A Espacialidade das instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul : uma rede de múltiplos circuitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Joseli Andrades
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218081
Resumo: Com o objetivo de avaliar a formação de centralidades capazes de influenciar no desenvolvimento socioeconômico gaúcho, por meio da Redede Múltiplos Circuitos e da lógica locacional, partiu-se da premissa que aInstituiçãode Ensino Superior (IES)constitui-se em um agente de produção espacial capaz de influenciar o desenvolvimento local e regional através de economias de aglomeração. Em seguida, observou-se a divisão territorial do trabalho, através da interiorização dessas instituições direcionadas a municípios de diferentes portes. Parte desse processo ocorreu pela ação de políticas de desenvolvimento regional em colaboração com as políticas voltadas à educação, averiguando-se aí uma relação entre o contexto nacional e o incremento ao meio técnico-científico-informacional, pautado na demanda da industrialização e urbanização brasileiras quanto à formação acadêmica de novos profissionais frente ao desenvolvimento tecnológico em ascensão. Além disso, atribuiu-se também a esse processo a participação de interesses privados quanto à oferta de serviçosno ensino superior e maior participação de novos municípios nesse circuito. Como suporte para essa rede, sistematizou-se os conceitos já consolidados por autores que trabalham com a Lógica Locacional para o entendimento espaço-temporal, por meio do mapeamento das IES gaúchas e a análise pormenorizada de oito instituições que compõem este estudode caso. Os conceitos foram: localização, difusão espacial e dispersão espacial. Entende-se a localização como a espacialidade dos processos e a sua materialização e, para tal, investigou-se a UFRGS, a UFSM, a UFPEL, a UCS e a UPF; a difusão espacial entende-se como o espraiamento e acréscimo das atividades já existentes, ampliando, assim, novos arranjos a essa rede. Considerou-se nessa análise conceitual as instituições UNIJUÍ e UNISC, além da estrutura multicampidaquelas IES já consolidadas. Já o conceito locacional vinculado à dispersão espacial considerou a continuidade da estrutura multicampie a atuação da UNIPAMPA, no município de Uruguaiana. A seleção das oito IES foi mediada pela atuação que exercem nas Regiões Geográficas Intermediárias (IBGE, 2017) nos municípios-polo homônimos, e adotadas como escala espacial de análise. Para a construção empírica da tese, utilizou-se como metodologia a aplicação de questionário onlinepor discentesde graduação e pós-graduaçãodas IES. Através do retorno de 2.533 questionários foi possível avaliar a atratividade e hierarquização de municípios com centralidade inferior aos municípios-polo. Os deslocamentos detectados pela amostra representativa dos discentes das IES nos indicaram uma regionalização complexa, configurando uma oferta diversificada de serviços educacionais nos municípios-polo, discutida teoricamente através de seus alcances espaciais máximo e mínimo. Como resultado, detectou-se uma Rede de Múltiplos Circuitos, conectando municípios de diferentes tamanhos e densidades, ao mesmo tempo que se apresentam hierarquizados espacialmente. Outras constatações também foram incluídas neste estudo, como os padrões de frequência dos cursos ofertados no Rio Grande do Sul, de acordo com o tamanho populacional dos municípios que apresentam essa funcionalidade em seu território; além da aplicação do conceito da endogenia institucional para a IES mais antiga do estado (a UFRGS), através da análise da formação acadêmica do seu corpo docente atual e de sua respectiva mobilidade geográfica interinstitucional.
id URGS_4fea8b516dd814c1d06d530aded317d3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218081
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Maia, Joseli AndradesStrohaecker, Tania Marques2021-02-19T04:05:36Z2020http://hdl.handle.net/10183/218081001122578Com o objetivo de avaliar a formação de centralidades capazes de influenciar no desenvolvimento socioeconômico gaúcho, por meio da Redede Múltiplos Circuitos e da lógica locacional, partiu-se da premissa que aInstituiçãode Ensino Superior (IES)constitui-se em um agente de produção espacial capaz de influenciar o desenvolvimento local e regional através de economias de aglomeração. Em seguida, observou-se a divisão territorial do trabalho, através da interiorização dessas instituições direcionadas a municípios de diferentes portes. Parte desse processo ocorreu pela ação de políticas de desenvolvimento regional em colaboração com as políticas voltadas à educação, averiguando-se aí uma relação entre o contexto nacional e o incremento ao meio técnico-científico-informacional, pautado na demanda da industrialização e urbanização brasileiras quanto à formação acadêmica de novos profissionais frente ao desenvolvimento tecnológico em ascensão. Além disso, atribuiu-se também a esse processo a participação de interesses privados quanto à oferta de serviçosno ensino superior e maior participação de novos municípios nesse circuito. Como suporte para essa rede, sistematizou-se os conceitos já consolidados por autores que trabalham com a Lógica Locacional para o entendimento espaço-temporal, por meio do mapeamento das IES gaúchas e a análise pormenorizada de oito instituições que compõem este estudode caso. Os conceitos foram: localização, difusão espacial e dispersão espacial. Entende-se a localização como a espacialidade dos processos e a sua materialização e, para tal, investigou-se a UFRGS, a UFSM, a UFPEL, a UCS e a UPF; a difusão espacial entende-se como o espraiamento e acréscimo das atividades já existentes, ampliando, assim, novos arranjos a essa rede. Considerou-se nessa análise conceitual as instituições UNIJUÍ e UNISC, além da estrutura multicampidaquelas IES já consolidadas. Já o conceito locacional vinculado à dispersão espacial considerou a continuidade da estrutura multicampie a atuação da UNIPAMPA, no município de Uruguaiana. A seleção das oito IES foi mediada pela atuação que exercem nas Regiões Geográficas Intermediárias (IBGE, 2017) nos municípios-polo homônimos, e adotadas como escala espacial de análise. Para a construção empírica da tese, utilizou-se como metodologia a aplicação de questionário onlinepor discentesde graduação e pós-graduaçãodas IES. Através do retorno de 2.533 questionários foi possível avaliar a atratividade e hierarquização de municípios com centralidade inferior aos municípios-polo. Os deslocamentos detectados pela amostra representativa dos discentes das IES nos indicaram uma regionalização complexa, configurando uma oferta diversificada de serviços educacionais nos municípios-polo, discutida teoricamente através de seus alcances espaciais máximo e mínimo. Como resultado, detectou-se uma Rede de Múltiplos Circuitos, conectando municípios de diferentes tamanhos e densidades, ao mesmo tempo que se apresentam hierarquizados espacialmente. Outras constatações também foram incluídas neste estudo, como os padrões de frequência dos cursos ofertados no Rio Grande do Sul, de acordo com o tamanho populacional dos municípios que apresentam essa funcionalidade em seu território; além da aplicação do conceito da endogenia institucional para a IES mais antiga do estado (a UFRGS), através da análise da formação acadêmica do seu corpo docente atual e de sua respectiva mobilidade geográfica interinstitucional.In order to evaluatethe formation of centralities capable of influencing the socioeconomic development of the state of RioGrande do Sul, through the Multiple Circuits Network and locational logic, it was assumed that Higher Education Institution(HEI) constitute an agent of spatial production capable of influencing local and regional development through agglomeration economies. Then, the territorial division of labor was observed, through the interiorization of these institutions directed to municipalities of different sizes. Part of this process occurred through the action of regionaldevelopment policies in collaboration with policies aimed at education, investigating there a relationship between the national context and the increase in the technical-scientific-informational environment, based on the demand for Brazilian industrialization and urbanization, the academic training of new professionals in the face of rising technological development. In addition, the participation of private interests in the provision of services in higher education and greater participation of new municipalities in this circuit was also attributed to this process. As support for this network, the concepts already consolidated by authors who work with Locational Logic for the spatio-temporal understanding were systematized, through the mapping of Rio Grandedo Sul HEIs and the detailed analysis of eight institutions that make up this case study. The concepts were: location, spatial diffusion and spatial dispersion. Localization is understood as the spatiality of processes and their materialization and, for that, UFRGS, UFSM, UFPEL, UCS and UPF were investigated; spatial diffusion is understood as the spread and addition of existing activities, thus expanding new arrangements to this network. In this conceptual analysis, the UNIJUÍ and UNISC institutions were considered, in addition to the multicampi structure of those already consolidated HEIs. The locational concept linked to spatial dispersion considered the continuity of the multicampi structure and the performance of UNIPAMPA, in the municipality of Uruguaiana. The selection of the eight HEIs was mediated by their performance in the Intermediate Geographic Regions (IBGE, 2017) in the homonymous pole-cities, and adopted as a spatial analysis scale. For the empirical construction of the thesis, the application of an online questionnaire by undergraduate and graduate students of the HEI was used as methodology. Through the return of 2.533 questionnaires, it was possible to assess the attractiveness and hierarchy of municipalities with a lower centrality than the pole municipalities. The displacements detected by the representative sample of HEI students indicated a complex regionalization, configuring a diversified offer of educational services in the pole-cities, theoretically discussed through their maximum and minimum spatial reach.As a result, a Multiple Circuit Network was detected, connecting municipalities of different sizes and densities, at the same time that they are spatially hierarchical. Other findings were also included in this study, such as the frequency patterns of courses offered in Rio Grande do Sul, according to the population size of the municipalities that have this functionality in their territory; in addition to the application of the concept of academic inbreedingto the oldest HEI in thestate (UFRGS), through the analysis of the academic training of its current faculty and their respective interinstitutional geographic mobility.application/pdfporEnsino superiorEducaçãoInstituicao de ensino superiorLocational logicCentralityMultiple Circuit NetworkAcademic inbreedingHigher Education InstitutionsA Espacialidade das instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul : uma rede de múltiplos circuitosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122578.pdf.txt001122578.pdf.txtExtracted Texttext/plain698633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218081/2/001122578.pdf.txt1955d90018d4c7a1829f2265f85eddd8MD52ORIGINAL001122578.pdfTexto completoapplication/pdf15429213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218081/1/001122578.pdf81a6646a14a6c058313565af8c93042cMD5110183/2180812021-03-09 04:44:56.822916oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218081Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-03-09T07:44:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Espacialidade das instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul : uma rede de múltiplos circuitos
title A Espacialidade das instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul : uma rede de múltiplos circuitos
spellingShingle A Espacialidade das instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul : uma rede de múltiplos circuitos
Maia, Joseli Andrades
Ensino superior
Educação
Instituicao de ensino superior
Locational logic
Centrality
Multiple Circuit Network
Academic inbreeding
Higher Education Institutions
title_short A Espacialidade das instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul : uma rede de múltiplos circuitos
title_full A Espacialidade das instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul : uma rede de múltiplos circuitos
title_fullStr A Espacialidade das instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul : uma rede de múltiplos circuitos
title_full_unstemmed A Espacialidade das instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul : uma rede de múltiplos circuitos
title_sort A Espacialidade das instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul : uma rede de múltiplos circuitos
author Maia, Joseli Andrades
author_facet Maia, Joseli Andrades
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Joseli Andrades
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Strohaecker, Tania Marques
contributor_str_mv Strohaecker, Tania Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Educação
Instituicao de ensino superior
topic Ensino superior
Educação
Instituicao de ensino superior
Locational logic
Centrality
Multiple Circuit Network
Academic inbreeding
Higher Education Institutions
dc.subject.eng.fl_str_mv Locational logic
Centrality
Multiple Circuit Network
Academic inbreeding
Higher Education Institutions
description Com o objetivo de avaliar a formação de centralidades capazes de influenciar no desenvolvimento socioeconômico gaúcho, por meio da Redede Múltiplos Circuitos e da lógica locacional, partiu-se da premissa que aInstituiçãode Ensino Superior (IES)constitui-se em um agente de produção espacial capaz de influenciar o desenvolvimento local e regional através de economias de aglomeração. Em seguida, observou-se a divisão territorial do trabalho, através da interiorização dessas instituições direcionadas a municípios de diferentes portes. Parte desse processo ocorreu pela ação de políticas de desenvolvimento regional em colaboração com as políticas voltadas à educação, averiguando-se aí uma relação entre o contexto nacional e o incremento ao meio técnico-científico-informacional, pautado na demanda da industrialização e urbanização brasileiras quanto à formação acadêmica de novos profissionais frente ao desenvolvimento tecnológico em ascensão. Além disso, atribuiu-se também a esse processo a participação de interesses privados quanto à oferta de serviçosno ensino superior e maior participação de novos municípios nesse circuito. Como suporte para essa rede, sistematizou-se os conceitos já consolidados por autores que trabalham com a Lógica Locacional para o entendimento espaço-temporal, por meio do mapeamento das IES gaúchas e a análise pormenorizada de oito instituições que compõem este estudode caso. Os conceitos foram: localização, difusão espacial e dispersão espacial. Entende-se a localização como a espacialidade dos processos e a sua materialização e, para tal, investigou-se a UFRGS, a UFSM, a UFPEL, a UCS e a UPF; a difusão espacial entende-se como o espraiamento e acréscimo das atividades já existentes, ampliando, assim, novos arranjos a essa rede. Considerou-se nessa análise conceitual as instituições UNIJUÍ e UNISC, além da estrutura multicampidaquelas IES já consolidadas. Já o conceito locacional vinculado à dispersão espacial considerou a continuidade da estrutura multicampie a atuação da UNIPAMPA, no município de Uruguaiana. A seleção das oito IES foi mediada pela atuação que exercem nas Regiões Geográficas Intermediárias (IBGE, 2017) nos municípios-polo homônimos, e adotadas como escala espacial de análise. Para a construção empírica da tese, utilizou-se como metodologia a aplicação de questionário onlinepor discentesde graduação e pós-graduaçãodas IES. Através do retorno de 2.533 questionários foi possível avaliar a atratividade e hierarquização de municípios com centralidade inferior aos municípios-polo. Os deslocamentos detectados pela amostra representativa dos discentes das IES nos indicaram uma regionalização complexa, configurando uma oferta diversificada de serviços educacionais nos municípios-polo, discutida teoricamente através de seus alcances espaciais máximo e mínimo. Como resultado, detectou-se uma Rede de Múltiplos Circuitos, conectando municípios de diferentes tamanhos e densidades, ao mesmo tempo que se apresentam hierarquizados espacialmente. Outras constatações também foram incluídas neste estudo, como os padrões de frequência dos cursos ofertados no Rio Grande do Sul, de acordo com o tamanho populacional dos municípios que apresentam essa funcionalidade em seu território; além da aplicação do conceito da endogenia institucional para a IES mais antiga do estado (a UFRGS), através da análise da formação acadêmica do seu corpo docente atual e de sua respectiva mobilidade geográfica interinstitucional.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-19T04:05:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218081
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122578
url http://hdl.handle.net/10183/218081
identifier_str_mv 001122578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218081/2/001122578.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218081/1/001122578.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1955d90018d4c7a1829f2265f85eddd8
81a6646a14a6c058313565af8c93042c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085543618281472