Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276906 |
Resumo: | A criação de cursos novos de pós-graduação stricto sensu é precedida por uma avaliação realizada pela CAPES, chamada de APCN. Essa avaliação é disciplinada por portarias e tem calendários de submissão quase que todos os anos, para todas as modalidades e níveis. A cada ano são recebidas centenas de propostas de cursos novos, um dos motivos do processo avaliativo ser caro e demorado, podendo durar cerca de um ano do seu início até a sua conclusão. Como as equipes da CAPES estão sempre trabalhando na implementação dessa avaliação de entrada, resta pouco tempo para a análise dos seus dados, para a avaliação dos resultados e do processo como um todo. Diante disso, além da importância da APCN, que modula a oferta da pós-graduação no território nacional, e a falta de trabalhos nesse tema, esse trabalho visa analisar os dados de APCN de 2019, propondo ações para a melhoria do processo. Na tese foram desenvolvidos 2 artigos: o primeiro traz a análise dos dados de submissão e aprovação das propostas de 2019, traçando um diagnóstico e propondo ações/políticas diferenciadas pensando no aumento das taxas de aprovação e na melhoria do processo. O segundo traz a análise de dados exclusivamente da etapa de análise documental, em que o foco foram as propostas “validadas com pendência”. As metodologias desenvolvidas nos dois artigos se mostraram robustas para a consecução dos objetivos, sendo possível confirmar que a análise dos resultados é de extrema importância para propor e aprimorar políticas públicas e direcionar ações para a melhoria constante do processo avaliativo. |
id |
URGS_4de4456afd7b597cc3b50ff88f73cc51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276906 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Molleri, Mircea ClaroSouza, Diogo Onofre Gomes de2024-08-03T06:31:52Z2024http://hdl.handle.net/10183/276906001207938A criação de cursos novos de pós-graduação stricto sensu é precedida por uma avaliação realizada pela CAPES, chamada de APCN. Essa avaliação é disciplinada por portarias e tem calendários de submissão quase que todos os anos, para todas as modalidades e níveis. A cada ano são recebidas centenas de propostas de cursos novos, um dos motivos do processo avaliativo ser caro e demorado, podendo durar cerca de um ano do seu início até a sua conclusão. Como as equipes da CAPES estão sempre trabalhando na implementação dessa avaliação de entrada, resta pouco tempo para a análise dos seus dados, para a avaliação dos resultados e do processo como um todo. Diante disso, além da importância da APCN, que modula a oferta da pós-graduação no território nacional, e a falta de trabalhos nesse tema, esse trabalho visa analisar os dados de APCN de 2019, propondo ações para a melhoria do processo. Na tese foram desenvolvidos 2 artigos: o primeiro traz a análise dos dados de submissão e aprovação das propostas de 2019, traçando um diagnóstico e propondo ações/políticas diferenciadas pensando no aumento das taxas de aprovação e na melhoria do processo. O segundo traz a análise de dados exclusivamente da etapa de análise documental, em que o foco foram as propostas “validadas com pendência”. As metodologias desenvolvidas nos dois artigos se mostraram robustas para a consecução dos objetivos, sendo possível confirmar que a análise dos resultados é de extrema importância para propor e aprimorar políticas públicas e direcionar ações para a melhoria constante do processo avaliativo.application/pdfporPolíticas públicasAvaliação da Pós-GraduaçãoExpansão da Pós-GraduaçãoAvaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2024doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001207938.pdf.txt001207938.pdf.txtExtracted Texttext/plain127470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276906/2/001207938.pdf.txtdf61b411b5fc60ff0560536f5677a987MD52ORIGINAL001207938.pdfTexto completoapplication/pdf569541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276906/1/001207938.pdff1bd5ee0f92e4852c301755f479fb5f1MD5110183/2769062024-08-04 06:24:55.979872oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-04T09:24:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública |
title |
Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública |
spellingShingle |
Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública Molleri, Mircea Claro Políticas públicas Avaliação da Pós-Graduação Expansão da Pós-Graduação |
title_short |
Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública |
title_full |
Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública |
title_fullStr |
Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública |
title_full_unstemmed |
Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública |
title_sort |
Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública |
author |
Molleri, Mircea Claro |
author_facet |
Molleri, Mircea Claro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Molleri, Mircea Claro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Diogo Onofre Gomes de |
contributor_str_mv |
Souza, Diogo Onofre Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas Avaliação da Pós-Graduação Expansão da Pós-Graduação |
topic |
Políticas públicas Avaliação da Pós-Graduação Expansão da Pós-Graduação |
description |
A criação de cursos novos de pós-graduação stricto sensu é precedida por uma avaliação realizada pela CAPES, chamada de APCN. Essa avaliação é disciplinada por portarias e tem calendários de submissão quase que todos os anos, para todas as modalidades e níveis. A cada ano são recebidas centenas de propostas de cursos novos, um dos motivos do processo avaliativo ser caro e demorado, podendo durar cerca de um ano do seu início até a sua conclusão. Como as equipes da CAPES estão sempre trabalhando na implementação dessa avaliação de entrada, resta pouco tempo para a análise dos seus dados, para a avaliação dos resultados e do processo como um todo. Diante disso, além da importância da APCN, que modula a oferta da pós-graduação no território nacional, e a falta de trabalhos nesse tema, esse trabalho visa analisar os dados de APCN de 2019, propondo ações para a melhoria do processo. Na tese foram desenvolvidos 2 artigos: o primeiro traz a análise dos dados de submissão e aprovação das propostas de 2019, traçando um diagnóstico e propondo ações/políticas diferenciadas pensando no aumento das taxas de aprovação e na melhoria do processo. O segundo traz a análise de dados exclusivamente da etapa de análise documental, em que o foco foram as propostas “validadas com pendência”. As metodologias desenvolvidas nos dois artigos se mostraram robustas para a consecução dos objetivos, sendo possível confirmar que a análise dos resultados é de extrema importância para propor e aprimorar políticas públicas e direcionar ações para a melhoria constante do processo avaliativo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-08-03T06:31:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/276906 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001207938 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/276906 |
identifier_str_mv |
001207938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276906/2/001207938.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276906/1/001207938.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df61b411b5fc60ff0560536f5677a987 f1bd5ee0f92e4852c301755f479fb5f1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085647653797888 |