Os consumidores das camadas de baixa renda e o valor percebido do seu consumo : uma abordagem qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Carlos Sergio Valdez
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78678
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever o valor percebido dos consumidores das camadas de baixa renda, moradores de bairros notadamente pobres de Porto Alegre, sobre o seu consumo de alimentos e produtos de limpeza, adquiridos preferencialmente em estabelecimentos comerciais (pequenos mercados) de bairros. Ao partir da premissa de que os consumidores das camadas de baixa renda pagam mais por seus alimentos e produtos de limpeza, se buscou investigar seus hábitos de consumo, procurando entender as motivações que norteiam seu consumo, aspectos cujo entendimento nos leva também a compreender o valor percebido que estes consumidores atribuem ao seu universo de consumo. Para tanto, o trabalho foi apoiado num referencial teórico essencialmente da área de marketing, transitando por aspectos essenciais da disciplina, como preço, comportamento de consumo, níveis de envolvimento e percepção de valor (noção de justiça X noção de injustiça). A opção pela abordagem qualitativa deve-se ao fato de que o objeto de estudo não demanda um resultado que possa ser expresso em números, mas a descrição e o melhor entendimento de um fenômeno social. Recentemente, Deighton; MacInnis; McGill & Shiv (2010) destacaram as pesquisas conceituais como ricas em ideias, na maior parte das vezes inovadoras, interessantes, fundamentadas teoricamente e capazes de estimular outras pesquisas, além de proporcionarem novas maneiras de se pensar o comportamento do consumidor. A utilização de uma etapa de observação ao trabalho proporcionou uma vivência fundamental do universo de estudo e sedimentou o terreno para a elaboração e execução das entrevistas em profundidade, instrumento este que propiciou uma riqueza significativa de informações na sua coleta. Por fim, a análise de conteúdo, apoiada nos trabalhos de Bardin (1979) e Minayo (2012), trouxe à tona resultados que demonstram um valor percebido de seu consumo altamente positivo pelas camadas de baixa renda da população, afastando a ideia de injustiça pelos preços mais altos que pagam e colocando os estabelecimentos comerciais (pequenos mercados) de bairros de baixa renda no centro de um processo de sociabilização das comunidades, aonde as pessoas encontram confiança, ética e, em especial, um universo de consumo com o qual tem afinidade cultural, colocando o valor percebido em um patamar muito distante dos modelos tradicionais de preço, qualidade e conveniência.
id URGS_522bdde2071a0bd58fb4ce66fe08b1c9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78678
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Saldanha, Carlos Sergio ValdezSlongo, Luiz Antonio2013-10-08T01:48:28Z2013http://hdl.handle.net/10183/78678000900423O presente trabalho tem por objetivo descrever o valor percebido dos consumidores das camadas de baixa renda, moradores de bairros notadamente pobres de Porto Alegre, sobre o seu consumo de alimentos e produtos de limpeza, adquiridos preferencialmente em estabelecimentos comerciais (pequenos mercados) de bairros. Ao partir da premissa de que os consumidores das camadas de baixa renda pagam mais por seus alimentos e produtos de limpeza, se buscou investigar seus hábitos de consumo, procurando entender as motivações que norteiam seu consumo, aspectos cujo entendimento nos leva também a compreender o valor percebido que estes consumidores atribuem ao seu universo de consumo. Para tanto, o trabalho foi apoiado num referencial teórico essencialmente da área de marketing, transitando por aspectos essenciais da disciplina, como preço, comportamento de consumo, níveis de envolvimento e percepção de valor (noção de justiça X noção de injustiça). A opção pela abordagem qualitativa deve-se ao fato de que o objeto de estudo não demanda um resultado que possa ser expresso em números, mas a descrição e o melhor entendimento de um fenômeno social. Recentemente, Deighton; MacInnis; McGill & Shiv (2010) destacaram as pesquisas conceituais como ricas em ideias, na maior parte das vezes inovadoras, interessantes, fundamentadas teoricamente e capazes de estimular outras pesquisas, além de proporcionarem novas maneiras de se pensar o comportamento do consumidor. A utilização de uma etapa de observação ao trabalho proporcionou uma vivência fundamental do universo de estudo e sedimentou o terreno para a elaboração e execução das entrevistas em profundidade, instrumento este que propiciou uma riqueza significativa de informações na sua coleta. Por fim, a análise de conteúdo, apoiada nos trabalhos de Bardin (1979) e Minayo (2012), trouxe à tona resultados que demonstram um valor percebido de seu consumo altamente positivo pelas camadas de baixa renda da população, afastando a ideia de injustiça pelos preços mais altos que pagam e colocando os estabelecimentos comerciais (pequenos mercados) de bairros de baixa renda no centro de um processo de sociabilização das comunidades, aonde as pessoas encontram confiança, ética e, em especial, um universo de consumo com o qual tem afinidade cultural, colocando o valor percebido em um patamar muito distante dos modelos tradicionais de preço, qualidade e conveniência.This monograph aims to describe the perceived value of low-income consumers, residents of poor neighborhoods in Porto Alegre, on their consumption of food and cleaning products, preferably acquired in neighborhood’s shops (small markets). Based on the premise that consumers of low income populations pay more for their food and cleaning products, seek to investigate their consumption habits, trying to understand the motivations that guide their consumption, aspects whose understanding leads us also to understand the perceived value these consumers attach to their universe of consumption. Therefore, the work was supported by a theoretical framework mainly in the area of marketing, moving through the essential aspects of the discipline, such as price, to consumer behavior, levels of involvement and perceived value (notion of justice X notion of injustice). The choice of a qualitative approach is due to the fact that the object of study does not require a result that can be expressed in numbers, but an understanding, as it is a description of a social phenomenon at its best. Recently, Deighton; MacInnis; Shiv & McGill (2010) highlighted the research conceptual as rich in ideas, in most cases innovative, interesting, theoretically grounded and able to stimulate further research, in addition to providing new ways of thinking about the behavior of consumer. Using an observation phase the work experience provided a fundamental study of the universe and cemented the ground for the development and implementation of in-depth interviews, this instrument that provided a significant wealth of information in its collection. Finally, content analysis, supported by the work of Bardin (1979) and Minayo (2012), brought up results that demonstrate a perceived value of their consumption highly positive by layers of low-income population, pushing the idea of injustice by higher prices they pay and putting commercial establishments (small markets) of low-income neighborhoods in the center of a process of socialization of communities, where people are trusted, ethical and, in particular, a universe with which the consumer has an cultural affinity, placing the perceived value at a level far away from the traditional models of price, quality and convenience.application/pdfporConsumidorBaixa rendaConsumoLow incomeConsumption of the low-income populationPerceived valueExploratoryQualitative researchOs consumidores das camadas de baixa renda e o valor percebido do seu consumo : uma abordagem qualitativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000900423.pdf000900423.pdfTexto completoapplication/pdf2096956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78678/1/000900423.pdf3453a6582b310d71906496b0a7fd9c0eMD51TEXT000900423.pdf.txt000900423.pdf.txtExtracted Texttext/plain193032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78678/2/000900423.pdf.txt66955366511660f270d46a5f8cf3048bMD52THUMBNAIL000900423.pdf.jpg000900423.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78678/3/000900423.pdf.jpgc3ed202c9bc946b66e856529d09be4a6MD5310183/786782018-10-17 08:02:18.299oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78678Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:02:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os consumidores das camadas de baixa renda e o valor percebido do seu consumo : uma abordagem qualitativa
title Os consumidores das camadas de baixa renda e o valor percebido do seu consumo : uma abordagem qualitativa
spellingShingle Os consumidores das camadas de baixa renda e o valor percebido do seu consumo : uma abordagem qualitativa
Saldanha, Carlos Sergio Valdez
Consumidor
Baixa renda
Consumo
Low income
Consumption of the low-income population
Perceived value
Exploratory
Qualitative research
title_short Os consumidores das camadas de baixa renda e o valor percebido do seu consumo : uma abordagem qualitativa
title_full Os consumidores das camadas de baixa renda e o valor percebido do seu consumo : uma abordagem qualitativa
title_fullStr Os consumidores das camadas de baixa renda e o valor percebido do seu consumo : uma abordagem qualitativa
title_full_unstemmed Os consumidores das camadas de baixa renda e o valor percebido do seu consumo : uma abordagem qualitativa
title_sort Os consumidores das camadas de baixa renda e o valor percebido do seu consumo : uma abordagem qualitativa
author Saldanha, Carlos Sergio Valdez
author_facet Saldanha, Carlos Sergio Valdez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saldanha, Carlos Sergio Valdez
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidor
Baixa renda
Consumo
topic Consumidor
Baixa renda
Consumo
Low income
Consumption of the low-income population
Perceived value
Exploratory
Qualitative research
dc.subject.eng.fl_str_mv Low income
Consumption of the low-income population
Perceived value
Exploratory
Qualitative research
description O presente trabalho tem por objetivo descrever o valor percebido dos consumidores das camadas de baixa renda, moradores de bairros notadamente pobres de Porto Alegre, sobre o seu consumo de alimentos e produtos de limpeza, adquiridos preferencialmente em estabelecimentos comerciais (pequenos mercados) de bairros. Ao partir da premissa de que os consumidores das camadas de baixa renda pagam mais por seus alimentos e produtos de limpeza, se buscou investigar seus hábitos de consumo, procurando entender as motivações que norteiam seu consumo, aspectos cujo entendimento nos leva também a compreender o valor percebido que estes consumidores atribuem ao seu universo de consumo. Para tanto, o trabalho foi apoiado num referencial teórico essencialmente da área de marketing, transitando por aspectos essenciais da disciplina, como preço, comportamento de consumo, níveis de envolvimento e percepção de valor (noção de justiça X noção de injustiça). A opção pela abordagem qualitativa deve-se ao fato de que o objeto de estudo não demanda um resultado que possa ser expresso em números, mas a descrição e o melhor entendimento de um fenômeno social. Recentemente, Deighton; MacInnis; McGill & Shiv (2010) destacaram as pesquisas conceituais como ricas em ideias, na maior parte das vezes inovadoras, interessantes, fundamentadas teoricamente e capazes de estimular outras pesquisas, além de proporcionarem novas maneiras de se pensar o comportamento do consumidor. A utilização de uma etapa de observação ao trabalho proporcionou uma vivência fundamental do universo de estudo e sedimentou o terreno para a elaboração e execução das entrevistas em profundidade, instrumento este que propiciou uma riqueza significativa de informações na sua coleta. Por fim, a análise de conteúdo, apoiada nos trabalhos de Bardin (1979) e Minayo (2012), trouxe à tona resultados que demonstram um valor percebido de seu consumo altamente positivo pelas camadas de baixa renda da população, afastando a ideia de injustiça pelos preços mais altos que pagam e colocando os estabelecimentos comerciais (pequenos mercados) de bairros de baixa renda no centro de um processo de sociabilização das comunidades, aonde as pessoas encontram confiança, ética e, em especial, um universo de consumo com o qual tem afinidade cultural, colocando o valor percebido em um patamar muito distante dos modelos tradicionais de preço, qualidade e conveniência.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-08T01:48:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/78678
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000900423
url http://hdl.handle.net/10183/78678
identifier_str_mv 000900423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78678/1/000900423.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78678/2/000900423.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78678/3/000900423.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3453a6582b310d71906496b0a7fd9c0e
66955366511660f270d46a5f8cf3048b
c3ed202c9bc946b66e856529d09be4a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309039151710208