possibilidades de conceitualização, em diferentes âmbitos educativos. Os resultados mostram estudantes mais críticos, autônomos e com maior poder de argumentação. |
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Braga, Aline Fraga RollsingBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2013-08-22T01:45:20Z2013http://hdl.handle.net/10183/77242000896233Este trabalho apresenta uma experiência que analisa as contribuições que o uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais podem trazer para o ensino-aprendizado de geometria, mais especificamente na compreensão de conceitos sobre polígonos. O estudo foi desenvolvido durante o ano de 2012, com duas turmas de 6ª série de uma escola da rede privada de Porto Alegre, no horário regular de aula. Apoiada na Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, e utilizando o estudo de caso como metodologia, a presente pesquisa aponta que os estudantes podem construir seu próprio conhecimento, quando lhes são oferecidas diversas possibilidades de conceitualização, em diferentes âmbitos educativos. Os resultados mostram estudantes mais críticos, autônomos e com maior poder de argumentação.This paper presents an experience which analyzes the contributions that the integrated usage of manipulative digital and non-digital resources may bring to the teaching-learning of geometry, specifically on understanding concepts of polygons. The study was developed in 2012, with two groups of 6th graders from a private school in Porto Alegre during the regular school schedule. Supported by the Theory of Conceptual Fields, by Gérard Vergnaud, and using the case study as methodology, this research points that students can construct their own knowledge when various possibilities of conceptualization are offered to them, in different areas of education. The results show more critical, autonomous students, with a bigger argumentative power.application/pdfporEnsino-aprendizagemGeometriaEnsino de matemáticaTeoria dos campos conceituaisDigital and non-digital resourcesMathematics teaching-learningGeometryTheory of conceptual fieldsO uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais para o ensino-aprendizado de geometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000896233.pdf000896233.pdfTexto completoapplication/pdf2771746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77242/1/000896233.pdf642617ec8cd794eca1c18e8d857b514bMD51TEXT000896233.pdf.txt000896233.pdf.txtExtracted Texttext/plain176557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77242/2/000896233.pdf.txt5d1eeed6fb2439d23457b3a703954fb6MD52THUMBNAIL000896233.pdf.jpg000896233.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77242/3/000896233.pdf.jpgb5f3e0320a917a6d147ee5b997236065MD5310183/772422022-02-22 04:59:44.311249oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77242Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:59:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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