Adoecimento docente : narrativas do trabalho em busca do “queviver”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Ana Lúcia Gonçalves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36402
Resumo: Ao pesquisar o processo de adoecimento docente no fazer dos Ensinos Fundamental e Médio da região Metropolitana de Porto Alegre, no espaço do Colégio Mesquita, mantido pela Cooperativa de Professores da Grande Porto Alegre objetiva-se conhecer as correlações entre o contexto de trabalho e o adoecimento dos humanos, neste exercício. Sistematizar Narrativas voluntárias a partir do olhar da observadora, que possibilitem o estranhamento do objeto do estudo; inventar a práxis do eu não quero adoecer/ morrer no exercício da docência. Problemática: O trabalho docente adoece? Este adoecer tem a ver com o que o docente vive no espaço e nas relações em sala de aula e na escola? Por quê? Anuncia a experiência vivida, como ponto de partida. O método, como invenção. A metodologia, a que se faz. Critérios para escolha dos sete docentes: O estar docente entre os anos de 2008 e 2010 atuando no Colégio Mesquita e noutra escola das redes pública ou particular de ensino na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul; - Expressar mediante a ciência deste fazer – espontânea e voluntariamente o interesse em tornar-se um narrador. O estudo ousa na expectativa de dar voz e vez às experiências vividas dos (a)do(e)centes. Denuncia o encurtamento de vidas, percepções agudas e sofrimentos crônicos e propõe a linguagem literária como um recurso metodológico na construção da dissertação e do “queviver” docente por uma pedagogia da saúde.
id URGS_4ef5ae798c3d908e2f9f6a88ca5c8c85
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36402
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Marcelino, Ana Lúcia GonçalvesMachado, Carmen Lúcia Bezerra2012-01-17T01:19:47Z2011http://hdl.handle.net/10183/36402000816328Ao pesquisar o processo de adoecimento docente no fazer dos Ensinos Fundamental e Médio da região Metropolitana de Porto Alegre, no espaço do Colégio Mesquita, mantido pela Cooperativa de Professores da Grande Porto Alegre objetiva-se conhecer as correlações entre o contexto de trabalho e o adoecimento dos humanos, neste exercício. Sistematizar Narrativas voluntárias a partir do olhar da observadora, que possibilitem o estranhamento do objeto do estudo; inventar a práxis do eu não quero adoecer/ morrer no exercício da docência. Problemática: O trabalho docente adoece? Este adoecer tem a ver com o que o docente vive no espaço e nas relações em sala de aula e na escola? Por quê? Anuncia a experiência vivida, como ponto de partida. O método, como invenção. A metodologia, a que se faz. Critérios para escolha dos sete docentes: O estar docente entre os anos de 2008 e 2010 atuando no Colégio Mesquita e noutra escola das redes pública ou particular de ensino na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul; - Expressar mediante a ciência deste fazer – espontânea e voluntariamente o interesse em tornar-se um narrador. O estudo ousa na expectativa de dar voz e vez às experiências vividas dos (a)do(e)centes. Denuncia o encurtamento de vidas, percepções agudas e sofrimentos crônicos e propõe a linguagem literária como um recurso metodológico na construção da dissertação e do “queviver” docente por uma pedagogia da saúde.Al investigar el proceso de la enfermedad a la maestra en educación primaria y secundaria en la región metropolitana de Porto Alegre, la Mesquita de la universidad en el espacio, mantenido por el Maestro Cooperativa de Porto Alegre objetivo es entender las correlaciones entre el contexto de trabajo y enfermedad entre los humanos, en este ejercicio. Sistematizar narrativas voluntaria de la posición del observador, lo que permite el distanciamiento del objeto de estudio; inventar la práctica no quiero que los enfermos / morir en la profesión docente. Problema: El trabajo de los maestros enfermos? Esta enfermedad tiene que ver con lo que el maestro vive en el espacio y las relaciones en el aula y la escuela? ¿Por qué? Anuncia la experiencia, como punto de partida. El método, como la invención. La metodología, que lo hace. Criterios para la selección de los siete profesores: El profesor que entre los años 2008 y 2010 trabaja en la mezquita de la universidad y otra escuela de las escuelas públicas o privadas, en Porto Alegre, Rio Grande do Sul; - Para expresar esto a través de la ciencia hacer - de forma voluntaria y espontánea de interés en convertirse en un narrador de historias. El estudio se atreve a expresar las expectativas y experiencias de la época (a) (e) del centro. Denuncia el acortamiento de la vida, la percepción de dolor agudo y crónico, y sugiere que el lenguaje literario como herramienta metodológica en la construcción de la disertación y "queviver" pedagogía de la enseñanza de la salud.application/pdfporProfessorFormaçãoTrabalhoCotidianoDoençaEducaciónFormación docenteLa enfermedad maestroLa enseñanzaLa rutina de la escuelaAdoecimento docente : narrativas do trabalho em busca do “queviver”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000816328.pdf.txt000816328.pdf.txtExtracted Texttext/plain149296http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36402/2/000816328.pdf.txtc85d864148e8711d3ff2d4dba2ebb5d4MD52ORIGINAL000816328.pdf000816328.pdfTexto completoapplication/pdf1298111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36402/1/000816328.pdf0b059025f1d6112f626f5f1fcf580f2bMD51THUMBNAIL000816328.pdf.jpg000816328.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36402/3/000816328.pdf.jpgd925df151e8fa9182c59e48d0ee0e024MD5310183/364022018-10-09 08:35:29.238oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:35:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adoecimento docente : narrativas do trabalho em busca do “queviver”
title Adoecimento docente : narrativas do trabalho em busca do “queviver”
spellingShingle Adoecimento docente : narrativas do trabalho em busca do “queviver”
Marcelino, Ana Lúcia Gonçalves
Professor
Formação
Trabalho
Cotidiano
Doença
Educación
Formación docente
La enfermedad maestro
La enseñanza
La rutina de la escuela
title_short Adoecimento docente : narrativas do trabalho em busca do “queviver”
title_full Adoecimento docente : narrativas do trabalho em busca do “queviver”
title_fullStr Adoecimento docente : narrativas do trabalho em busca do “queviver”
title_full_unstemmed Adoecimento docente : narrativas do trabalho em busca do “queviver”
title_sort Adoecimento docente : narrativas do trabalho em busca do “queviver”
author Marcelino, Ana Lúcia Gonçalves
author_facet Marcelino, Ana Lúcia Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, Ana Lúcia Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
contributor_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Trabalho
Cotidiano
Doença
topic Professor
Formação
Trabalho
Cotidiano
Doença
Educación
Formación docente
La enfermedad maestro
La enseñanza
La rutina de la escuela
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación
Formación docente
La enfermedad maestro
La enseñanza
La rutina de la escuela
description Ao pesquisar o processo de adoecimento docente no fazer dos Ensinos Fundamental e Médio da região Metropolitana de Porto Alegre, no espaço do Colégio Mesquita, mantido pela Cooperativa de Professores da Grande Porto Alegre objetiva-se conhecer as correlações entre o contexto de trabalho e o adoecimento dos humanos, neste exercício. Sistematizar Narrativas voluntárias a partir do olhar da observadora, que possibilitem o estranhamento do objeto do estudo; inventar a práxis do eu não quero adoecer/ morrer no exercício da docência. Problemática: O trabalho docente adoece? Este adoecer tem a ver com o que o docente vive no espaço e nas relações em sala de aula e na escola? Por quê? Anuncia a experiência vivida, como ponto de partida. O método, como invenção. A metodologia, a que se faz. Critérios para escolha dos sete docentes: O estar docente entre os anos de 2008 e 2010 atuando no Colégio Mesquita e noutra escola das redes pública ou particular de ensino na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul; - Expressar mediante a ciência deste fazer – espontânea e voluntariamente o interesse em tornar-se um narrador. O estudo ousa na expectativa de dar voz e vez às experiências vividas dos (a)do(e)centes. Denuncia o encurtamento de vidas, percepções agudas e sofrimentos crônicos e propõe a linguagem literária como um recurso metodológico na construção da dissertação e do “queviver” docente por uma pedagogia da saúde.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-17T01:19:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36402
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000816328
url http://hdl.handle.net/10183/36402
identifier_str_mv 000816328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36402/2/000816328.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36402/1/000816328.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36402/3/000816328.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c85d864148e8711d3ff2d4dba2ebb5d4
0b059025f1d6112f626f5f1fcf580f2b
d925df151e8fa9182c59e48d0ee0e024
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085219664920576