Envelhecimento, campesinato e o crédito consignado : o papel educativo de movimentos sociais em relação as estratégias de educação financeira com idosas camponesas e idosos camponeses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jahn, Elisiane de Fátima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183230
Resumo: Esta tese de doutorado tem como tema de estudo o papel educativo dos Movimentos Sociais na vida de idosos camponeses e idosas camponesas, relacionando os campos de estudo campesinato, envelhecimento e crédito consignado. Possui como objetivos específicos: entender como o crédito consignado se relaciona com a vida de idosos e de idosas, pertencentes ao meio rural e que são integrantes de Movimentos Sociais; descrever as características do envelhecimento camponês, a partir de revisão bibliográfica, entrevistas, e observação participante realizada durante a pesquisa; identificar, a partir das falas de idosos e de idosas, bem como das lideranças locais, a importância dos Movimentos Sociais Sociais em relação as estratégias de educação financeira, o campesinato e o envelhecimento. A pesquisa participante foi realizada com 19 pessoas idosas dos municípios de Sagrada Família, Lajeado do Bugre, Ibirubá e Selbach, no Rio Grande do Sul. Juntamente ao trabalho com os camponeses e as camponesas, realizei entrevistas com três (03) lideranças locais do Movimento de Mulheres Camponesas e do Movimento dos Pequenos Agricultores. As entrevistas foram realizadas com pessoas entre 58 e 85 anos, sendo 15 (quinze) mulheres e 04 (quatro) homens. Apenas uma das pessoas idosas entrevistadas não havia participado de nenhuma atividade dos Movimentos Sociais citados, mas ela os conhecia e reconhecia sua importância para os sujeitos do campo. Para tanto, se procurou aproximar as compreensões sobre campesinato, envelhecimento, crédito consignado (que é apenas uma ação na vida financeira das pessoas) e movimentos sociais. Essa perspectiva permitiu um enlace de temas ainda pouco explorados, quando pensados em sua forma articulada. De resultados temos, além da construção teórica sobre campesinato, envelhecimento e crédito consignado, a percepção dos sujeitos entrevistados sobre tais assuntos, de modo a dar voz e visibilidade àqueles e àquelas que vivenciam essas questões no seu cotidiano. Com relação ao papel educativo dos Movimentos Sociais, percebemos o quanto o ato de movimentar-se muda as pessoas, que aprendem e de forma coletiva passam a ressignificar seus conhecimentos e suas práticas. As principais referências teóricas utilizadas para o campesinato foram: Wanderley (2009); Ploeg (2008); Carvalho (2005); Cardoso (1987); Via Campesina (2013); Chayanov (2016); Shanin (1980); Ploeg (2016); Conte (2014). Para discutir teoricamente o envelhecimento foram utilizados: Netto (2002); Camarano e Pasinato (2006); IBGE; Silva (2008); Debert (1999/1996); Gorz (2009); Doll (2012); Minayo (2003). Com relação ao envelhecimento do campo: Wanderley e Favareto (2013); Camarano e Abramovay (2009); Morais, Rodrigues e Gerhardt (2008). Para o aprofundamento sobre o crédito consignado, foram citados: Doll e Cavallazzi (2016); Bauman (2008); Palácios (2008); SPC (2014). Por último, com relação a Movimentos Sociais, Rinco e Domingues (2012), contribuíram para o aprofundamento teórico.
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spelling Jahn, Elisiane de FátimaDoll, Johannes2018-10-09T02:34:06Z2018http://hdl.handle.net/10183/183230001078560Esta tese de doutorado tem como tema de estudo o papel educativo dos Movimentos Sociais na vida de idosos camponeses e idosas camponesas, relacionando os campos de estudo campesinato, envelhecimento e crédito consignado. Possui como objetivos específicos: entender como o crédito consignado se relaciona com a vida de idosos e de idosas, pertencentes ao meio rural e que são integrantes de Movimentos Sociais; descrever as características do envelhecimento camponês, a partir de revisão bibliográfica, entrevistas, e observação participante realizada durante a pesquisa; identificar, a partir das falas de idosos e de idosas, bem como das lideranças locais, a importância dos Movimentos Sociais Sociais em relação as estratégias de educação financeira, o campesinato e o envelhecimento. A pesquisa participante foi realizada com 19 pessoas idosas dos municípios de Sagrada Família, Lajeado do Bugre, Ibirubá e Selbach, no Rio Grande do Sul. Juntamente ao trabalho com os camponeses e as camponesas, realizei entrevistas com três (03) lideranças locais do Movimento de Mulheres Camponesas e do Movimento dos Pequenos Agricultores. As entrevistas foram realizadas com pessoas entre 58 e 85 anos, sendo 15 (quinze) mulheres e 04 (quatro) homens. Apenas uma das pessoas idosas entrevistadas não havia participado de nenhuma atividade dos Movimentos Sociais citados, mas ela os conhecia e reconhecia sua importância para os sujeitos do campo. Para tanto, se procurou aproximar as compreensões sobre campesinato, envelhecimento, crédito consignado (que é apenas uma ação na vida financeira das pessoas) e movimentos sociais. Essa perspectiva permitiu um enlace de temas ainda pouco explorados, quando pensados em sua forma articulada. De resultados temos, além da construção teórica sobre campesinato, envelhecimento e crédito consignado, a percepção dos sujeitos entrevistados sobre tais assuntos, de modo a dar voz e visibilidade àqueles e àquelas que vivenciam essas questões no seu cotidiano. Com relação ao papel educativo dos Movimentos Sociais, percebemos o quanto o ato de movimentar-se muda as pessoas, que aprendem e de forma coletiva passam a ressignificar seus conhecimentos e suas práticas. As principais referências teóricas utilizadas para o campesinato foram: Wanderley (2009); Ploeg (2008); Carvalho (2005); Cardoso (1987); Via Campesina (2013); Chayanov (2016); Shanin (1980); Ploeg (2016); Conte (2014). Para discutir teoricamente o envelhecimento foram utilizados: Netto (2002); Camarano e Pasinato (2006); IBGE; Silva (2008); Debert (1999/1996); Gorz (2009); Doll (2012); Minayo (2003). Com relação ao envelhecimento do campo: Wanderley e Favareto (2013); Camarano e Abramovay (2009); Morais, Rodrigues e Gerhardt (2008). Para o aprofundamento sobre o crédito consignado, foram citados: Doll e Cavallazzi (2016); Bauman (2008); Palácios (2008); SPC (2014). Por último, com relação a Movimentos Sociais, Rinco e Domingues (2012), contribuíram para o aprofundamento teórico.The present thesis is focused on the educational role of Social Movements in the lives of senior peasants concerning peasantry, aging and loan consignment studies. The specific objectives of this study are: understanding how loan consignment relates to the lives of elderly peasants engaged in Social Movements; describing the characteristics of peasant aging, based on bibliographic review, interviews, and participatory observation during the research; identifying the importance of Social Movements in relation to strategies on financial education as well as peasantry and aging through elderly and local leaderships perspectives. Participatory research was carried out with 19 elderly individuals from the following cities: Sagrada Família, Lajeado do Bugre, Ibirubá and Selbach, in Rio Grande do Sul. In addition to the work with peasants, three (03) local leaders from the Movement of Peasant Women (Movimento de Mulheres Camponesas) and from the Small Farmers' Movement (Movimento dos Pequenos Agricultores) were interviewed. The interviews were carried out with people between the ages of 58 and 85 - 15 (fifteen) women and 04 (four) men. Only one of the elderly subjects interviewed had not been engaged in any of the activities of the Social Movements cited. However, this person was acquainted with them and recognized their importance for the subjects of the field. In order to achieve the purpose of this work, a deeper comprehension of peasantry, aging, loan consignment (which is only one of the actions concerning an individual’s financial life) as well as of social movements were aimed in this study aimed. This perspective brought about an intertwinement of subjects which had been under approached when thought of in their articulated form. From the results found in the present study, we can infer that besides building up a theoretical construction on peasantry, aging and loan consignment, the perception of the interviewed individuals on such subjects was able empower them, providing those who have experienced these issues throughout their daily lives with voice and visibility. Regarding the educational role of the Social Movements, we realize how much the action of engaging on a movement changes people and that they learn and collectively begin to give their knowledge and practices a different meaning. The main theoretical references used for the peasantry were: Wanderley (2009); Ploeg (2008); Carvalho (2005); Cardoso (1987); Via Campesina (2013); Chayanov (2016); Shanin (1980); Ploeg (2016); Conte (2014). In order to theoretically discuss the aging process Netto (2002); Camarano and Pasinato (2006); IBGE; Silva (2008); Debert (1999/1996); Gorz (2009); Doll (2012); Minayo (2003) were used. Regarding the aging field: Wanderley and Favareto (2013); Camarano and Abramovay (2009); Morais, Rodrigues and Gerhardt (2008). In order to deepen the comprehension on loan consignment, Doll and Cavallazzi (2016) were mentioned; Bauman (2008); Palaces (2008); SPC (2014). Finally, regarding Social Movements, Rinco and Domingues (2012), contributed to the theoretical deepening.application/pdfporEnvelhecimentoMovimentos sociaisCampesinatoAprendizagem cooperativaEducação financeiraIdosoMulherAgingPeasantryLoan consignmentEducational social movementsColective learningEnvelhecimento, campesinato e o crédito consignado : o papel educativo de movimentos sociais em relação as estratégias de educação financeira com idosas camponesas e idosos camponesesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001078560.pdfTexto completoapplication/pdf1580562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183230/1/001078560.pdfff0d584212f177cbbb29a25e0244fedbMD51TEXT001078560.pdf.txt001078560.pdf.txtExtracted Texttext/plain439190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183230/2/001078560.pdf.txt19f0ebab291af796aeac62010ca201c0MD52THUMBNAIL001078560.pdf.jpg001078560.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183230/3/001078560.pdf.jpg54fd6fadc9aa8fb84b2a2a4fd93e5a08MD5310183/1832302021-05-07 04:54:07.090794oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183230Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:54:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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