Aproximando a teoria e a prática psicopedagógica : interfaces entre a Psicopedagogia Clínica e Institucional : um olhar e uma escuta na ação preventiva das dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escott, Clarice Monteiro
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242027
Resumo: Busca, através de uma abordagem qualitativa de pesqmsa, identificar os pontos de cruzamento da Psicopedagogia Clínica e Institucional, apontando caminhos de ressignificação e redimensionamento da ação pedagógica no interior da escola, que venha possibilitar a prevenção das dificuldades de aprendizagem. Para tanto, relata a experiência de Psicopedagogia Institucional criada e executada no período entre 1993 a 1996, com turmas de educação infantil e 1ª série, na Escola Municipal de 1º Grau Lauro Rodrigues, situada na zona norte de Porto Alegre, onde alguns passos do diagnóstico psicopedagógico clínico foram adaptados às necessidades da instituição escolar e utilizados numa perspectiva coletiva para redimensionamento do planejamento pedagógico. Analisa o histórico da Psicopedagogia e define a Psicopedagogia Clínica e Institucional a partir da perspectiva crítica deste campo do conhecimento, tendo como base a proposta de Sara Paín. Identifica a contribuição da Psicopedagogia Institucional a partir do posicionamento das educadoras entrevistadas, que participaram do processo psicopedagógico institucional relatado. Relaciona o referencial teórico da Psicopedagogia, em especial do diagnóstico psicopedagógico clínico, com as falas das professoras na entrevista semi-estruturada. Constata a inter-relação entre a Psicopedagogia Clínica e Institucional, em especial do diagnóstico, contribui para a ressignificação da relação ensino aprendizagem a partir do investimento na formação continuada dos professores para melhor compreensão dos processos de desenvolvimento dos alunos, contribuindo para a prevenção das dificuldades. Aponta, ainda, a necessidade de espaços de inserção da Psicopedagogia Institucional em espaços anteriores à escola como forma de profilaxia das dificuldades de aprendizagem, a importância da permanência do psicopedagogo nas escolas hoje, bem como da importância de espaços qualificados na formação dos psicopedagogos.
id URGS_53b4fd255ef1ede9f944c61de19de5ab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242027
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Escott, Clarice MonteiroBeyer, Hugo Otto2022-07-08T04:49:10Z2000http://hdl.handle.net/10183/242027000276027Busca, através de uma abordagem qualitativa de pesqmsa, identificar os pontos de cruzamento da Psicopedagogia Clínica e Institucional, apontando caminhos de ressignificação e redimensionamento da ação pedagógica no interior da escola, que venha possibilitar a prevenção das dificuldades de aprendizagem. Para tanto, relata a experiência de Psicopedagogia Institucional criada e executada no período entre 1993 a 1996, com turmas de educação infantil e 1ª série, na Escola Municipal de 1º Grau Lauro Rodrigues, situada na zona norte de Porto Alegre, onde alguns passos do diagnóstico psicopedagógico clínico foram adaptados às necessidades da instituição escolar e utilizados numa perspectiva coletiva para redimensionamento do planejamento pedagógico. Analisa o histórico da Psicopedagogia e define a Psicopedagogia Clínica e Institucional a partir da perspectiva crítica deste campo do conhecimento, tendo como base a proposta de Sara Paín. Identifica a contribuição da Psicopedagogia Institucional a partir do posicionamento das educadoras entrevistadas, que participaram do processo psicopedagógico institucional relatado. Relaciona o referencial teórico da Psicopedagogia, em especial do diagnóstico psicopedagógico clínico, com as falas das professoras na entrevista semi-estruturada. Constata a inter-relação entre a Psicopedagogia Clínica e Institucional, em especial do diagnóstico, contribui para a ressignificação da relação ensino aprendizagem a partir do investimento na formação continuada dos professores para melhor compreensão dos processos de desenvolvimento dos alunos, contribuindo para a prevenção das dificuldades. Aponta, ainda, a necessidade de espaços de inserção da Psicopedagogia Institucional em espaços anteriores à escola como forma de profilaxia das dificuldades de aprendizagem, a importância da permanência do psicopedagogo nas escolas hoje, bem como da importância de espaços qualificados na formação dos psicopedagogos.Search trought a qualitative aproach of study, identify the crossing points of the Clinicai and Institutional Psichopedagogy, pointing ressignifying ways of redimension the psichopedagogic action inside the school, that brings the possibility of prevension of the leaming difficulties. Thus, reporting the experience of the Institutional Psichopedagogy created and executed between 1993 e 1996, teaching children ofa class ofthe 1st grade, on the city school of 1st Degree Lauro Rodrigues, situated on the north zone of Porto Alegre, where some steps of the clinicai pedagogic diagnosis were adapted to the necessities o f the school's institution and used in a colective perspective to redimension the pedagogic planing. It evaluates the history of Psichopedagogy and defines the Clinical and Institutional Psichopedagogy from a critic perspective of this field of knowledge, having as basis the purpose of Sara Pain. It identifies the contribution of the Institutional Psichopedagogy from the point of view of the enterviewed educators, that participated of the reported institutional psichopedagogical process. It relates the theorical referential of the Psichopedagogy, specialy of the psichopedagogic clinicai diagnosis, with the teacher's words on the half-build enterview. It states the inter-relation between the Institutional and the Clinical Psichopedagogy, specialy the diagnosis, it contributes to the remeaning of the relationship teaching-leaming from the investment on the continuous formation of the teachers for a better compreension of the enhancement process of the students, contributing for the prevention of difficulties. Also, it points the necessity of spaces of insertion between the Institutional Psichopedagogy on spaces before the school as a profilaxy for difficulties on leaming, the importance of the maintance of psichopedagogus on today's school, as well as the importance of qualified spaces on the formation ofthe psichopedagogus.application/pdfporDificuldades de aprendizagemPsicopedagogia clínicaPsicopedagogia institucionalAfetividadeCriançaDesenvolvimento cognitivoPrevençãoDiagnósticoProfessorFormaçãoAproximando a teoria e a prática psicopedagógica : interfaces entre a Psicopedagogia Clínica e Institucional : um olhar e uma escuta na ação preventiva das dificuldades de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2000mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000276027.pdf.txt000276027.pdf.txtExtracted Texttext/plain555367http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242027/2/000276027.pdf.txtce8c5150559c7d5abf5e2aec42e4d340MD52ORIGINAL000276027.pdfTexto completoapplication/pdf13014098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242027/1/000276027.pdfb229a83311a323914e6e08dae54906e7MD5110183/2420272022-08-08 04:39:16.253557oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-08T07:39:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aproximando a teoria e a prática psicopedagógica : interfaces entre a Psicopedagogia Clínica e Institucional : um olhar e uma escuta na ação preventiva das dificuldades de aprendizagem
title Aproximando a teoria e a prática psicopedagógica : interfaces entre a Psicopedagogia Clínica e Institucional : um olhar e uma escuta na ação preventiva das dificuldades de aprendizagem
spellingShingle Aproximando a teoria e a prática psicopedagógica : interfaces entre a Psicopedagogia Clínica e Institucional : um olhar e uma escuta na ação preventiva das dificuldades de aprendizagem
Escott, Clarice Monteiro
Dificuldades de aprendizagem
Psicopedagogia clínica
Psicopedagogia institucional
Afetividade
Criança
Desenvolvimento cognitivo
Prevenção
Diagnóstico
Professor
Formação
title_short Aproximando a teoria e a prática psicopedagógica : interfaces entre a Psicopedagogia Clínica e Institucional : um olhar e uma escuta na ação preventiva das dificuldades de aprendizagem
title_full Aproximando a teoria e a prática psicopedagógica : interfaces entre a Psicopedagogia Clínica e Institucional : um olhar e uma escuta na ação preventiva das dificuldades de aprendizagem
title_fullStr Aproximando a teoria e a prática psicopedagógica : interfaces entre a Psicopedagogia Clínica e Institucional : um olhar e uma escuta na ação preventiva das dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed Aproximando a teoria e a prática psicopedagógica : interfaces entre a Psicopedagogia Clínica e Institucional : um olhar e uma escuta na ação preventiva das dificuldades de aprendizagem
title_sort Aproximando a teoria e a prática psicopedagógica : interfaces entre a Psicopedagogia Clínica e Institucional : um olhar e uma escuta na ação preventiva das dificuldades de aprendizagem
author Escott, Clarice Monteiro
author_facet Escott, Clarice Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Escott, Clarice Monteiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beyer, Hugo Otto
contributor_str_mv Beyer, Hugo Otto
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Psicopedagogia clínica
Psicopedagogia institucional
Afetividade
Criança
Desenvolvimento cognitivo
Prevenção
Diagnóstico
Professor
Formação
topic Dificuldades de aprendizagem
Psicopedagogia clínica
Psicopedagogia institucional
Afetividade
Criança
Desenvolvimento cognitivo
Prevenção
Diagnóstico
Professor
Formação
description Busca, através de uma abordagem qualitativa de pesqmsa, identificar os pontos de cruzamento da Psicopedagogia Clínica e Institucional, apontando caminhos de ressignificação e redimensionamento da ação pedagógica no interior da escola, que venha possibilitar a prevenção das dificuldades de aprendizagem. Para tanto, relata a experiência de Psicopedagogia Institucional criada e executada no período entre 1993 a 1996, com turmas de educação infantil e 1ª série, na Escola Municipal de 1º Grau Lauro Rodrigues, situada na zona norte de Porto Alegre, onde alguns passos do diagnóstico psicopedagógico clínico foram adaptados às necessidades da instituição escolar e utilizados numa perspectiva coletiva para redimensionamento do planejamento pedagógico. Analisa o histórico da Psicopedagogia e define a Psicopedagogia Clínica e Institucional a partir da perspectiva crítica deste campo do conhecimento, tendo como base a proposta de Sara Paín. Identifica a contribuição da Psicopedagogia Institucional a partir do posicionamento das educadoras entrevistadas, que participaram do processo psicopedagógico institucional relatado. Relaciona o referencial teórico da Psicopedagogia, em especial do diagnóstico psicopedagógico clínico, com as falas das professoras na entrevista semi-estruturada. Constata a inter-relação entre a Psicopedagogia Clínica e Institucional, em especial do diagnóstico, contribui para a ressignificação da relação ensino aprendizagem a partir do investimento na formação continuada dos professores para melhor compreensão dos processos de desenvolvimento dos alunos, contribuindo para a prevenção das dificuldades. Aponta, ainda, a necessidade de espaços de inserção da Psicopedagogia Institucional em espaços anteriores à escola como forma de profilaxia das dificuldades de aprendizagem, a importância da permanência do psicopedagogo nas escolas hoje, bem como da importância de espaços qualificados na formação dos psicopedagogos.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-08T04:49:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242027
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000276027
url http://hdl.handle.net/10183/242027
identifier_str_mv 000276027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242027/2/000276027.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242027/1/000276027.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ce8c5150559c7d5abf5e2aec42e4d340
b229a83311a323914e6e08dae54906e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309198730297344