Escudo social : uma proposta de compreensão para a relação entre habilidades sociais e apoio social na adultez emergente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196347 |
Resumo: | O objetivo desta tese de doutorado é o é o de propor um modelo teórico para a compreenção da importância do apoio social no desenvolvimento dos jovens adultos durante a fase da adultez emergente e o papel das habilidades sociais dos jovens na formação da rede de apoio, nomeado de Escudo Social. Para tanto, foram realizados estudos empíricos com o objetivo de avaliar o impacto do apoio social na qualidade de vida e na presença de transtornos mentais. Também foi realizado um estudo utilizando path analise com o objetivo de entender o papel das habilidades sociais e dos relacionamentos interpessoais na percepção de apoio social dos jovens. Os resultados indicam que o apoio social é importante fator de proteção e que tanto as habilidades sociais dos jovens quanto os relacionamentos interpessoais desenvolvidos por eles influenciam na quantidade de apoio recebido pelos jovens. |
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Pereira, Anderson SiqueiraKoller, Silvia HelenaDutra-Thomé, Luciana2019-06-28T02:35:35Z2019http://hdl.handle.net/10183/196347001095281O objetivo desta tese de doutorado é o é o de propor um modelo teórico para a compreenção da importância do apoio social no desenvolvimento dos jovens adultos durante a fase da adultez emergente e o papel das habilidades sociais dos jovens na formação da rede de apoio, nomeado de Escudo Social. Para tanto, foram realizados estudos empíricos com o objetivo de avaliar o impacto do apoio social na qualidade de vida e na presença de transtornos mentais. Também foi realizado um estudo utilizando path analise com o objetivo de entender o papel das habilidades sociais e dos relacionamentos interpessoais na percepção de apoio social dos jovens. Os resultados indicam que o apoio social é importante fator de proteção e que tanto as habilidades sociais dos jovens quanto os relacionamentos interpessoais desenvolvidos por eles influenciam na quantidade de apoio recebido pelos jovens.The objective of this doctoral thesis is to propose a theoretical model to understand the importance of social support in the development of young adults during the stage of emergent adulthood and the role of the social skills of young people in the formation of the support network, named of Social Shield.. For that, empirical studies were carried out to evaluate the impact of social support on the quality of life and the presence of mental disorders. A study was also carried out using path analysis to understand the role of social skills and interpersonal relationships in the perception of social support of the young. The results indicate that social support is an important protective factor and that both the social skills of young people and the interpersonal relationships developed by them influence the amount of support received by young people.application/pdfporAdultez emergenteHabilidades sociaisRedes de apoio socialRelações interpessoaisSocial supportSocial skillsEmerging adulthoodEscudo social : uma proposta de compreensão para a relação entre habilidades sociais e apoio social na adultez emergenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095281.pdf.txt001095281.pdf.txtExtracted Texttext/plain205378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196347/2/001095281.pdf.txt8bb378f0f75db2c0ae90615891c28aa0MD52ORIGINAL001095281.pdfTexto completoapplication/pdf1713613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196347/1/001095281.pdf859a155baab615e52a0ec1cd57c1f3a7MD5110183/1963472019-06-29 02:36:30.628121oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196347Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-06-29T05:36:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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