"Enrola um, dois, três até a cintura..." : princípios organizativos de movimento nas aulas de dança contemporânea de Eva Schul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180301 |
Resumo: | A presente pesquisa pretende investigar as aulas de dança contemporânea de Eva Schul, e estudar aspectos particulares do movimento dançado proposto nas mesmas. Para tal o estudo se vale de um quadro teórico diverso sobre técnica corporal e movimento dançado, além de um esboço dos aspectos gerais da dança contemporânea combinado à trajetória artística-profissional da referida mestra. O objetivo é compreender alguns princípios organizativos de movimento que estruturam as aulas de dança contemporânea de Eva Schul e esboçar elementos contemplados nas mesmas. O estudo justifica-se de modo geral pela importância e solidez da trajetória e trabalho de Eva, pela afinidade do autor com o tema, pelo interesse como bailarino e pesquisador em identificar os princípios de movimento que organizam essas aulas, e pela não identificação de um estudo prévio que aborde especificamente a dança de Eva Schul na sala de aula Caracteriza-se pela dupla atribuição de observador-participante, e contempla na abordagem metodológica: acesso ao acervo documental da artista, prática regular das aulas de dança, uso de diário de campo, registro foto e videográficos, estudo qualitativo do movimento dançado, levantamento de referências em livros, sites, revistas e repositórios digitais na área das Artes Cênicas e afins, além de entrevista semiestruturada com Eva Schul. O estudo qualitativo dos conteúdos coletados/produzidos se baseia nas estratégias de descrição e contextualização imagética dos elementos técnicos, procedimentos facilitadores, e alguns princípios organizativos de movimento identificados. Os sete princípios apresentados são: estudo do peso e do esforço mínimo, estudo de estados da coluna vertebral e pelve, estudo da relação com o espaço, estudo do fluxo e da qualidade de fluência, estudo da (des)centralização e da inicialização do movimento, estudo da modulação tônica e do isolamento segmentar, e estudo de caminhos somáticos, os quais apontam singularidades da técnica de dança estudada. Palavras- |
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O estudo justifica-se de modo geral pela importância e solidez da trajetória e trabalho de Eva, pela afinidade do autor com o tema, pelo interesse como bailarino e pesquisador em identificar os princípios de movimento que organizam essas aulas, e pela não identificação de um estudo prévio que aborde especificamente a dança de Eva Schul na sala de aula Caracteriza-se pela dupla atribuição de observador-participante, e contempla na abordagem metodológica: acesso ao acervo documental da artista, prática regular das aulas de dança, uso de diário de campo, registro foto e videográficos, estudo qualitativo do movimento dançado, levantamento de referências em livros, sites, revistas e repositórios digitais na área das Artes Cênicas e afins, além de entrevista semiestruturada com Eva Schul. O estudo qualitativo dos conteúdos coletados/produzidos se baseia nas estratégias de descrição e contextualização imagética dos elementos técnicos, procedimentos facilitadores, e alguns princípios organizativos de movimento identificados. Os sete princípios apresentados são: estudo do peso e do esforço mínimo, estudo de estados da coluna vertebral e pelve, estudo da relação com o espaço, estudo do fluxo e da qualidade de fluência, estudo da (des)centralização e da inicialização do movimento, estudo da modulação tônica e do isolamento segmentar, e estudo de caminhos somáticos, os quais apontam singularidades da técnica de dança estudada. Palavras-The present research intends to investigate the contemporary dance classes of Eva Schul, and to study particular aspects of the dance movement proposed in them. For such thing the study uses a diverse theoretical framework regarding body technique and dance movement, as well as an outline of the general aspects of contemporary dance combined with the artistic-professional trajectory of the teacher. The objective is to understand some organizational principles of movement that structure Eva Schul's contemporary dance classes and outline elements contemplated in them. The study is generally justified by the importance and solidity of Eva's trajectory and work, by the author's affinity with the theme, by the interest as a dancer and researcher in identifying the principles of movement that organize these classes, and due to the lack of a previous study that specifically addresses Eva Schul's dance in classroom It is characterized by the dual attribution of observer-participant, and contemplates in the methodological approach: access to the documentary collection of the artist, regular practice of dance classes, use of field diary, photo and videographic recordings, qualitative study of the dance movement, collection of references in books, websites, magazines and digital repositories in the area of Performing Arts and related, besides a semi-structured interview with Eva Schul. The qualitative study of the contents collected/ produced is based on the strategies of description and contextualisation of the technical elements, facilitating procedures, and some organizational principles of movement identified. The seven principles presented are: study of the weight and minimum effort, study of the states of the spine and pelvis, study of the relationship with space, study of the flow and the quality of fluency, study of (de)centralization and the initialization of movement, study of tonic modulation and segmental isolation, and study of somatic paths, which point out singularities of the studied dance technique.application/pdfporSchul, Eva, 1948-Dança contemporâneaExpressão corporalContemporary danceEva SchulOrganizational principlesDance movementBody technique"Enrola um, dois, três até a cintura..." : princípios organizativos de movimento nas aulas de dança contemporânea de Eva Schulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001070675.pdf001070675.pdfTexto completoapplication/pdf7654866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180301/1/001070675.pdf635d527b9fc7f1a373df2dac6b938be0MD51TEXT001070675.pdf.txt001070675.pdf.txtExtracted Texttext/plain259136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180301/2/001070675.pdf.txt81838d902cccfc5aece80639f5f6a579MD5210183/1803012018-07-11 02:31:34.262895oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-07-11T05:31:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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