A integração ensino-serviço na composição da Rede de Atenção à Saúde Bucal na região norte do município de Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204592 |
Resumo: | Apesar dos avanços nas propostas da Integração Ensino-Serviço para formar profissionais que atendam aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), questiona-se efetivas transformações no agir profissional para produção de saúde em redes. Este estudo propõe-se a analisar a contribuição da Integração Ensino-Serviço no desenvolvimento de Redes de Atenção Primária à Saúde na Gerência de Saúde Glória/Cruzeiro/Cristal do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Trata-se de um estudo de caso tipo único e integrado, de natureza qualitativa, com abordagem participativa do tipo pesquisa-intervenção. Os dados foram produzidos através da realização de quatro grupos focais em três equipes de saúde da família e um grupo de gestores da Atenção Secundária da gerência analisada. Foram ouvidos 48 trabalhadores (15 Agentes Comunitários de Saúde, 1 Auxiliar de Saúde Bucal, 14 Técnicos de Enfermagem, 2 Cirurgiões-Dentistas, 8 Enfermeiros, 1 Fisioterapeuta, 3 Médicos, 2 Nutricionistas, 1 Pedagogo, 1 Psicólogo) e 10 estudantes. Os dados produzidos pelo estudo foram analisados com base no referencial teórico da Ergologia, de Redes de Atenção e nos fundamentos epistemológicos da Análise Textual Discursiva. As práticas analisadas pelo estudo indicam que os territórios sociais das Redes de Atenção Primária à Saúde constituem-se em cenários de Integração Ensino-Serviço que ampliam o agir profissional do trabalhador e do estudante para a produção do cuidado. A Integração Ensino-Serviço em Redes de Atenção Primária à Saúde gera reconhecimento das especificidades do trabalho em redes de atenção primária e do papel da coordenação do cuidado. O encontro produzido entre o ensino e as atividades em Redes de Atenção Primária à Saúde exercita renormalizações no uso de protocolos e gera competências para o trabalho interprofissional. A governança das atividades de Integração Ensino-Serviço distribui estudantes e estabelece planos mínimos de carga horária e trabalho, porém não dispara práticas de Educação Permanente em Saúde em um movimento para a constituição de uma Rede Integrada de Ensino e Atenção Primária à Saúde. O encontro entre o trabalho como atividade e o ensino como aprendizagem evidencia como espaço potencial de formação as Redes Integradas de Ensino e Atenção Primária à Saúde. |
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Martino, Vanessa NogueiraWarmling, Cristine Maria2020-01-18T04:16:31Z2019http://hdl.handle.net/10183/204592001097800Apesar dos avanços nas propostas da Integração Ensino-Serviço para formar profissionais que atendam aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), questiona-se efetivas transformações no agir profissional para produção de saúde em redes. Este estudo propõe-se a analisar a contribuição da Integração Ensino-Serviço no desenvolvimento de Redes de Atenção Primária à Saúde na Gerência de Saúde Glória/Cruzeiro/Cristal do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Trata-se de um estudo de caso tipo único e integrado, de natureza qualitativa, com abordagem participativa do tipo pesquisa-intervenção. Os dados foram produzidos através da realização de quatro grupos focais em três equipes de saúde da família e um grupo de gestores da Atenção Secundária da gerência analisada. Foram ouvidos 48 trabalhadores (15 Agentes Comunitários de Saúde, 1 Auxiliar de Saúde Bucal, 14 Técnicos de Enfermagem, 2 Cirurgiões-Dentistas, 8 Enfermeiros, 1 Fisioterapeuta, 3 Médicos, 2 Nutricionistas, 1 Pedagogo, 1 Psicólogo) e 10 estudantes. Os dados produzidos pelo estudo foram analisados com base no referencial teórico da Ergologia, de Redes de Atenção e nos fundamentos epistemológicos da Análise Textual Discursiva. As práticas analisadas pelo estudo indicam que os territórios sociais das Redes de Atenção Primária à Saúde constituem-se em cenários de Integração Ensino-Serviço que ampliam o agir profissional do trabalhador e do estudante para a produção do cuidado. A Integração Ensino-Serviço em Redes de Atenção Primária à Saúde gera reconhecimento das especificidades do trabalho em redes de atenção primária e do papel da coordenação do cuidado. O encontro produzido entre o ensino e as atividades em Redes de Atenção Primária à Saúde exercita renormalizações no uso de protocolos e gera competências para o trabalho interprofissional. A governança das atividades de Integração Ensino-Serviço distribui estudantes e estabelece planos mínimos de carga horária e trabalho, porém não dispara práticas de Educação Permanente em Saúde em um movimento para a constituição de uma Rede Integrada de Ensino e Atenção Primária à Saúde. O encontro entre o trabalho como atividade e o ensino como aprendizagem evidencia como espaço potencial de formação as Redes Integradas de Ensino e Atenção Primária à Saúde.Despite advances in the proposals of the Teaching-Service Integration to train professionals that meet the principles and guidelines of the Sistema Único de Saúde (SUS), it is questioned if there is effective transformations in the act professional for the health production in healthcare networks. This study proposes to analyze the contribution of the Teaching-Service Integration in the development of Primary Healthcare Networks in the Health Management Glória/ Cruzeiro/Cristal of the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. This is a unique and integrated case study, of a qualitative nature, with a participatory research-intervention type approach. The data was produced by making four focal groups on three family health teams and a group of Secondary Care managers from the analyzed district. Were heard 48 workers (15 Community Health Agents, 1 Oral Health Assistant, 14 Nursing Technicians, 2 Dental Surgeons, 8 Nurses, 1 Physiotherapist, 3 Doctors, 2 Nutritionists, 1 Pedagogue, 1 Psychologist) and 10 students. The data produced by the study was analyzed based on the theoretical reference of Ergology, Attention Networks and on the epistemological foundations of Discursive Textual Analysis. The practices analyzed by the study indicate that the social territories of Primary Attention to Health Networks include scenarios of Teaching-Service Integration that extends the act professional of the worker and the student for the production of care. The Teaching- Service Integration in Primary Attention to Health Networks generates recognition of the specificities of work in primary care networks and the role of care coordination. The meeting between teaching and activities in Primary Attention to Health Networks exercises renormalizations in the use of protocols and generates competences for interprofessional work. The governance of the activities of Teaching-Service Integration distributes students and establishes minimum plans of working hours and workload, but does not trigger practices of Permanent Educacion in Health in a movement for the creation of an Integrated Teaching and Primary Health Attention Network. The meeting between the work as an activity and the teaching as learning evidences a potential space for the formation of Integrated Networks of Teaching and Primary Attention to Health.application/pdfporEducação em saúdeAtenção primária à saúdePorto Alegre (RS)Teaching-service integrationHealth care networkWork process in healthcareAct professionalCompetencyA integração ensino-serviço na composição da Rede de Atenção à Saúde Bucal na região norte do município de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097800.pdf.txt001097800.pdf.txtExtracted Texttext/plain172452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204592/2/001097800.pdf.txt7c3eafe02127be7eb5f153e06fdf7823MD52ORIGINAL001097800.pdfTexto completoapplication/pdf1354655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204592/1/001097800.pdf9f4bc416cfcae684e3a5dc64d33dcfdeMD5110183/2045922020-01-19 05:14:45.574395oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204592Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-01-19T07:14:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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