A centralidade do profissional de educação física na promoção da saúde e dos estilos de vida ativos : uma análise da Revista do Conselho Federal de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27682 |
Resumo: | Neste estudo, analiso a forma como tem se constituído o que vem a ser um estilo de vida saudável na compreensão do Conselho Federal de Educação Física. Para isso, tomo como corpus de análise algumas reportagens apresentadas pela revista do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), denominada ‘Revista EF’, contextualizando, sobre os modos como esta revista tem produzido determinados tipos de profissionais de educação física. Para fundamentar tal discussão, tomei como base teórica o campo dos Estudos Culturais, especialmente aqueles de inspiração pós-estruturalista. Assim, pude problematizar como a revista tem se utilizado de estratégias que visam legitimar suas compreensões acerca do que vem a ser um estilo de vida saudável, bem como marcar a indispensabilidade dos profissionais de educação física na adoção desse modo determinado como “saudável/ativo” de conduzir a vida. Exploro os textos das Revistas EF, operando, principalmente, com o conceito de governamento. A partir das compreensões apresentadas pelas publicações das Revistas EF, acerca da adoção de estilos de vida mais saudáveis/ativos e a indispensabilidade do profissional de educação física como demonstrado pela revista, foi possível realizar uma articulação entre as compreensões da Revista EF, as formas de governamento, a atividade física entendida de forma medicalizante e a importância dos especialistas, refletindo, assim, as relações de poder-saber que envolvem e legitimam a Educação Física, no contexto do CONFEF, enquanto campo de saber. |
id |
URGS_57848afb1425f521ad7921e251dfed75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27682 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Gonçalves, Alana MartinsSantos, Luís Henrique Sacchi dos2011-02-04T05:59:31Z2010http://hdl.handle.net/10183/27682000766250Neste estudo, analiso a forma como tem se constituído o que vem a ser um estilo de vida saudável na compreensão do Conselho Federal de Educação Física. Para isso, tomo como corpus de análise algumas reportagens apresentadas pela revista do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), denominada ‘Revista EF’, contextualizando, sobre os modos como esta revista tem produzido determinados tipos de profissionais de educação física. Para fundamentar tal discussão, tomei como base teórica o campo dos Estudos Culturais, especialmente aqueles de inspiração pós-estruturalista. Assim, pude problematizar como a revista tem se utilizado de estratégias que visam legitimar suas compreensões acerca do que vem a ser um estilo de vida saudável, bem como marcar a indispensabilidade dos profissionais de educação física na adoção desse modo determinado como “saudável/ativo” de conduzir a vida. Exploro os textos das Revistas EF, operando, principalmente, com o conceito de governamento. A partir das compreensões apresentadas pelas publicações das Revistas EF, acerca da adoção de estilos de vida mais saudáveis/ativos e a indispensabilidade do profissional de educação física como demonstrado pela revista, foi possível realizar uma articulação entre as compreensões da Revista EF, as formas de governamento, a atividade física entendida de forma medicalizante e a importância dos especialistas, refletindo, assim, as relações de poder-saber que envolvem e legitimam a Educação Física, no contexto do CONFEF, enquanto campo de saber.In this study, I analyze the way how it has been constituted what a healthy lifestyle is in the understanding of the “Conselho Federal de Educação Física”. For this, I take as corpus of analysis some reports presented by the magazine of the “Conselho Federal de Educação Física” (CONFEF), denominated “Revista EF”, contextualizing about the ways how this magazine has produced certain types of physical education professionals. To substantiate this discussion, I took as a theoretical basis the field of Cultural Studies, especially those with a poststructuralist inspiration. Thus, I could discuss how the magazine has been using strategies that aim to legitimize their understandings about what a healthy lifestyle is, as well as mark the indispensability of physical education professionals in the adoption of this mode determined as “healthy/active” of leading the life. I explore the texts of “Revista EF” magazines working manly with the concept of governance. From the understandings presented by “Revista EF” magazines about the adoption of healthier/active lifestyles and the indispensability of the physical education professional as demonstrated by the magazine, it was possible to make a link between the understandings of “Revista EF”, the forms of governanance, the physical education understood as a medicalized form and the importance of the specialists, thus reflecting the relations of power-knowledge that involve and legitimize the Physical Education, in the context of CONFEF, as a field of knowledge.application/pdfporEducação físicaProfissionais da saúdeQualidade de vidaEstilo de vidaPromoção da saúdeHealthy and active lifestylePhysical education professionalsGovernanceMedicalizationA centralidade do profissional de educação física na promoção da saúde e dos estilos de vida ativos : uma análise da Revista do Conselho Federal de Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000766250.pdf.txt000766250.pdf.txtExtracted Texttext/plain334243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27682/2/000766250.pdf.txtebdf445f37cc82cb3ecbe84c3361b339MD52ORIGINAL000766250.pdf000766250.pdfTexto completoapplication/pdf1219975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27682/1/000766250.pdf76659db99ff8337910b71e2fb9863a31MD51THUMBNAIL000766250.pdf.jpg000766250.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27682/3/000766250.pdf.jpg9ee3bc8186b7c045e850be6f4271706dMD5310183/276822022-08-13 04:59:28.457875oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27682Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-13T07:59:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A centralidade do profissional de educação física na promoção da saúde e dos estilos de vida ativos : uma análise da Revista do Conselho Federal de Educação Física |
title |
A centralidade do profissional de educação física na promoção da saúde e dos estilos de vida ativos : uma análise da Revista do Conselho Federal de Educação Física |
spellingShingle |
A centralidade do profissional de educação física na promoção da saúde e dos estilos de vida ativos : uma análise da Revista do Conselho Federal de Educação Física Gonçalves, Alana Martins Educação física Profissionais da saúde Qualidade de vida Estilo de vida Promoção da saúde Healthy and active lifestyle Physical education professionals Governance Medicalization |
title_short |
A centralidade do profissional de educação física na promoção da saúde e dos estilos de vida ativos : uma análise da Revista do Conselho Federal de Educação Física |
title_full |
A centralidade do profissional de educação física na promoção da saúde e dos estilos de vida ativos : uma análise da Revista do Conselho Federal de Educação Física |
title_fullStr |
A centralidade do profissional de educação física na promoção da saúde e dos estilos de vida ativos : uma análise da Revista do Conselho Federal de Educação Física |
title_full_unstemmed |
A centralidade do profissional de educação física na promoção da saúde e dos estilos de vida ativos : uma análise da Revista do Conselho Federal de Educação Física |
title_sort |
A centralidade do profissional de educação física na promoção da saúde e dos estilos de vida ativos : uma análise da Revista do Conselho Federal de Educação Física |
author |
Gonçalves, Alana Martins |
author_facet |
Gonçalves, Alana Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Alana Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Luís Henrique Sacchi dos |
contributor_str_mv |
Santos, Luís Henrique Sacchi dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Profissionais da saúde Qualidade de vida Estilo de vida Promoção da saúde |
topic |
Educação física Profissionais da saúde Qualidade de vida Estilo de vida Promoção da saúde Healthy and active lifestyle Physical education professionals Governance Medicalization |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Healthy and active lifestyle Physical education professionals Governance Medicalization |
description |
Neste estudo, analiso a forma como tem se constituído o que vem a ser um estilo de vida saudável na compreensão do Conselho Federal de Educação Física. Para isso, tomo como corpus de análise algumas reportagens apresentadas pela revista do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), denominada ‘Revista EF’, contextualizando, sobre os modos como esta revista tem produzido determinados tipos de profissionais de educação física. Para fundamentar tal discussão, tomei como base teórica o campo dos Estudos Culturais, especialmente aqueles de inspiração pós-estruturalista. Assim, pude problematizar como a revista tem se utilizado de estratégias que visam legitimar suas compreensões acerca do que vem a ser um estilo de vida saudável, bem como marcar a indispensabilidade dos profissionais de educação física na adoção desse modo determinado como “saudável/ativo” de conduzir a vida. Exploro os textos das Revistas EF, operando, principalmente, com o conceito de governamento. A partir das compreensões apresentadas pelas publicações das Revistas EF, acerca da adoção de estilos de vida mais saudáveis/ativos e a indispensabilidade do profissional de educação física como demonstrado pela revista, foi possível realizar uma articulação entre as compreensões da Revista EF, as formas de governamento, a atividade física entendida de forma medicalizante e a importância dos especialistas, refletindo, assim, as relações de poder-saber que envolvem e legitimam a Educação Física, no contexto do CONFEF, enquanto campo de saber. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-02-04T05:59:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27682 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000766250 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27682 |
identifier_str_mv |
000766250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27682/2/000766250.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27682/1/000766250.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27682/3/000766250.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ebdf445f37cc82cb3ecbe84c3361b339 76659db99ff8337910b71e2fb9863a31 9ee3bc8186b7c045e850be6f4271706d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085192438644736 |