Análise crítica do posicionamento da Educação Física no currículo do ensino médio integrado de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Tiago Nunes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222939
Resumo: A presente tese de doutorado que tematiza a Educação Física no Ensino Médio Integrado no currículo de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul se propõe analisar criticamente o posicionamento da Educação Física no currículo do Ensino Médio Integrado de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e tem como problema de pesquisa, a seguinte questão: Como a Educação Física está posicionada no currículo do Ensino Médio Integrado de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul? Trata-se de uma Etnografia Crítica que foi desenvolvida durante os anos de 2016 a 2020, em que o trabalho de campo foi realizado por 28 meses entre os anos letivos de 2017, 2018 e 2019 por compreender que o projeto institucional dos Institutos Federais se constitui em uma perspectiva progressista de ensino para a Educação brasileira. Deste modo, a partir da participação no Grupo de Pesquisa de Didática e Metodologia de Ensino de Educação Física e a participação na disciplina de Sociologia da Educação: a segunda trilogia de Michael Apple, cursada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ano de 2016/1, como estudante do Projeto de Educação Continuada, pude realizar leituras que me aproximaram dos Estudos Educacionais Críticos. Desde o início da construção da tese tenho a “armação” das minhas “lentes” moldadas no conceito da Etnografia Crítica e o foco nas relações de dominação e poder proposta por Michael W. Apple para enxergar a Educação Física escolar no Ensino Médio Integrado de um Campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Assim, o relatório de pesquisa está organizado: “Introdução”, “Aproximações Iniciais da Pesquisa de Doutorado”, “Etnografia Crítica: marco teórico-metodológico”, “Descrição e Análise Crítica das Informações Obtidas” e “O Reposicionamento da EFI no Currículo do Campus Darcy Assis”. A investigação realizada permitiu compreender que a lógica de mercado posiciona a Educação Física no currículo do Ensino Médio Integrado de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
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spelling Medeiros, Tiago NunesBossle, Fabiano2021-06-29T04:20:12Z2020http://hdl.handle.net/10183/222939001126224A presente tese de doutorado que tematiza a Educação Física no Ensino Médio Integrado no currículo de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul se propõe analisar criticamente o posicionamento da Educação Física no currículo do Ensino Médio Integrado de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e tem como problema de pesquisa, a seguinte questão: Como a Educação Física está posicionada no currículo do Ensino Médio Integrado de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul? Trata-se de uma Etnografia Crítica que foi desenvolvida durante os anos de 2016 a 2020, em que o trabalho de campo foi realizado por 28 meses entre os anos letivos de 2017, 2018 e 2019 por compreender que o projeto institucional dos Institutos Federais se constitui em uma perspectiva progressista de ensino para a Educação brasileira. Deste modo, a partir da participação no Grupo de Pesquisa de Didática e Metodologia de Ensino de Educação Física e a participação na disciplina de Sociologia da Educação: a segunda trilogia de Michael Apple, cursada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ano de 2016/1, como estudante do Projeto de Educação Continuada, pude realizar leituras que me aproximaram dos Estudos Educacionais Críticos. Desde o início da construção da tese tenho a “armação” das minhas “lentes” moldadas no conceito da Etnografia Crítica e o foco nas relações de dominação e poder proposta por Michael W. Apple para enxergar a Educação Física escolar no Ensino Médio Integrado de um Campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Assim, o relatório de pesquisa está organizado: “Introdução”, “Aproximações Iniciais da Pesquisa de Doutorado”, “Etnografia Crítica: marco teórico-metodológico”, “Descrição e Análise Crítica das Informações Obtidas” e “O Reposicionamento da EFI no Currículo do Campus Darcy Assis”. A investigação realizada permitiu compreender que a lógica de mercado posiciona a Educação Física no currículo do Ensino Médio Integrado de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.The present doctoral thesis that thematizes Physical Education in High School Integrated in the curriculum of a Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul, it is proposed to critically analyze the positioning of Physical Education in the Integrated High School curriculum of a Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul and has as research problem, the following question: How is Physical Education positioned in the integrated high school curriculum of a Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul? This is a Critical Ethnography that was developed during the years 2016 to 2020, in which the fieldwork was carried out for 28 months between the school years 2017, 2018 and 2019 because it understands that the institutional project of the Federal Institutes constitutes a progressive perspective of teaching for Brazilian Education. Thus, from the participation in the Didactics Research Group and Methodology of Teaching Physical Education and participation in the discipline of Sociology of Education: the second trilogy of Michael Apple, studied at the Faculty of Education of the Federal University of Rio Grande do Sul in 2016/1, as a student of the Continuing Education Project, I was able to perform readings that brought me closer to Critical Educational Studies. Since the beginning of the construction of the thesis I have the "frame" of my "lenses" shaped in the concept of Critical Ethnography and the focus on the relations of domination and power proposed by Michael W. Apple to see the Physical Education school in the Integrated High School of a Campus of the Federal Institute of Rio Grande do Sul. Thus, the research report is organized: "Introduction", "Initial Approaches to Doctoral Research", "Critical Ethnography: theoretical-methodological framework", "Critical Description and Analysis of The Information Obtained" and "The Repositioning of in the Curriculum of the Darcy Assis Campus". The research allowed us to understand that the market logic positions Physical Education in the Integrated High School curriculum of a Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul.La presente tesis doctoral que tema cómo la Educación Física en Secundaria Integrado en el currículo de un Campus del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Sul, se propone analizar críticamente el posicionamiento de la Educación Física en el currículo de La Escuela Secundaria Integrada de un Campus del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Sul y tiene como problema de investigación, la siguiente pregunta: ¿Cómo se posiciona la Educación Física en el currículo integrado de la escuela secundaria de un Campus del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Sul? Se trata de una Etnografía Crítica que se desarrolló durante los años 2016 a 2020, en la que el trabajo de campo se llevó a cabo durante 28 meses entre los años escolares 2017, 2018 y 2019 porque entiende que el proyecto institucional de los Institutos Federales constituye una perspectiva progresiva de la enseñanza para la educación brasileña. Así, desde la participación en el Grupo de Investigación Didáctica y Metodología de La Enseñanza física y la participación en la disciplina de Sociología de la Educación: la segunda trilogía de Michael Apple, estudiada en la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul en 2016/1, como estudiante del Proyecto de Educación Continua, pude realizar lecturas que me acercaron a Estudios Educativos Críticos. Desde el comienzo de la construcción de la tesis tengo el "marco" de mis "lentes" en forma en el concepto de Etnografía Crítica y el enfoque en las relaciones de dominación y poder propuesto por Michael W. Apple para ver la escuela de Educación Física en la Escuela Secundaria Integrada de un Campus del Instituto Federal de Rio Grande do Sul. Así, se organiza el informe de investigación: "Introducción", "Enfoques iniciales a la investigación doctoral", "Etnografía crítica: marco teórico-metodológico", "Descripción crítica y análisis de la información obtenida" y "El reposicionamiento de Educación Física en el currículo del campus de Darcy Assis". La investigación nos permitió entender que la lógica del mercado posiciona la Educación Física en el currículo de la Escuela Secundaria Integrada de un Campus del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Sul.application/pdfporEducação física escolarEnsino médioEtnografia criticaCurrículoInstituicao de ensino superiorFederal Institute of Education, Science and TechnologyIntegrated High SchoolCritical Educational StudiesAnálise crítica do posicionamento da Educação Física no currículo do ensino médio integrado de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126224.pdf.txt001126224.pdf.txtExtracted Texttext/plain483351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222939/2/001126224.pdf.txt710454ffca13d1755dd83bf31bd41524MD52ORIGINAL001126224.pdfTexto completoapplication/pdf3523769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222939/1/001126224.pdf5ae499bde58c9fa209726b5c2faeb2c0MD5110183/2229392021-08-18 04:36:17.146708oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222939Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:36:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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