Ações estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chile
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/2763 |
Resumo: | Apesar da falta de uma forte cultura exportadora no Brasil, principalmente entre empresas de pequeno e médio portes e de produtos manufaturados, tem-se observado um recente aumento nas exportações, estimulado, em grande parte, pela favorabilidade do câmbio, que mantém o real desvalorizado frente ao dólar. Neste cenário, a elaboração e implantação de estratégias internacionais mostra-se essencial para empresas que desejam expandir sua atuação para fora do país. O presente estudo consiste em uma dissertação de mestrado que se utilizou de um tipo particular de estudo de caso – a pesquisa ação – para elaborar uma estratégia de exportação para o Chile. A empresa objeto de estudo foi a Tshóin, que atua no mercado de moda jovem. A investigação, de caráter exploratório, consistiu em uma série de entrevistas e reuniões com a diretoria da empresa e no estudo do mercado chileno, que basearam a escolha da ação estratégica a ser seguida pela Tshóin para sua entrada no mercado de vestuário chileno. Os objetivos foram plenamente alcançados, e o mercado chileno se mostrou adequado para o início das atividades internacionais da empresa, que poderá fazê- lo de forma competitiva. |
id |
URGS_4f80a8c34da8d470200fc585c766ebd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2763 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Laydner, Fernando KalikosqueNique, Walter Meucci2007-06-06T17:23:52Z2003http://hdl.handle.net/10183/2763000376243Apesar da falta de uma forte cultura exportadora no Brasil, principalmente entre empresas de pequeno e médio portes e de produtos manufaturados, tem-se observado um recente aumento nas exportações, estimulado, em grande parte, pela favorabilidade do câmbio, que mantém o real desvalorizado frente ao dólar. Neste cenário, a elaboração e implantação de estratégias internacionais mostra-se essencial para empresas que desejam expandir sua atuação para fora do país. O presente estudo consiste em uma dissertação de mestrado que se utilizou de um tipo particular de estudo de caso – a pesquisa ação – para elaborar uma estratégia de exportação para o Chile. A empresa objeto de estudo foi a Tshóin, que atua no mercado de moda jovem. A investigação, de caráter exploratório, consistiu em uma série de entrevistas e reuniões com a diretoria da empresa e no estudo do mercado chileno, que basearam a escolha da ação estratégica a ser seguida pela Tshóin para sua entrada no mercado de vestuário chileno. Os objetivos foram plenamente alcançados, e o mercado chileno se mostrou adequado para o início das atividades internacionais da empresa, que poderá fazê- lo de forma competitiva.application/pdfporMarketing internacionalComércio exteriorEstratégia de marketingAções estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chileinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000376243.pdf000376243.pdfTexto completoapplication/pdf1413040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2763/1/000376243.pdfe96986bcf4ba434ceb0bbed2ec992dd6MD51TEXT000376243.pdf.txt000376243.pdf.txtExtracted Texttext/plain171189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2763/2/000376243.pdf.txt9ff216171086b6168bda9e35c5421c50MD52THUMBNAIL000376243.pdf.jpg000376243.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2763/3/000376243.pdf.jpgcbb053f20548438b4e7d2fa5b19dd7d8MD5310183/27632018-10-16 09:01:48.123oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2763Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:01:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ações estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chile |
title |
Ações estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chile |
spellingShingle |
Ações estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chile Laydner, Fernando Kalikosque Marketing internacional Comércio exterior Estratégia de marketing |
title_short |
Ações estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chile |
title_full |
Ações estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chile |
title_fullStr |
Ações estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chile |
title_full_unstemmed |
Ações estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chile |
title_sort |
Ações estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chile |
author |
Laydner, Fernando Kalikosque |
author_facet |
Laydner, Fernando Kalikosque |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laydner, Fernando Kalikosque |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nique, Walter Meucci |
contributor_str_mv |
Nique, Walter Meucci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing internacional Comércio exterior Estratégia de marketing |
topic |
Marketing internacional Comércio exterior Estratégia de marketing |
description |
Apesar da falta de uma forte cultura exportadora no Brasil, principalmente entre empresas de pequeno e médio portes e de produtos manufaturados, tem-se observado um recente aumento nas exportações, estimulado, em grande parte, pela favorabilidade do câmbio, que mantém o real desvalorizado frente ao dólar. Neste cenário, a elaboração e implantação de estratégias internacionais mostra-se essencial para empresas que desejam expandir sua atuação para fora do país. O presente estudo consiste em uma dissertação de mestrado que se utilizou de um tipo particular de estudo de caso – a pesquisa ação – para elaborar uma estratégia de exportação para o Chile. A empresa objeto de estudo foi a Tshóin, que atua no mercado de moda jovem. A investigação, de caráter exploratório, consistiu em uma série de entrevistas e reuniões com a diretoria da empresa e no estudo do mercado chileno, que basearam a escolha da ação estratégica a ser seguida pela Tshóin para sua entrada no mercado de vestuário chileno. Os objetivos foram plenamente alcançados, e o mercado chileno se mostrou adequado para o início das atividades internacionais da empresa, que poderá fazê- lo de forma competitiva. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:23:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/2763 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000376243 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/2763 |
identifier_str_mv |
000376243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2763/1/000376243.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2763/2/000376243.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2763/3/000376243.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e96986bcf4ba434ceb0bbed2ec992dd6 9ff216171086b6168bda9e35c5421c50 cbb053f20548438b4e7d2fa5b19dd7d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736755458506752 |