Desenvolvimento de uma muleta modular : da geração da ideia à prototipação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229397 |
Resumo: | O uso de Tecnologia Assistiva engloba recursos e serviços para ampliar a acessibilidade das pessoas tornando-as independentes, com qualidade de vida e inclusas socialmente. Dentre os artefatos que podem auxiliar na mobilidade pessoal está a muleta, que é um dos equipamentos mais utilizados nos casos de lesões em membros inferiores. A muleta possui basicamente o mesmo formato e ergonomia desde a sua invenção, causando diversas lesões nos usuários além de não ter um design que traga identificação da personalidade. O desenvolvimento de um novo produto requer que o mesmo seja tecnologicamente viável e convertido em valor para o cliente. Dessa forma, a metodologia do Design Thinking veio para suprir essa necessidade, utilizando a sensibilidade e os métodos dos designers para resolver problemas e atender às necessidades das pessoas. O objetivo geral proposto na pesquisa é o de descrever o processo de criação de um novo conceito de muletas, com base na percepção e análise das necessidades dos usuários até a construção de um protótipo. Para isso, realizou-se levantamentos em bancos bibliográficos e de patentes, criando assim uma base de informações do que já foi estudado e criado. Em seguida aplicou-se ferramentas de cunho basicamente qualitativo, buscando conhecimento e informações diretamente com os usuários e profissionais envolvidos, até chegar na ideia proposta que é a de uma Muleta Modular. Por fim, desenvolveu-se o protótipo da muleta e dos acessórios também propostos, tangibilizando a ideia e tornando possível a sua validação junto aos usuários. Acredita-se que a Muleta Modular apresenta uma grande contribuição para o conforto físico e emocional das pessoas, reduzindo as lesões causadas, resolvendo problemas do cotidiano e, principalmente, colaborando para a redução do estigma social existente em torno da deficiência. |
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Grillo, Anna Thereza PratesBergmann, Carlos PerezTen Caten, Carla Schwengber2021-09-02T04:23:44Z2016http://hdl.handle.net/10183/229397001129611O uso de Tecnologia Assistiva engloba recursos e serviços para ampliar a acessibilidade das pessoas tornando-as independentes, com qualidade de vida e inclusas socialmente. Dentre os artefatos que podem auxiliar na mobilidade pessoal está a muleta, que é um dos equipamentos mais utilizados nos casos de lesões em membros inferiores. A muleta possui basicamente o mesmo formato e ergonomia desde a sua invenção, causando diversas lesões nos usuários além de não ter um design que traga identificação da personalidade. O desenvolvimento de um novo produto requer que o mesmo seja tecnologicamente viável e convertido em valor para o cliente. Dessa forma, a metodologia do Design Thinking veio para suprir essa necessidade, utilizando a sensibilidade e os métodos dos designers para resolver problemas e atender às necessidades das pessoas. O objetivo geral proposto na pesquisa é o de descrever o processo de criação de um novo conceito de muletas, com base na percepção e análise das necessidades dos usuários até a construção de um protótipo. Para isso, realizou-se levantamentos em bancos bibliográficos e de patentes, criando assim uma base de informações do que já foi estudado e criado. Em seguida aplicou-se ferramentas de cunho basicamente qualitativo, buscando conhecimento e informações diretamente com os usuários e profissionais envolvidos, até chegar na ideia proposta que é a de uma Muleta Modular. Por fim, desenvolveu-se o protótipo da muleta e dos acessórios também propostos, tangibilizando a ideia e tornando possível a sua validação junto aos usuários. Acredita-se que a Muleta Modular apresenta uma grande contribuição para o conforto físico e emocional das pessoas, reduzindo as lesões causadas, resolvendo problemas do cotidiano e, principalmente, colaborando para a redução do estigma social existente em torno da deficiência.The use of Assistive Technology includes resources and services to increase the accessibility of people, making them independent with quality of life and socially included. Among the items that can assist in personal mobility is the crutch, which is one of the most used equipment in cases of lower limb injuries. The crutch has basically the same format and ergonomics since its invention, causing several injuries to users besides not having a design that brings personality identification. The development of a new product requires that it be technologically viable and converted into value for the customer. In this way, the Design Thinking methodology has the power to meet this need, using the sensitivity and methods of designers to solve problems and supply the people’s needs. The main goal of this study is to describe the creation process of a new concept of crutches, based on the perception and analysis of the users’ needs until the construction of a prototype. For this, surveys were conducted in bibliographical and patent databases, as a result, was created a data bank of what has already been published and developed. Then tools with qualitative nature were applied, seeking knowledge and information directly with the users and professionals involved, until has been defined the proposed idea, a Modular Crutch. Finally, the Modular Crutch prototype and the proposed accessories were developed, creating a tangible idea and making the validation with users possible. It is believed that the Modular Crutch presents a great contribution to the people’s physical and emotional comfort, reducing the injuries caused, solving daily problems and, mainly, collaborating to reduce the existing social stigma around disability.application/pdfporMuletasDesenvolvimento de produtoProduct developmentAssistive technologyCrutchModular crutchDesenvolvimento de uma muleta modular : da geração da ideia à prototipaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129611.pdf.txt001129611.pdf.txtExtracted Texttext/plain137891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229397/2/001129611.pdf.txt50fc2e15917e2fe6b9215ec60ee6b2beMD52ORIGINAL001129611.pdfTexto completoapplication/pdf1510009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229397/1/001129611.pdf88c3ba57fc5b2e5738a42972adb3a154MD5110183/2293972021-09-19 04:30:02.422928oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229397Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-19T07:30:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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