Lean e a melhoria de processos de Backoffice : implantação de ferramentas Lean no gerenciamento de um CSC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/150676 |
Resumo: | Processos de backoffice apresentam um grande impacto nos custos de uma empresa. Centros de Serviço Compartilhados têm sido implementados a fim de controlar e melhorar tais processos. O lean, por sua vez, tem em comum com os CSC o objetivo de trazer excelência a processos. Uma análise da literatura indica haver sinergia entre os métodos e que as ferramentas lean possam promover melhorias que a implantação exclusiva de um CSC não tenha atingido. O objetivo deste trabalho é implantar princípios e ferramentas lean visando a busca de excelência em processos de backoffice, que pertençam a um CSC maduro. Para analisar essa possibilidade foi realizado um estudo de caso em empresa do ramo metalúrgico que já dispõe de um CSC considerado maduro em pesquisas de benchmarking na área. Foram implementados: um estudo de estabilidade e capacidade, posteriormente a prática de gerenciamento diário para implementação de melhorias, ocorrendo coleta de dados qualitativa e quantitativa para avaliação dos seus impactos. Por fim, um questionário foi aplicado para detectar a percepção dos colaboradores a respeito das mudanças obtidas com as ferramentas. Os resultados indicaram que mesmo em um CSC já completamente implantado, havia instabilidade e incapacidade nos processos, detectadas através do estudo de capacidade e estabilidade que são usadas na metodologia Lean. Em relação à utilização de gerenciamento diário, agregado à gestão visual, observou-se ser a abordagem que possibilitaria melhores resultados. Em uma pesquisa realizada com todos os níveis hierárquicos envolvidos, que comparava o cenário anterior às ferramentas, um mês após a implantação e a expectativa para o cenário em um ano, foi possível comprovar que 64% dos princípios Lean apresentados por Liker (2005) foram melhorados no primeiro mês e que existe uma expectativa de melhorar 95% dos princípios Lean e das funções da comunicação no próximo um ano com os estudos de capacidade/estabilidade e gerenciamento diário. Observou-se que, enquanto os estudos de capacidade e estabilidade detectam as falhas, o gerenciamento diário permite operacionalizar as mudanças, ao mesmo tempo em que reforça os princípios lean. Embora não possam ser generalizáveis os resultados obtidos, pode-se dizer que neste estudo foi possível atingir melhores níveis de desempenho dos processos de um CSC maduro utilizando ferramentas lean, confirmando a hipótese inicial. |
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Sum, Fabiane FloresPaula, Istefani Carísio de2017-01-13T02:17:27Z2016http://hdl.handle.net/10183/150676001009404Processos de backoffice apresentam um grande impacto nos custos de uma empresa. Centros de Serviço Compartilhados têm sido implementados a fim de controlar e melhorar tais processos. O lean, por sua vez, tem em comum com os CSC o objetivo de trazer excelência a processos. Uma análise da literatura indica haver sinergia entre os métodos e que as ferramentas lean possam promover melhorias que a implantação exclusiva de um CSC não tenha atingido. O objetivo deste trabalho é implantar princípios e ferramentas lean visando a busca de excelência em processos de backoffice, que pertençam a um CSC maduro. Para analisar essa possibilidade foi realizado um estudo de caso em empresa do ramo metalúrgico que já dispõe de um CSC considerado maduro em pesquisas de benchmarking na área. Foram implementados: um estudo de estabilidade e capacidade, posteriormente a prática de gerenciamento diário para implementação de melhorias, ocorrendo coleta de dados qualitativa e quantitativa para avaliação dos seus impactos. Por fim, um questionário foi aplicado para detectar a percepção dos colaboradores a respeito das mudanças obtidas com as ferramentas. Os resultados indicaram que mesmo em um CSC já completamente implantado, havia instabilidade e incapacidade nos processos, detectadas através do estudo de capacidade e estabilidade que são usadas na metodologia Lean. Em relação à utilização de gerenciamento diário, agregado à gestão visual, observou-se ser a abordagem que possibilitaria melhores resultados. Em uma pesquisa realizada com todos os níveis hierárquicos envolvidos, que comparava o cenário anterior às ferramentas, um mês após a implantação e a expectativa para o cenário em um ano, foi possível comprovar que 64% dos princípios Lean apresentados por Liker (2005) foram melhorados no primeiro mês e que existe uma expectativa de melhorar 95% dos princípios Lean e das funções da comunicação no próximo um ano com os estudos de capacidade/estabilidade e gerenciamento diário. Observou-se que, enquanto os estudos de capacidade e estabilidade detectam as falhas, o gerenciamento diário permite operacionalizar as mudanças, ao mesmo tempo em que reforça os princípios lean. Embora não possam ser generalizáveis os resultados obtidos, pode-se dizer que neste estudo foi possível atingir melhores níveis de desempenho dos processos de um CSC maduro utilizando ferramentas lean, confirmando a hipótese inicial.Backoffice processes have a high impact on the costs of a company. Shared Service Centers (SSC) has been implemented in order to control and improve these processes. The lean methodology, in turn, has in common with the SSC the aim to bring excellence to processes. A literature review indicates that there is synergy between the methods and the lean tools can make improvements that exclusive implementation of a CSC has not reached. The aim of this study is to implement lean principles and tools aimed at the pursuit of excellence in backoffice processes, belonging to a mature SSC. To test the initial hypothesis it was conducted a case study in a metal industry that already has a mature SSC. It was implemented: stability and capacity analysis and the practice of daily management to implement improvements, occurring qualitative and quantitative data collection to assess its impact. Finally, a questionnaire was applied to detect the perception of employees about the changes obtained with the tools. The results indicated that even in a SSC already fully deployed, there is instability and failure in processes, detected by stability and capacity analysis that are used in lean methodology. Regarding the use of daily management, added to the visual management, was noted to be the approach would enable better results. In a survey of all levels involved, which compared the previous scenario before the tools, one month after implantation and the expectation for the scenario in a year, it was possible to prove that 64% of the lean principles have been improved in the first month and it is expected to improve 95% of the lean principles and communication functions in one year with stability and capacity analysis and daily management. It was observed that, while the stability and capacity analysis detect faults, the daily management enables operational changes at the same time that increases lean principles perception. Although the results obtained may not be generalizable, it can be said that in this study it was possible to achieve better performance levels of processes of a mature CSC using lean tools, confirming the initial hypothesis.application/pdfporBack officeProdução enxutaCentros de serviços compartilhadosGestãoSSCLeanProcess excellenceStability and capacity analysisDaily managementLean e a melhoria de processos de Backoffice : implantação de ferramentas Lean no gerenciamento de um CSCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009404.pdf001009404.pdfTexto completoapplication/pdf2027713http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150676/1/001009404.pdf8e04335c7d83833b0b108ca5209c22bdMD51TEXT001009404.pdf.txt001009404.pdf.txtExtracted Texttext/plain269793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150676/2/001009404.pdf.txt790312745760ab700e33769c6f3ef6a8MD52THUMBNAIL001009404.pdf.jpg001009404.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1285http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150676/3/001009404.pdf.jpgb6a651a0a0dc4af3a61f4bbf5e68108bMD5310183/1506762022-08-18 04:44:47.367956oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150676Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-18T07:44:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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