Espaços interativos de construção de possíveis : uma nova modalidade de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragón, Rosane
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72081
Resumo: O presente estudo discute o processo de construção compartilhada de conhecimento em curso de formação de professores, desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, sob a perspectiva do possível piagetiano. Em hipótese, essa construção conjunta configura um novo modelo de (tele)formação, na medida em que implica : i) a prática da teorização sobre transformações educacionais, suportadas por inovações no uso da tecnologia ; ii) a disponibilização de espaços interativos para desenolvimento das práticas e de reflexão e produção textual que levem ao exercício da autoria, e iii) o incentivo a formação continuada, traduzida por uma metodologia que propõe a criação de espaços de docência, pelos professores-alunos, nos seus locais de trabalho. O estudo centrou-se no desenvolvimento das atividades sistemáticas de 29 professores, em duas situações de formação com características distintas: (a) em situação de formação de professores, durante o curso de Pós-graduação em Informática na Educação para Professores Multiplicadores do RS, nas modalidades a distância e em situação de interação mediadora e (b) em situação de acompanhamento, pós-curso, no preparo de outros professores para a incorporação das tecnologias às práticas educacionais. A análise dos dados foi desenvolvida considerando o processo grupal e dialético de construção de possíveis, em diferentes momentos da formação, bem como as características do “desenho da formação”, enquanto condições de possibilidade para essa construção conjunta. Os resultados apontam para a confirmação das hipóteses desse estudo, indicando que a proposta de (tele)formação de professores efetivada nesse estudo, incluindo-se as características de interatividade e versatilidade tecnológica do ambiente virtual, favoreceram o desenvolvimento de um processo dialético de construção conjunta de novos possíveis, caracterizado por reconstruções contínuas e majorantes, que tendem às superações gradativas das indiferenciações (tensionamentos) mediante às aberturas e atualizações de novas possibilidades cognitivas e pedagógicas.
id URGS_51eea6267c804bd2b93cad2c8a9c6502
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72081
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Aragón, RosaneAxt, MargareteCosta, Antonio Carlos da Rocha2013-05-30T01:43:56Z2001http://hdl.handle.net/10183/72081000417853O presente estudo discute o processo de construção compartilhada de conhecimento em curso de formação de professores, desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, sob a perspectiva do possível piagetiano. Em hipótese, essa construção conjunta configura um novo modelo de (tele)formação, na medida em que implica : i) a prática da teorização sobre transformações educacionais, suportadas por inovações no uso da tecnologia ; ii) a disponibilização de espaços interativos para desenolvimento das práticas e de reflexão e produção textual que levem ao exercício da autoria, e iii) o incentivo a formação continuada, traduzida por uma metodologia que propõe a criação de espaços de docência, pelos professores-alunos, nos seus locais de trabalho. O estudo centrou-se no desenvolvimento das atividades sistemáticas de 29 professores, em duas situações de formação com características distintas: (a) em situação de formação de professores, durante o curso de Pós-graduação em Informática na Educação para Professores Multiplicadores do RS, nas modalidades a distância e em situação de interação mediadora e (b) em situação de acompanhamento, pós-curso, no preparo de outros professores para a incorporação das tecnologias às práticas educacionais. A análise dos dados foi desenvolvida considerando o processo grupal e dialético de construção de possíveis, em diferentes momentos da formação, bem como as características do “desenho da formação”, enquanto condições de possibilidade para essa construção conjunta. Os resultados apontam para a confirmação das hipóteses desse estudo, indicando que a proposta de (tele)formação de professores efetivada nesse estudo, incluindo-se as características de interatividade e versatilidade tecnológica do ambiente virtual, favoreceram o desenvolvimento de um processo dialético de construção conjunta de novos possíveis, caracterizado por reconstruções contínuas e majorantes, que tendem às superações gradativas das indiferenciações (tensionamentos) mediante às aberturas e atualizações de novas possibilidades cognitivas e pedagógicas.The present study was developed with a view to offering contribution to construct knowledge on teacher training, in order to introduce innovations on education and, especialy, focusing on the use of Thelematics to suport and facilitate interactive processes in Tele-Education.(Distant Education) For this purpose the study discusses how, in this context, a teacher training methodology can be proposed that will favor the cnstruction and implementation of new possibilities for educational practice. The study was based on the development of sistematic activities by 29 teachers, in two training situations with differents charateristics: (a) in a teacher training situation, during the Graduation Course on Computer Science in Education for Multiplier Teachers in the State os Rio Grande do Sul, Brazil, in the modes of distant education and mediating interaction; and (b) in a situation of post-course follow up, training other teachers to include tecnologies in educational practices. Data analysis was developed considering the group and dialectic process in building possibles, by the student-teachers, at different times in their training, leveraged by the characteristics of “training design”, expressed both by the methodology of interaction and teacher intervention, and by the use of computer and communication resources of the virtual learning environment. The results indicate that the teacher trining proposal implemented in this study, including the characteristics of interactivity an technological versatility in the virtual environment, favored the development of a dialectic process of joint construction of new cognitive possibles characterized by continuous and increasing reconstructions, which tend to gradually overcome the indifferentiations (tensions) by creating and updating new pedagogical possibilities.application/pdfporPiaget, Jean, 1896-1980FormaçãoTelemáticaProfessorEducação continuadaAmbiente de aprendizagemRealidade virtualEnsino a distânciaHistóriaAprendizagem colaborativaInternetEspaços interativos de construção de possíveis : uma nova modalidade de formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2001doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000417853.pdf000417853.pdfTexto completoapplication/pdf2659277http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72081/1/000417853.pdfe862d96b2c6061e250c87e11886bdfe6MD51TEXT000417853.pdf.txt000417853.pdf.txtExtracted Texttext/plain459594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72081/2/000417853.pdf.txte3bfb1fc7fdc3fe1abbb4d4026d00b63MD52THUMBNAIL000417853.pdf.jpg000417853.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72081/3/000417853.pdf.jpga7e189f47bd0f7f755d8ab4854ee4f50MD5310183/720812021-12-06 05:35:44.476246oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72081Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:35:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Espaços interativos de construção de possíveis : uma nova modalidade de formação de professores
title Espaços interativos de construção de possíveis : uma nova modalidade de formação de professores
spellingShingle Espaços interativos de construção de possíveis : uma nova modalidade de formação de professores
Aragón, Rosane
Piaget, Jean, 1896-1980
Formação
Telemática
Professor
Educação continuada
Ambiente de aprendizagem
Realidade virtual
Ensino a distância
História
Aprendizagem colaborativa
Internet
title_short Espaços interativos de construção de possíveis : uma nova modalidade de formação de professores
title_full Espaços interativos de construção de possíveis : uma nova modalidade de formação de professores
title_fullStr Espaços interativos de construção de possíveis : uma nova modalidade de formação de professores
title_full_unstemmed Espaços interativos de construção de possíveis : uma nova modalidade de formação de professores
title_sort Espaços interativos de construção de possíveis : uma nova modalidade de formação de professores
author Aragón, Rosane
author_facet Aragón, Rosane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragón, Rosane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Axt, Margarete
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Costa, Antonio Carlos da Rocha
contributor_str_mv Axt, Margarete
Costa, Antonio Carlos da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget, Jean, 1896-1980
Formação
Telemática
Professor
Educação continuada
Ambiente de aprendizagem
Realidade virtual
Ensino a distância
História
Aprendizagem colaborativa
Internet
topic Piaget, Jean, 1896-1980
Formação
Telemática
Professor
Educação continuada
Ambiente de aprendizagem
Realidade virtual
Ensino a distância
História
Aprendizagem colaborativa
Internet
description O presente estudo discute o processo de construção compartilhada de conhecimento em curso de formação de professores, desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, sob a perspectiva do possível piagetiano. Em hipótese, essa construção conjunta configura um novo modelo de (tele)formação, na medida em que implica : i) a prática da teorização sobre transformações educacionais, suportadas por inovações no uso da tecnologia ; ii) a disponibilização de espaços interativos para desenolvimento das práticas e de reflexão e produção textual que levem ao exercício da autoria, e iii) o incentivo a formação continuada, traduzida por uma metodologia que propõe a criação de espaços de docência, pelos professores-alunos, nos seus locais de trabalho. O estudo centrou-se no desenvolvimento das atividades sistemáticas de 29 professores, em duas situações de formação com características distintas: (a) em situação de formação de professores, durante o curso de Pós-graduação em Informática na Educação para Professores Multiplicadores do RS, nas modalidades a distância e em situação de interação mediadora e (b) em situação de acompanhamento, pós-curso, no preparo de outros professores para a incorporação das tecnologias às práticas educacionais. A análise dos dados foi desenvolvida considerando o processo grupal e dialético de construção de possíveis, em diferentes momentos da formação, bem como as características do “desenho da formação”, enquanto condições de possibilidade para essa construção conjunta. Os resultados apontam para a confirmação das hipóteses desse estudo, indicando que a proposta de (tele)formação de professores efetivada nesse estudo, incluindo-se as características de interatividade e versatilidade tecnológica do ambiente virtual, favoreceram o desenvolvimento de um processo dialético de construção conjunta de novos possíveis, caracterizado por reconstruções contínuas e majorantes, que tendem às superações gradativas das indiferenciações (tensionamentos) mediante às aberturas e atualizações de novas possibilidades cognitivas e pedagógicas.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-30T01:43:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72081
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000417853
url http://hdl.handle.net/10183/72081
identifier_str_mv 000417853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72081/1/000417853.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72081/2/000417853.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72081/3/000417853.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e862d96b2c6061e250c87e11886bdfe6
e3bfb1fc7fdc3fe1abbb4d4026d00b63
a7e189f47bd0f7f755d8ab4854ee4f50
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736878216347648