Ações estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chile

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laydner, Fernando Kalikosque
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2763
Resumo: Apesar da falta de uma forte cultura exportadora no Brasil, principalmente entre empresas de pequeno e médio portes e de produtos manufaturados, tem-se observado um recente aumento nas exportações, estimulado, em grande parte, pela favorabilidade do câmbio, que mantém o real desvalorizado frente ao dólar. Neste cenário, a elaboração e implantação de estratégias internacionais mostra-se essencial para empresas que desejam expandir sua atuação para fora do país. O presente estudo consiste em uma dissertação de mestrado que se utilizou de um tipo particular de estudo de caso – a pesquisa ação – para elaborar uma estratégia de exportação para o Chile. A empresa objeto de estudo foi a Tshóin, que atua no mercado de moda jovem. A investigação, de caráter exploratório, consistiu em uma série de entrevistas e reuniões com a diretoria da empresa e no estudo do mercado chileno, que basearam a escolha da ação estratégica a ser seguida pela Tshóin para sua entrada no mercado de vestuário chileno. Os objetivos foram plenamente alcançados, e o mercado chileno se mostrou adequado para o início das atividades internacionais da empresa, que poderá fazê- lo de forma competitiva.
id URGS_4f80a8c34da8d470200fc585c766ebd0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2763
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Laydner, Fernando KalikosqueNique, Walter Meucci2007-06-06T17:23:52Z2003http://hdl.handle.net/10183/2763000376243Apesar da falta de uma forte cultura exportadora no Brasil, principalmente entre empresas de pequeno e médio portes e de produtos manufaturados, tem-se observado um recente aumento nas exportações, estimulado, em grande parte, pela favorabilidade do câmbio, que mantém o real desvalorizado frente ao dólar. Neste cenário, a elaboração e implantação de estratégias internacionais mostra-se essencial para empresas que desejam expandir sua atuação para fora do país. O presente estudo consiste em uma dissertação de mestrado que se utilizou de um tipo particular de estudo de caso – a pesquisa ação – para elaborar uma estratégia de exportação para o Chile. A empresa objeto de estudo foi a Tshóin, que atua no mercado de moda jovem. A investigação, de caráter exploratório, consistiu em uma série de entrevistas e reuniões com a diretoria da empresa e no estudo do mercado chileno, que basearam a escolha da ação estratégica a ser seguida pela Tshóin para sua entrada no mercado de vestuário chileno. Os objetivos foram plenamente alcançados, e o mercado chileno se mostrou adequado para o início das atividades internacionais da empresa, que poderá fazê- lo de forma competitiva.application/pdfporMarketing internacionalComércio exteriorEstratégia de marketingAções estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chileinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000376243.pdf000376243.pdfTexto completoapplication/pdf1413040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2763/1/000376243.pdfe96986bcf4ba434ceb0bbed2ec992dd6MD51TEXT000376243.pdf.txt000376243.pdf.txtExtracted Texttext/plain171189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2763/2/000376243.pdf.txt9ff216171086b6168bda9e35c5421c50MD52THUMBNAIL000376243.pdf.jpg000376243.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2763/3/000376243.pdf.jpgcbb053f20548438b4e7d2fa5b19dd7d8MD5310183/27632018-10-16 09:01:48.123oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2763Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:01:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ações estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chile
title Ações estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chile
spellingShingle Ações estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chile
Laydner, Fernando Kalikosque
Marketing internacional
Comércio exterior
Estratégia de marketing
title_short Ações estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chile
title_full Ações estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chile
title_fullStr Ações estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chile
title_full_unstemmed Ações estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chile
title_sort Ações estratégicas de marketing para implantação de uma empresa no exterior : o caso da Tshóin no Chile
author Laydner, Fernando Kalikosque
author_facet Laydner, Fernando Kalikosque
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laydner, Fernando Kalikosque
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nique, Walter Meucci
contributor_str_mv Nique, Walter Meucci
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing internacional
Comércio exterior
Estratégia de marketing
topic Marketing internacional
Comércio exterior
Estratégia de marketing
description Apesar da falta de uma forte cultura exportadora no Brasil, principalmente entre empresas de pequeno e médio portes e de produtos manufaturados, tem-se observado um recente aumento nas exportações, estimulado, em grande parte, pela favorabilidade do câmbio, que mantém o real desvalorizado frente ao dólar. Neste cenário, a elaboração e implantação de estratégias internacionais mostra-se essencial para empresas que desejam expandir sua atuação para fora do país. O presente estudo consiste em uma dissertação de mestrado que se utilizou de um tipo particular de estudo de caso – a pesquisa ação – para elaborar uma estratégia de exportação para o Chile. A empresa objeto de estudo foi a Tshóin, que atua no mercado de moda jovem. A investigação, de caráter exploratório, consistiu em uma série de entrevistas e reuniões com a diretoria da empresa e no estudo do mercado chileno, que basearam a escolha da ação estratégica a ser seguida pela Tshóin para sua entrada no mercado de vestuário chileno. Os objetivos foram plenamente alcançados, e o mercado chileno se mostrou adequado para o início das atividades internacionais da empresa, que poderá fazê- lo de forma competitiva.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:23:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2763
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000376243
url http://hdl.handle.net/10183/2763
identifier_str_mv 000376243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2763/1/000376243.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2763/2/000376243.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2763/3/000376243.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e96986bcf4ba434ceb0bbed2ec992dd6
9ff216171086b6168bda9e35c5421c50
cbb053f20548438b4e7d2fa5b19dd7d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085019710914560