Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molleri, Mircea Claro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276906
Resumo: A criação de cursos novos de pós-graduação stricto sensu é precedida por uma avaliação realizada pela CAPES, chamada de APCN. Essa avaliação é disciplinada por portarias e tem calendários de submissão quase que todos os anos, para todas as modalidades e níveis. A cada ano são recebidas centenas de propostas de cursos novos, um dos motivos do processo avaliativo ser caro e demorado, podendo durar cerca de um ano do seu início até a sua conclusão. Como as equipes da CAPES estão sempre trabalhando na implementação dessa avaliação de entrada, resta pouco tempo para a análise dos seus dados, para a avaliação dos resultados e do processo como um todo. Diante disso, além da importância da APCN, que modula a oferta da pós-graduação no território nacional, e a falta de trabalhos nesse tema, esse trabalho visa analisar os dados de APCN de 2019, propondo ações para a melhoria do processo. Na tese foram desenvolvidos 2 artigos: o primeiro traz a análise dos dados de submissão e aprovação das propostas de 2019, traçando um diagnóstico e propondo ações/políticas diferenciadas pensando no aumento das taxas de aprovação e na melhoria do processo. O segundo traz a análise de dados exclusivamente da etapa de análise documental, em que o foco foram as propostas “validadas com pendência”. As metodologias desenvolvidas nos dois artigos se mostraram robustas para a consecução dos objetivos, sendo possível confirmar que a análise dos resultados é de extrema importância para propor e aprimorar políticas públicas e direcionar ações para a melhoria constante do processo avaliativo.
id URGS_4de4456afd7b597cc3b50ff88f73cc51
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276906
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Molleri, Mircea ClaroSouza, Diogo Onofre Gomes de2024-08-03T06:31:52Z2024http://hdl.handle.net/10183/276906001207938A criação de cursos novos de pós-graduação stricto sensu é precedida por uma avaliação realizada pela CAPES, chamada de APCN. Essa avaliação é disciplinada por portarias e tem calendários de submissão quase que todos os anos, para todas as modalidades e níveis. A cada ano são recebidas centenas de propostas de cursos novos, um dos motivos do processo avaliativo ser caro e demorado, podendo durar cerca de um ano do seu início até a sua conclusão. Como as equipes da CAPES estão sempre trabalhando na implementação dessa avaliação de entrada, resta pouco tempo para a análise dos seus dados, para a avaliação dos resultados e do processo como um todo. Diante disso, além da importância da APCN, que modula a oferta da pós-graduação no território nacional, e a falta de trabalhos nesse tema, esse trabalho visa analisar os dados de APCN de 2019, propondo ações para a melhoria do processo. Na tese foram desenvolvidos 2 artigos: o primeiro traz a análise dos dados de submissão e aprovação das propostas de 2019, traçando um diagnóstico e propondo ações/políticas diferenciadas pensando no aumento das taxas de aprovação e na melhoria do processo. O segundo traz a análise de dados exclusivamente da etapa de análise documental, em que o foco foram as propostas “validadas com pendência”. As metodologias desenvolvidas nos dois artigos se mostraram robustas para a consecução dos objetivos, sendo possível confirmar que a análise dos resultados é de extrema importância para propor e aprimorar políticas públicas e direcionar ações para a melhoria constante do processo avaliativo.application/pdfporPolíticas públicasAvaliação da Pós-GraduaçãoExpansão da Pós-GraduaçãoAvaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2024doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001207938.pdf.txt001207938.pdf.txtExtracted Texttext/plain127470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276906/2/001207938.pdf.txtdf61b411b5fc60ff0560536f5677a987MD52ORIGINAL001207938.pdfTexto completoapplication/pdf569541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276906/1/001207938.pdff1bd5ee0f92e4852c301755f479fb5f1MD5110183/2769062024-08-04 06:24:55.979872oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-04T09:24:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública
title Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública
spellingShingle Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública
Molleri, Mircea Claro
Políticas públicas
Avaliação da Pós-Graduação
Expansão da Pós-Graduação
title_short Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública
title_full Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública
title_fullStr Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública
title_full_unstemmed Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública
title_sort Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública
author Molleri, Mircea Claro
author_facet Molleri, Mircea Claro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molleri, Mircea Claro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Diogo Onofre Gomes de
contributor_str_mv Souza, Diogo Onofre Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Avaliação da Pós-Graduação
Expansão da Pós-Graduação
topic Políticas públicas
Avaliação da Pós-Graduação
Expansão da Pós-Graduação
description A criação de cursos novos de pós-graduação stricto sensu é precedida por uma avaliação realizada pela CAPES, chamada de APCN. Essa avaliação é disciplinada por portarias e tem calendários de submissão quase que todos os anos, para todas as modalidades e níveis. A cada ano são recebidas centenas de propostas de cursos novos, um dos motivos do processo avaliativo ser caro e demorado, podendo durar cerca de um ano do seu início até a sua conclusão. Como as equipes da CAPES estão sempre trabalhando na implementação dessa avaliação de entrada, resta pouco tempo para a análise dos seus dados, para a avaliação dos resultados e do processo como um todo. Diante disso, além da importância da APCN, que modula a oferta da pós-graduação no território nacional, e a falta de trabalhos nesse tema, esse trabalho visa analisar os dados de APCN de 2019, propondo ações para a melhoria do processo. Na tese foram desenvolvidos 2 artigos: o primeiro traz a análise dos dados de submissão e aprovação das propostas de 2019, traçando um diagnóstico e propondo ações/políticas diferenciadas pensando no aumento das taxas de aprovação e na melhoria do processo. O segundo traz a análise de dados exclusivamente da etapa de análise documental, em que o foco foram as propostas “validadas com pendência”. As metodologias desenvolvidas nos dois artigos se mostraram robustas para a consecução dos objetivos, sendo possível confirmar que a análise dos resultados é de extrema importância para propor e aprimorar políticas públicas e direcionar ações para a melhoria constante do processo avaliativo.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-03T06:31:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/276906
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001207938
url http://hdl.handle.net/10183/276906
identifier_str_mv 001207938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276906/2/001207938.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276906/1/001207938.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv df61b411b5fc60ff0560536f5677a987
f1bd5ee0f92e4852c301755f479fb5f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085647653797888