Le Corbusier : pavilhões expositivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197448 |
Resumo: | Dentro de um quadro amplo de determinados fundamentos do Movimento Moderno, consubstanciados na rica produção projetual, teórica e artística de Le Corbusier, a realização de projetos para Pavilhões de Exposição do mestre suíço carrega conteúdos emblemáticos de alguns destes princípios, de sua própria obra e de seu pensamento. No panorama da história da arquitetura mundial, Pavilhões Expositivos tornaram-se exemplos iconográficos de teorias arquitetônicas, oferecendo ambiente privilegiado para o estudo das relações entre forma e conteúdo em determinados contextos culturais. Nesse sentido, as exposições e mostras foram terreno fértil para esse propósito. Por possuírem um caráter experimental, tornaram- se um manifesto, transformando as novas ideias em formas concretas de representação. A investigação sobre a Arquitetura de Pavilhões Expositivos de Le Corbusier, além de trazer novas luzes sobre sua já intensamente estudada obra, pode situar determinados valores do pensamento do mestre suíço e da Arquitetura Moderna em circunstâncias bastante específicas, trazidas pela natureza simbólica dos pavilhões construídos de acordo com suas representações. Sendo assim, este trabalho objetiva, portanto, mapear e documentar de forma sistêmica e cronológica a produção dos projetos de Pavilhões Expositivos de autoria de Le Corbusier, estabelecendo, dentro dos limites cabíveis deste estudo, a permanência dos significados expressos nos projetos dos pavilhões, no tempo e lugar da obra corbusiana. Este trabalho foi estruturado em forma de catálogo, buscando compilar em um único volume todos os Pavilhões Expositivos do arquiteto com apresentação e descrição dos projetos. |
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Bohrer, Mônica LucePeixoto, Marta Silveira2019-07-26T02:31:58Z2019http://hdl.handle.net/10183/197448001097961Dentro de um quadro amplo de determinados fundamentos do Movimento Moderno, consubstanciados na rica produção projetual, teórica e artística de Le Corbusier, a realização de projetos para Pavilhões de Exposição do mestre suíço carrega conteúdos emblemáticos de alguns destes princípios, de sua própria obra e de seu pensamento. No panorama da história da arquitetura mundial, Pavilhões Expositivos tornaram-se exemplos iconográficos de teorias arquitetônicas, oferecendo ambiente privilegiado para o estudo das relações entre forma e conteúdo em determinados contextos culturais. Nesse sentido, as exposições e mostras foram terreno fértil para esse propósito. Por possuírem um caráter experimental, tornaram- se um manifesto, transformando as novas ideias em formas concretas de representação. A investigação sobre a Arquitetura de Pavilhões Expositivos de Le Corbusier, além de trazer novas luzes sobre sua já intensamente estudada obra, pode situar determinados valores do pensamento do mestre suíço e da Arquitetura Moderna em circunstâncias bastante específicas, trazidas pela natureza simbólica dos pavilhões construídos de acordo com suas representações. Sendo assim, este trabalho objetiva, portanto, mapear e documentar de forma sistêmica e cronológica a produção dos projetos de Pavilhões Expositivos de autoria de Le Corbusier, estabelecendo, dentro dos limites cabíveis deste estudo, a permanência dos significados expressos nos projetos dos pavilhões, no tempo e lugar da obra corbusiana. Este trabalho foi estruturado em forma de catálogo, buscando compilar em um único volume todos os Pavilhões Expositivos do arquiteto com apresentação e descrição dos projetos.In context of certain foundations of the Modern Movement, embodied in Le Corbusier’s rich projective, theoretical and artistic production, the design of the Architect’s Pavilion exhibits emblematic contents of some of these principles, his own work and his thought. In the panorama of the history of world architecture, Expositive Pavilions have become iconographic examples of architectural theories, offering privileged environment for the study of the relations between form and content in certain cultural contexts. In this sense, the exhibitions were fertile ground for this purpose. Because they have an experimental character, they have become a manifesto, transforming the new ideas into concrete forms of representation. The research on Le Corbusier’s Exhibition Pavilion Architecture, in addition to bringing new insights into its already intensely studied work, can situate certain values of the Swiss master’s and Modern Architecture’s thinking under rather specific circumstances brought about by the symbolic nature of pavilions constructed from according to their representations. Therefore, this paper aims to map and document in a systemic and chronological way the production of Le Corbusier’s exhibition pavilions projects, establishing within the limits of this study the permanence of the meanings expressed in the designs of the pavilions, time and place of the Corbusian work. This work was structured as a catalog, seeking to compile in a single volume all the Architectural Pavilions with presentation and description of the projects.application/pdfporLe Corbusier, 1887-1965Pavilhão de exposiçõesPavilhõesLe Corbusier : pavilhões expositivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097961.pdf.txt001097961.pdf.txtExtracted Texttext/plain444876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197448/2/001097961.pdf.txtbf1f09f10162de3d02ee8e90fe7b8641MD52ORIGINAL001097961.pdfTexto completoapplication/pdf41464489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197448/1/001097961.pdfe9a22e2f0108da54e1f708dc84d6767aMD5110183/1974482019-07-27 02:32:34.416403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197448Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-27T05:32:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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