Práticas teatrais na escola : histórias sobre processos coletivos de conhecimento em teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Belonice Medeiros da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26301
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é investigar os modos de pensar e fazer teatro na escola a partir do ponto de vista dos professores e dos significados sociais que eles conferem às práticas teatrais inseridas no cotidiano escolar. Inspirado na perspectiva de autores como Viola Spolin, Henry Giroux, Flávio Desgranges e Fayga Ostrower, para citar alguns, o estudo enfoca experiências realizadas em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de Lajeado (RS) que desenvolvem projetos na área de teatro com alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de conversas com professores, de observações diretas das suas práticas pedagógicas, registradas em diário de campo, e de entrevistas semiestruturadas. A interpretação do material coletado fez emergir cinco categorias de análise, o que permitiu compreender a prática teatral como forma de socialização, como recurso didático para a aprendizagem, como fonte de convívio, como conhecimento de si e como processo reflexivo. As análises levam a concluir que o teatro praticado na escola oferece amplas possibilidades de transformação, pois seus elementos pedagógicos, ricos em significados, ajudam a tecer uma educação mais significativa, baseada na expressão dos sentimentos do aluno, o que lhe possibilita uma formação mais humana, comprometida com o outro e consigo mesmo.
id URGS_590a8394abb04bcfa32247231d0bc7ad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26301
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Belonice Medeiros daSantos, Vera Lucia Bertoni dos2010-10-09T04:21:51Z2010http://hdl.handle.net/10183/26301000757546O objetivo principal desta pesquisa é investigar os modos de pensar e fazer teatro na escola a partir do ponto de vista dos professores e dos significados sociais que eles conferem às práticas teatrais inseridas no cotidiano escolar. Inspirado na perspectiva de autores como Viola Spolin, Henry Giroux, Flávio Desgranges e Fayga Ostrower, para citar alguns, o estudo enfoca experiências realizadas em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de Lajeado (RS) que desenvolvem projetos na área de teatro com alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de conversas com professores, de observações diretas das suas práticas pedagógicas, registradas em diário de campo, e de entrevistas semiestruturadas. A interpretação do material coletado fez emergir cinco categorias de análise, o que permitiu compreender a prática teatral como forma de socialização, como recurso didático para a aprendizagem, como fonte de convívio, como conhecimento de si e como processo reflexivo. As análises levam a concluir que o teatro praticado na escola oferece amplas possibilidades de transformação, pois seus elementos pedagógicos, ricos em significados, ajudam a tecer uma educação mais significativa, baseada na expressão dos sentimentos do aluno, o que lhe possibilita uma formação mais humana, comprometida com o outro e consigo mesmo.This study aims to investigate ways of thinking and doing theater in school from the viewpoint of teachers and the social meanings they attach to the theatrical practices embedded in everyday school life. Inspired on authors such as viola Spolin, Henry Giroux, Flávio Desgranges and Fayga Ostrower, the study focuses on experiences in four municipal schools of Lajeado (RS) that develop theater projects in elementary school. Data were collected through talks with teachers, observations of their teaching practices which were registered in field diaries and semi-structured interviews. The interpretation of the data has led to five categories of analysis which enabled to understand theatrical practice as a way of socialization, as a didactic tool for learning, as a way of socializing, as knowledge of self and as a reflective process. The analysis led to the conclusion that school theater offers possibilities of transformation. The pedagogic elements of theater - which are rich in meanings - help to weave a more meaningful education, based on the expression of feelings by the students. This allows them to have a more human education, engaged with the others and to themselves.application/pdfporTeatro : EscolaEducação teatralPráticas teatrais na escola : histórias sobre processos coletivos de conhecimento em teatroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000757546.pdf000757546.pdfTexto completoapplication/pdf525797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26301/1/000757546.pdf6df362056da3cf943dd43d5c813e3da4MD51TEXT000757546.pdf.txt000757546.pdf.txtExtracted Texttext/plain252079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26301/2/000757546.pdf.txtb3dbb5627411fea727cdcc5828b66aceMD52THUMBNAIL000757546.pdf.jpg000757546.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26301/3/000757546.pdf.jpg5b4aea37a13e714e56d25e4a8e0335bbMD5310183/263012018-10-18 07:38:01.022oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:38:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas teatrais na escola : histórias sobre processos coletivos de conhecimento em teatro
title Práticas teatrais na escola : histórias sobre processos coletivos de conhecimento em teatro
spellingShingle Práticas teatrais na escola : histórias sobre processos coletivos de conhecimento em teatro
Silva, Belonice Medeiros da
Teatro : Escola
Educação teatral
title_short Práticas teatrais na escola : histórias sobre processos coletivos de conhecimento em teatro
title_full Práticas teatrais na escola : histórias sobre processos coletivos de conhecimento em teatro
title_fullStr Práticas teatrais na escola : histórias sobre processos coletivos de conhecimento em teatro
title_full_unstemmed Práticas teatrais na escola : histórias sobre processos coletivos de conhecimento em teatro
title_sort Práticas teatrais na escola : histórias sobre processos coletivos de conhecimento em teatro
author Silva, Belonice Medeiros da
author_facet Silva, Belonice Medeiros da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Belonice Medeiros da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro : Escola
Educação teatral
topic Teatro : Escola
Educação teatral
description O objetivo principal desta pesquisa é investigar os modos de pensar e fazer teatro na escola a partir do ponto de vista dos professores e dos significados sociais que eles conferem às práticas teatrais inseridas no cotidiano escolar. Inspirado na perspectiva de autores como Viola Spolin, Henry Giroux, Flávio Desgranges e Fayga Ostrower, para citar alguns, o estudo enfoca experiências realizadas em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de Lajeado (RS) que desenvolvem projetos na área de teatro com alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de conversas com professores, de observações diretas das suas práticas pedagógicas, registradas em diário de campo, e de entrevistas semiestruturadas. A interpretação do material coletado fez emergir cinco categorias de análise, o que permitiu compreender a prática teatral como forma de socialização, como recurso didático para a aprendizagem, como fonte de convívio, como conhecimento de si e como processo reflexivo. As análises levam a concluir que o teatro praticado na escola oferece amplas possibilidades de transformação, pois seus elementos pedagógicos, ricos em significados, ajudam a tecer uma educação mais significativa, baseada na expressão dos sentimentos do aluno, o que lhe possibilita uma formação mais humana, comprometida com o outro e consigo mesmo.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-09T04:21:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26301
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000757546
url http://hdl.handle.net/10183/26301
identifier_str_mv 000757546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26301/1/000757546.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26301/2/000757546.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26301/3/000757546.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6df362056da3cf943dd43d5c813e3da4
b3dbb5627411fea727cdcc5828b66ace
5b4aea37a13e714e56d25e4a8e0335bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308995270901760