Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/3811 |
Resumo: | No Brasil, são poucos e recentes os estudos sobre sujeitos que apresentam autismo e psicose infantil. Tanto no campo da saúde quanto no da educação, faltam dados sistematizados sobre quem são e onde estão estas crianças. Considerando a importância social e constitutiva da escola e da educação, o presente estudo buscou investigar os processos de escolarização de sujeitos com Psicose Infantil, analisando os serviços, os percursos e as possibilidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório, na qual são investigados 42 pessoas com psicose e autismo infantil. Os elementos investigados foram sistematizados e analisados a partir da abordagem da escola francesa de psicanálise, da pedagogia institucional e da aproximação entre os campos da educação e educação especial. Considerando a análise histórica e a discussão diagnóstica, foi possível reconhecer a diversidade dos sujeitos. Observou-se uma pluralidade de espaços educacionais. Nesse sentido, os alunos com melhor desempenho educacional apresentavam em comum trajetória em escolas regulares desde a educação infantil; atendimento clínico, psicanaliticamente orientado, desenvolvido em período semelhante ao tempo de escolarização; interlocução entre profissionais da saúde e educação, sob forma de acompanhamento e construção de estratégias que favoreceram o percurso e de desempenho escolar. Espera-se que esta dissertação possa contribuir com a construção de um novo olhar sobre as possibilidades desses sujeitos, engendrando novas formas de reconhecimento e legitimação de suas expressões e percursos. |
id |
URGS_558e6533982153927087217f17bd9c64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3811 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Vasques, Carla KarnoppiBaptista, Cláudio Roberto2007-06-06T17:30:47Z2003http://hdl.handle.net/10183/3811000393394No Brasil, são poucos e recentes os estudos sobre sujeitos que apresentam autismo e psicose infantil. Tanto no campo da saúde quanto no da educação, faltam dados sistematizados sobre quem são e onde estão estas crianças. Considerando a importância social e constitutiva da escola e da educação, o presente estudo buscou investigar os processos de escolarização de sujeitos com Psicose Infantil, analisando os serviços, os percursos e as possibilidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório, na qual são investigados 42 pessoas com psicose e autismo infantil. Os elementos investigados foram sistematizados e analisados a partir da abordagem da escola francesa de psicanálise, da pedagogia institucional e da aproximação entre os campos da educação e educação especial. Considerando a análise histórica e a discussão diagnóstica, foi possível reconhecer a diversidade dos sujeitos. Observou-se uma pluralidade de espaços educacionais. Nesse sentido, os alunos com melhor desempenho educacional apresentavam em comum trajetória em escolas regulares desde a educação infantil; atendimento clínico, psicanaliticamente orientado, desenvolvido em período semelhante ao tempo de escolarização; interlocução entre profissionais da saúde e educação, sob forma de acompanhamento e construção de estratégias que favoreceram o percurso e de desempenho escolar. Espera-se que esta dissertação possa contribuir com a construção de um novo olhar sobre as possibilidades desses sujeitos, engendrando novas formas de reconhecimento e legitimação de suas expressões e percursos.application/pdfporAutismoCriançaEscolarizaçãoCriança psicóticaPsicanáliseEducaçãoUm coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000393394.pdf000393394.pdfTexto completoapplication/pdf2208715http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3811/1/000393394.pdfb979e1b4148385e97c64b4b24684fadbMD51TEXT000393394.pdf.txt000393394.pdf.txtExtracted Texttext/plain306258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3811/2/000393394.pdf.txt4dee6e5e88ba9f5dbaf56440be0f3c79MD52THUMBNAIL000393394.pdf.jpg000393394.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3811/3/000393394.pdf.jpg0d9755c9fb396f56964af31e2bacf4deMD5310183/38112018-10-17 09:36:55.582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3811Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:36:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil |
title |
Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil |
spellingShingle |
Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil Vasques, Carla Karnoppi Autismo Criança Escolarização Criança psicótica Psicanálise Educação |
title_short |
Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil |
title_full |
Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil |
title_fullStr |
Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil |
title_full_unstemmed |
Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil |
title_sort |
Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil |
author |
Vasques, Carla Karnoppi |
author_facet |
Vasques, Carla Karnoppi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasques, Carla Karnoppi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baptista, Cláudio Roberto |
contributor_str_mv |
Baptista, Cláudio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Criança Escolarização Criança psicótica Psicanálise Educação |
topic |
Autismo Criança Escolarização Criança psicótica Psicanálise Educação |
description |
No Brasil, são poucos e recentes os estudos sobre sujeitos que apresentam autismo e psicose infantil. Tanto no campo da saúde quanto no da educação, faltam dados sistematizados sobre quem são e onde estão estas crianças. Considerando a importância social e constitutiva da escola e da educação, o presente estudo buscou investigar os processos de escolarização de sujeitos com Psicose Infantil, analisando os serviços, os percursos e as possibilidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório, na qual são investigados 42 pessoas com psicose e autismo infantil. Os elementos investigados foram sistematizados e analisados a partir da abordagem da escola francesa de psicanálise, da pedagogia institucional e da aproximação entre os campos da educação e educação especial. Considerando a análise histórica e a discussão diagnóstica, foi possível reconhecer a diversidade dos sujeitos. Observou-se uma pluralidade de espaços educacionais. Nesse sentido, os alunos com melhor desempenho educacional apresentavam em comum trajetória em escolas regulares desde a educação infantil; atendimento clínico, psicanaliticamente orientado, desenvolvido em período semelhante ao tempo de escolarização; interlocução entre profissionais da saúde e educação, sob forma de acompanhamento e construção de estratégias que favoreceram o percurso e de desempenho escolar. Espera-se que esta dissertação possa contribuir com a construção de um novo olhar sobre as possibilidades desses sujeitos, engendrando novas formas de reconhecimento e legitimação de suas expressões e percursos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:30:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/3811 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000393394 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/3811 |
identifier_str_mv |
000393394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3811/1/000393394.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3811/2/000393394.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3811/3/000393394.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b979e1b4148385e97c64b4b24684fadb 4dee6e5e88ba9f5dbaf56440be0f3c79 0d9755c9fb396f56964af31e2bacf4de |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085033581477888 |