Percepção ambiental de uma comunidade escolar sobre os juncais da Lagoa Itapeva Torres, RS, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Christian Linck da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56849
Resumo: A sociedade, no seu cotidiano contemporâneo e urbano tornou-se pouco a pouco, distante das experiências ligadas à natureza. O litoral norte do nosso Estado apresenta uma grande faixa de lagoas que nas suas margens, frequentemente, temos a ocorrência de juncais, uma formação vegetal que agrega uma grande biodiversidade, além de ser considerada dentro da legislação como uma área de preservação permanente. Essas áreas estão sendo eliminadas a cada dia, devido à especulação imobiliária, agricultura, pecuária e a poluição, tornando-se necessário que tenhamos uma base educacional que, desde crianças até nossa fase adulta, sejamos estimulados a interagir e refletir corretamente sobre as questões ambientais. Neste sentido, a percepção ambiental é uma ferramenta de grande utilidade didática, pois nos ajuda em aferir, de diversos modos, o que um grupo de pessoas acredita sobre seu entorno, considerando-se a expressão individual de cada um. A presente Tese busca demonstrar que através de uma educação ambiental construída a partir da elaboração de mapas mentais, trabalho de campo e autoanálise do material elaborado permite, através da mediação do professor, uma ampliação do conhecimento sobre o local de vivência de determinada comunidade. Constituindo um instrumento significativo no processo ensino-aprendizagem. Verificaram-se os saberes dos alunos de duas turmas do sexto ano de uma escola municipal sobre os juncais da Lagoa Itapeva, objetivando-os analisar os aspectos que relacionavam os alunos com o ambiente e sua interpretação através das ilustrações dos mapas mentais. Através dos saberes apreendidos, poderemos fornecer instrumentos e informações para a sociedade, sobretudo nas escolas, ONG’s e Prefeituras, para que se possa aplicar em programas de educação ambiental dentro das diversas modalidades escolares e mesmo repassar aos órgãos públicos como subsídio a um programa de ensino.
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Neste sentido, a percepção ambiental é uma ferramenta de grande utilidade didática, pois nos ajuda em aferir, de diversos modos, o que um grupo de pessoas acredita sobre seu entorno, considerando-se a expressão individual de cada um. A presente Tese busca demonstrar que através de uma educação ambiental construída a partir da elaboração de mapas mentais, trabalho de campo e autoanálise do material elaborado permite, através da mediação do professor, uma ampliação do conhecimento sobre o local de vivência de determinada comunidade. Constituindo um instrumento significativo no processo ensino-aprendizagem. Verificaram-se os saberes dos alunos de duas turmas do sexto ano de uma escola municipal sobre os juncais da Lagoa Itapeva, objetivando-os analisar os aspectos que relacionavam os alunos com o ambiente e sua interpretação através das ilustrações dos mapas mentais. Através dos saberes apreendidos, poderemos fornecer instrumentos e informações para a sociedade, sobretudo nas escolas, ONG’s e Prefeituras, para que se possa aplicar em programas de educação ambiental dentro das diversas modalidades escolares e mesmo repassar aos órgãos públicos como subsídio a um programa de ensino.The society in his urban and contemporary life has become, progressively, away from the experiences of nature. The northern coast of our state has a wide range of lakes that on its banks often have the occurrence of reeds, a vegetation formation that adds a great biodiversity, as well as being within the law considering it as a permanent preservation area. These areas are being eliminated every day due to speculation, agriculture, livestock and pollution. It is necessary to have an educational foundation from which our children to adulthood we are encouraged to interact and reflect properly on environmental issues. In this sense, environmental perception is a very useful teaching tool because it helps us to assess, in various ways, which a group of people believe about their surroundings, considering the expression of each individual. This Thesis seeks to demonstrate that environmental education through a constructed from the preparation of mental maps, field work and self-analysis of material prepared, through the mediation of the teacher, an expansion of the local knowledge of experience of a particular community. Constituting a significant instrument in the teaching-learning process. This Thesis found the knowledge of students from two classes in the sixth year in a scholl hall on the reeds of Itapeva Lake, aiming to analyze the issues related to students with the environment and its interpretation through the illustrations of mental maps. Through the knowledge learned, we can provide tools and informations to society, particularly in schools, NGO’s and municipalities, that can be applied in environmental education programs within the school and even different ways to pass on to government agencies as an input to a program of education.application/pdfporGeografia ambientalEducação ambientalPercepção ambientalItapeva, Lagoa (RS)Environmental perceptionEnvironmental educationReedsItapeva lakePercepção ambiental de uma comunidade escolar sobre os juncais da Lagoa Itapeva Torres, RS, BrasilEnvironmental perception of the scholar comuniti about the reeds os Itapeva lake Torres, RS, Brazil info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000862095.pdf000862095.pdfTexto completoapplication/pdf10643689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56849/1/000862095.pdfe272a3994269b64d034a325c97367292MD51TEXT000862095.pdf.txt000862095.pdf.txtExtracted Texttext/plain159413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56849/2/000862095.pdf.txt4fa6625dc3511b5b62f81bf56b578459MD52THUMBNAIL000862095.pdf.jpg000862095.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56849/3/000862095.pdf.jpgc5aea4bdd5a35249a838c93f82d3bb55MD5310183/568492018-10-10 08:40:20.722oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T11:40:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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