How communication affects the adoption of technologies in soybean production : a comparative study between Brazil and the United States

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colussi, Joana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251990
Resumo: A digitalização da agricultura se tornou uma das áreas de maior importância nos últimos anos, com potencial de se tornar a próxima revolução agrícola. Essa transformação é muito importante no agronegócio porque leva a decisões mais conscientes, aumenta a eficiência produtiva e facilita o compartilhamento de conhecimento. O uso mais extensivo de tecnologias de precisão é importante também para o avanço das metas sociais relacionadas aos impactos ambientais e à mitigação das mudanças climáticas. No entanto, muitos estudos empíricos e científicos têm mostrado que a falta de habilidade para usar essas ferramentas e a escassez de conhecimento sobre as tecnologias mais adequadas contribuem para o desconforto atual do agricultor em relação às tecnologias digitais. E nesse processo de adoção e implementação de novas tecnologias na agricultura, a informação desempenha um papel fundamental. Essa pesquisa investiga a influência dos canais de comunicação (mídia de massa, mídias sociais e relações interpessoais) na adoção, tomada de decisão e benefícios obtidos pelos agricultores com o uso de tecnologias. O estudo coletou dados com 461 produtores de soja no Brasil e 340 produtores de soja nos Estados Unidos, países líderes na produção e exportação de soja. O estudo comparativo foi realizado nos cinco principais Estados brasileiros produtores e nos nove principais Estados americanos produtores. Esses Estados representam aproximadamente 75% da produção de soja em cada país. Os resultados que mediram a associação entre os canais de comunicação e a adoção de tecnologias mostraram variações e semelhanças entre os dois países. O LinkedIn apresentou a maior correlação positiva no Brasil com sete tecnologias de precisão e digital entre oito analisadas. Nos Estados Unidos, o YouTube teve a maior correlação positiva com quatro das oito tecnologias digitais e de precisão analisadas. A influência geral atribuída às mídias sociais entre os agricultores brasileiros foi muito maior do que entre os agricultores americanos. A relação entre os canais de comunicação e os benefícios percebidos com o uso de tecnologias nas fazendas teve maior associação com a mídia de massa nos Estados Unidos do que no Brasil. Em relação à associação entre tomada de decisões e canais de comunicação, o estudo mostrou relevância das relações interpessoais no Brasil e nos Estados Unidos. Os resultados reforçam que conhecimento e informação são fatores decisivos no processo de adoção de tecnologias na agricultura. As descobertas desta pesquisa permitirão que agricultores e gestores usem os canais de comunicação de forma mais eficaz na avaliação e adoção de tecnologias de precisão.
id URGS_4d49e1508f251e1bddb3db35d9356179
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251990
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Colussi, JoanaPadula, Antonio DomingosSchnitkey, Gary2022-11-30T04:53:23Z2022http://hdl.handle.net/10183/251990001154072A digitalização da agricultura se tornou uma das áreas de maior importância nos últimos anos, com potencial de se tornar a próxima revolução agrícola. Essa transformação é muito importante no agronegócio porque leva a decisões mais conscientes, aumenta a eficiência produtiva e facilita o compartilhamento de conhecimento. O uso mais extensivo de tecnologias de precisão é importante também para o avanço das metas sociais relacionadas aos impactos ambientais e à mitigação das mudanças climáticas. No entanto, muitos estudos empíricos e científicos têm mostrado que a falta de habilidade para usar essas ferramentas e a escassez de conhecimento sobre as tecnologias mais adequadas contribuem para o desconforto atual do agricultor em relação às tecnologias digitais. E nesse processo de adoção e implementação de novas tecnologias na agricultura, a informação desempenha um papel fundamental. Essa pesquisa investiga a influência dos canais de comunicação (mídia de massa, mídias sociais e relações interpessoais) na adoção, tomada de decisão e benefícios obtidos pelos agricultores com o uso de tecnologias. O estudo coletou dados com 461 produtores de soja no Brasil e 340 produtores de soja nos Estados Unidos, países líderes na produção e exportação de soja. O estudo comparativo foi realizado nos cinco principais Estados brasileiros produtores e nos nove principais Estados americanos produtores. Esses Estados representam aproximadamente 75% da produção de soja em cada país. Os resultados que mediram a associação entre os canais de comunicação e a adoção de tecnologias mostraram variações e semelhanças entre os dois países. O LinkedIn apresentou a maior correlação positiva no Brasil com sete tecnologias de precisão e digital entre oito analisadas. Nos Estados Unidos, o YouTube teve a maior correlação positiva com quatro das oito tecnologias digitais e de precisão analisadas. A influência geral atribuída às mídias sociais entre os agricultores brasileiros foi muito maior do que entre os agricultores americanos. A relação entre os canais de comunicação e os benefícios percebidos com o uso de tecnologias nas fazendas teve maior associação com a mídia de massa nos Estados Unidos do que no Brasil. Em relação à associação entre tomada de decisões e canais de comunicação, o estudo mostrou relevância das relações interpessoais no Brasil e nos Estados Unidos. Os resultados reforçam que conhecimento e informação são fatores decisivos no processo de adoção de tecnologias na agricultura. As descobertas desta pesquisa permitirão que agricultores e gestores usem os canais de comunicação de forma mais eficaz na avaliação e adoção de tecnologias de precisão.The digitalization of agriculture is one of the areas widely given importance in recent years as it could be the next agricultural revolution. This transformation is crucial in agribusiness because it leads to more informed decisions, higher efficiency, and easier knowledge sharing. In addition to increasing economic efficiency, more extensive use of precision technologies will be important in advancing societal goals relating to environmental impacts and climate change mitigation. However, studies have shown that the lack of ability to use these tools and the shortage of knowledge about the most appropriate technologies contribute to current farmer unease regarding digital technology. Information plays a relevant role in the technology adoption process in agriculture. This study investigates the influence of communication channels (mass media, social media, and interpersonal meetings) on farmers' adoption, decision-making, and benefits obtained concerning the use of precision and digital technologies. The study uses data from 461 soybean farmers in Brazil and 340 soybean farmers in the United States, the two largest producers and exporters of soybeans worldwide. The comparative study was conducted in Brazil's top five soybean-producing states and the United States' top nine soybean-producing states. These states provide approximately 75% of soybean production in each country. The strength of association between the communication channels and the level of adoption of technologies showed variations and similarities between Brazil and the United States. LinkedIn had the highest positive correlation in Brazil, with a strong relationship for seven precision and digital technologies among eight analyzed. In the United States, YouTube had the highest positive correlation with four of eight precision and digital technologies analyzed. The overall influence attributed to social media among Brazilian farmers was much higher than among American farmers. The relationship between communication channels and the perceived benefits of using technologies on-farm showed a higher association with mass media channels in the United States than in Brazil. Regarding making decisions and communication channels, the study showed a relevance of interpersonal meetings in Brazil and the United States. The results reinforce that superior knowledge and information are decisive in the process of adopting technologies in agriculture. Findings in the two countries enable farmers and agribusiness managers to use communication channels more effectively in evaluating and adopting precision technologies.application/pdfengCanais de comunicaçãoMídias sociaisTecnologiaAgriculturaRelações interpessoaisSojaTechnology adoptionMass mediaSocial mediaInterpersonal meetingsDigital agricultureHow communication affects the adoption of technologies in soybean production : a comparative study between Brazil and the United Statesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154072.pdf.txt001154072.pdf.txtExtracted Texttext/plain194986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251990/2/001154072.pdf.txtf585eab1e1b090932bf8f4ced5132dc1MD52ORIGINAL001154072.pdfTexto completo (inglês)application/pdf4510411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251990/1/001154072.pdfd8efdcdd3f93b49f27b17b25cbd06cb3MD5110183/2519902022-12-04 05:53:26.607372oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251990Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-04T07:53:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv How communication affects the adoption of technologies in soybean production : a comparative study between Brazil and the United States
title How communication affects the adoption of technologies in soybean production : a comparative study between Brazil and the United States
spellingShingle How communication affects the adoption of technologies in soybean production : a comparative study between Brazil and the United States
Colussi, Joana
Canais de comunicação
Mídias sociais
Tecnologia
Agricultura
Relações interpessoais
Soja
Technology adoption
Mass media
Social media
Interpersonal meetings
Digital agriculture
title_short How communication affects the adoption of technologies in soybean production : a comparative study between Brazil and the United States
title_full How communication affects the adoption of technologies in soybean production : a comparative study between Brazil and the United States
title_fullStr How communication affects the adoption of technologies in soybean production : a comparative study between Brazil and the United States
title_full_unstemmed How communication affects the adoption of technologies in soybean production : a comparative study between Brazil and the United States
title_sort How communication affects the adoption of technologies in soybean production : a comparative study between Brazil and the United States
author Colussi, Joana
author_facet Colussi, Joana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colussi, Joana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Padula, Antonio Domingos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Schnitkey, Gary
contributor_str_mv Padula, Antonio Domingos
Schnitkey, Gary
dc.subject.por.fl_str_mv Canais de comunicação
Mídias sociais
Tecnologia
Agricultura
Relações interpessoais
Soja
topic Canais de comunicação
Mídias sociais
Tecnologia
Agricultura
Relações interpessoais
Soja
Technology adoption
Mass media
Social media
Interpersonal meetings
Digital agriculture
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology adoption
Mass media
Social media
Interpersonal meetings
Digital agriculture
description A digitalização da agricultura se tornou uma das áreas de maior importância nos últimos anos, com potencial de se tornar a próxima revolução agrícola. Essa transformação é muito importante no agronegócio porque leva a decisões mais conscientes, aumenta a eficiência produtiva e facilita o compartilhamento de conhecimento. O uso mais extensivo de tecnologias de precisão é importante também para o avanço das metas sociais relacionadas aos impactos ambientais e à mitigação das mudanças climáticas. No entanto, muitos estudos empíricos e científicos têm mostrado que a falta de habilidade para usar essas ferramentas e a escassez de conhecimento sobre as tecnologias mais adequadas contribuem para o desconforto atual do agricultor em relação às tecnologias digitais. E nesse processo de adoção e implementação de novas tecnologias na agricultura, a informação desempenha um papel fundamental. Essa pesquisa investiga a influência dos canais de comunicação (mídia de massa, mídias sociais e relações interpessoais) na adoção, tomada de decisão e benefícios obtidos pelos agricultores com o uso de tecnologias. O estudo coletou dados com 461 produtores de soja no Brasil e 340 produtores de soja nos Estados Unidos, países líderes na produção e exportação de soja. O estudo comparativo foi realizado nos cinco principais Estados brasileiros produtores e nos nove principais Estados americanos produtores. Esses Estados representam aproximadamente 75% da produção de soja em cada país. Os resultados que mediram a associação entre os canais de comunicação e a adoção de tecnologias mostraram variações e semelhanças entre os dois países. O LinkedIn apresentou a maior correlação positiva no Brasil com sete tecnologias de precisão e digital entre oito analisadas. Nos Estados Unidos, o YouTube teve a maior correlação positiva com quatro das oito tecnologias digitais e de precisão analisadas. A influência geral atribuída às mídias sociais entre os agricultores brasileiros foi muito maior do que entre os agricultores americanos. A relação entre os canais de comunicação e os benefícios percebidos com o uso de tecnologias nas fazendas teve maior associação com a mídia de massa nos Estados Unidos do que no Brasil. Em relação à associação entre tomada de decisões e canais de comunicação, o estudo mostrou relevância das relações interpessoais no Brasil e nos Estados Unidos. Os resultados reforçam que conhecimento e informação são fatores decisivos no processo de adoção de tecnologias na agricultura. As descobertas desta pesquisa permitirão que agricultores e gestores usem os canais de comunicação de forma mais eficaz na avaliação e adoção de tecnologias de precisão.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-30T04:53:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/251990
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154072
url http://hdl.handle.net/10183/251990
identifier_str_mv 001154072
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251990/2/001154072.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251990/1/001154072.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f585eab1e1b090932bf8f4ced5132dc1
d8efdcdd3f93b49f27b17b25cbd06cb3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085602313371648