Figurações do grotesco em Patricia Piccinini : arelação pendular entre atração e repulsa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230197 |
Resumo: | Esta pesquisa toma como escopo a investigação estética do grotesco, enfatizando suas potencialidades artísticas e usando-as como eixo condutor para discorrer sobre a poética da artista australiana Patricia Piccinini (1965). Para tal, parte-se das investigações de Wolfgang Kayser (1957) sobre o grotesco e suas contribuições para as artes visuais através do teor fantástico, quimérico e assustador alicerçados ao estilo, responsável por evocar a sensação de estranheza. As especificidades visuais assumidas pelo grotesco incutem nesta categoria estética um caráter de ambiguidade, marcado pela atração e pela repulsa. Tal caráter manifesta-se também na obra de Patricia Piccinini, que, ao dialogar com o grotesco através da gênese visual das criaturas que concebe, engendra sua poética na concepção de seres monstruosos que são resultados possíveis da mistura do DNA humano com o animal e convida o espectador a pensar sobre o lado afetivo de tais seres ao expô-los em situações afáveis da vida mundana. A presente pesquisa, portanto, apresenta o percurso histórico do grotesco, articulando-o à trajetória artística desta proponente de domínios paralelos. As investigações aqui expostas apoiam-se em estudos científicos de Adolfo Sanchez Vazquez (1999), Ieda Tucherman (1999) e José Gil (1994), bem como em um levantamento de obras, catálogos de exposições e materiais teóricos referentes à obra de Patricia Piccinini. Por articular produções artísticas às concepções do grotesco, a pesquisa visa colaborar, também, para a compreensão desta categoria estética em outras manifestações da arte contemporânea. |
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